01/12/2020

acne: 5 coisas que você nem desconfia que causam o problema [dicas dos médicos]


Lidar com a acne pode ser desafiador e, às vezes, pode até nos deixar confusas, já que, mesmo fazendo tudo direitinho em relação aos cuidados com a pele - desde a higienização, tonificação, hidratação até a aplicação de produtos específicos para o tratamento -, ainda assim constatamos que o problema parece não melhorar.

Muitas vezes, isso pode acontecer porque não basta olhar apenas para o skincare: a alimentação, prática de exercícios e, inclusive, a ingestão de medicamentos e suplementos também são fatores que devem ser levados em consideração.

Para explicar essas questões pra gente e comentar a respeito de 5 coisas que a gente nem desconfia que podem causar o problema, os médicos Lucas Fustinoni e Marcelo Sady falam sobre o assunto a seguir.



A acne é uma das alterações de pele mais comuns e existem pessoas que devem mudar alguns hábitos de vida para evitar que a inflamação piore e o tratamento realmente faça efeito. “Existe uma predisposição genética para a acne. Alguns indivíduos apresentam mais acne e inflamação. É comum observar, por exemplo, uma concordância maior de acne em gêmeos, então, existe, sim, uma influência genética bem relevante. E essa influência genética está associada com um processo inflamatório, geralmente, por conta do gene TNF-alfa, que está associado com o maior ou menor risco de acne dependendo do genótipo (conjunto de genes que não são modificados naturalmente)”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral da Multigene. “Quando essa influência genética é forte, o paciente deve tomar mais cuidados, já que existem alguns gatilhos que causam ou pioram a acne e as pessoas nem desconfiam”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society. Abaixo, o médico lista os 5 causadores de acne mais improváveis na visão dos pacientes:

Molhos para frutos-do-mar: “Se você é fã de frutos-do-mar, sushi e demais alimentos temperados com molho shoyu, saiba que você pode estar provocando acne na sua pele. Isso ocorre devido ao excesso de iodo presente tanto no shoyu quanto nos peixes que também podem estar contaminados com metais pesados, provocando inflamação no corpo e estimulando a glândula sebácea a produzir mais sebo, deixando sua pele com aspecto oleoso”, diz o Dr. Lucas Fustinoni.

Suplementos de academia: Um dos produtos mais consumidos pelos frequentadores de academia é o Whey Protein. “Existem estudos que demonstram que essa proteína derivada do soro do leite pode provocar picos de insulina que estimulam a produção de sebo e afetam a absorção de glicose. Isso também ocorre com o uso da maltodextrina, um tipo de açúcar usado como suplemento por atletas para recuperar os níveis de açúcar no sangue”, afirma o médico. A creatina, por sua vez, provoca o aumento do DHT, gerando queda de cabelo e oleosidade na pele. Contudo, os hormônios anabolizantes são os piores quando o assunto é acne e espinhas.

Anticoncepcionais: O anticoncepcional é outro grande vilão causador da acne. “Em resumo, existem três grupos de anticoncepcionais que pioram muito a acne: a injeção trimestral, a injeção mensal e o DIU de Mirena. Esses tipos de anticoncepcionais são terríveis quando o assunto é aumentar a oleosidade e a acne. Porém, o mesmo vale para as mulheres que vivem recorrendo à pílula do dia seguinte como método contraceptivo, já que, todos esses hormônios são derivados da progesterona, que, por sua vez, possui uma parte androgênica que estimula a oleosidade e a acne”, afirma o Dr. Lucas.

Barrinhas de cereais: Muita gente acha que as barrinhas de cereais são opções saudáveis e inofensivas. “Na verdade, elas são repletas de carboidratos simples disfarçados de comida saudável. Sabemos que alimentos de alto índice glicêmico produzem picos de insulina que induzem a produção de hormônios masculinos. Resultado? Há um estímulo à produção de oleosidade”, diz o médico.

Fronhas de algodão: À medida que friccionamos a pele contra a fronha, a nossa pele é estimulada a produzir mais sebo. “Com isso, a fronha se torna uma verdadeira colônia de bactérias que deixam o seu rosto cheio de acne e com inflamação. O ideal para pacientes com acne é investir em fronhas de seda e lavá-las regularmente para evitar o acúmulo de bactérias”, finaliza o Dr. Lucas.

FONTES:
DR. LUCAS FUSTINONI: médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, da European Hair Research Society, da Ukranian Hair Research Society, da Sociedade Italiana de Tricologia e da Associação Argentina de Tricologia. Graduado em Medicina, Dr. Lucas Fustinoni é divulgador científico de Tricologia e Estética, Fellowship de Estética em Miami, e possui o maior canal do Youtube do mundo sobre Tricologia e Estética.

DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor-geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens: divulgação. Todos os direitos reservados.]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...