17/04/2019

perfume: classificação conforme a concentração de óleos essenciais


Hoje quero falar de como são os perfumes são classificados, o que cada nomenclatura significa... porque acho que, assim, fica muito mais fácil escolher o tipo de perfume que você quer levar pra casa. Seja uma fragrância mais intensa, para usar em doses homeopáticas, seja uma pra tomar banho de perfume... literalmente.



Não sei se você sabe, mas os perfumes são divididos de acordo com a concentração de óleos essenciais que eles têm na fórmula. Os óleos essenciais são as fragrâncias puras (sem nenhuma mistura), que podem ser naturais (retiradas de flores, por exemplo) ou sintéticas (criadas em laboratório). Eles são a alma dos perfumes! Como parte do processo de produção, esses óleos são misturados a outros ingredientes, como ao álcool, à água, entre outros.

A concentração desses óleos essenciais é o que define se um perfume terá mais durabilidade, se terá mais fixação na pele, se será intenso ou bem delicado...

Com isso,  quero dizer que ao contrário do que muita gente pensa, não existe um ingrediente que seja "fixador" de perfume. Na verdade, o que faz que um perfume dure mais ou menos em nossa pele é associação da quantidade de óleos essenciais (como expliquei acima) e também os tipos de ingredientes presentes na fórmula, principalmente nas notas de fundo, que são elas que fazem a fragrância durar... mas isso é outro assunto, que deixo pra comentar em outro post, combinado?

Então, vamos conferir os detalhes de como são classificados os perfumes? As informações foram gentilmente cedidas pela GIVAUDAN - a Givaudan é uma fabricante suíça de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos. Vem!

EAU DE COLOGNE - conta com uma concentração de 2% de óleos essenciais. Por conta dessa concentração baixa, é um perfume super suave, que dura pouco na pele.

ÁGUAS DE BANHO - a concentração é de 4 a 8% de óleos essenciais. São fragrâncias suaves, ideais para o pós-banho. A durabilidade na pele é baixa, aproximadamente 2 horas.

EAU DE TOILETTE OU DEO COLÔNIA - concentração de 9 a 15% de óleos essenciais. É a maioria dos perfumes lançados aqui no Brasil. Alguns têm durabilidade, na pele, de 4 a 6 horas, dependendo do tipo de ingredientes usados nas notas de fundo.

EAU DE PARFUM - concentração de 15 a 18% de óleos essenciais. Aqui estão representados os perfumes intensos, que ficam na pele por mais de 6, 7 ou 8 horas. A intensidade está na dose e na qualidade dos óleos essenciais. Aliás, a fragrância não precisa ser "forte", mas com certeza vai durar bastante na pele.

PARFUM - concentração de 18 a 20% de óleos essenciais. São fragrâncias raras e muito, muito intensas. Aqui no Brasil é muito difícil encontrá-las, comercialmente falando. Também por contar com essa alta concentração, os preços são condizentes, ou seja, são fragrâncias bem caras. O parfum pode durar por até 12 horas na pele.

ELIXIR - concentração de +20% de óleos essenciais. É a forma mais pura do perfume e, raramente, esse tipo de produto é comercializado. Imagina o preço, né? Na pele, a durabilidade é de mais de 12 horas e é o tipo de fragrância que fica impregnada no ar!





Agora, eu quero saber qual é seu perfume favorito e por quê? Pela durabilidade, pelas lembranças que desperta em você, por indicação de uma amiga... Tô curiosa, conta tudo nos comentários, vou adorar saber!

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...