07/12/2020

obras de arte no tênis e na roupa: parceria entre vans e moma apresenta coleção com calçados, camisetas, blusas e chapéus


Acho que não poderia existir melhor ideia do que reunir arte e tênis, ainda mais quando nomes como Pollock, Kandinsky, Dalí, Monet, entre outros, fazem parte do grupo.

Por todo esse amor que sinto pelas manifestações artísticas,de qualquer natureza, assim como pela moda, especialmente pela moda casual, descontraída, descontraída e confortável, é claro que não podia deixar de compartilhar, muuuuito, a nova coleção da Vans com o MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York, parada indispensável quando se está na cidade americana.


Assim, bora conferir tudo que a Vans dividiu com a gente sobre a collab? Vem!

::::::::

Com uma paixão compartilhada por inspirar a auto expressão criativa em todo o mundo, a Vans e o MoMA se juntam para apresentar uma coleção especial e completa de tênis, vestuário e acessórios. Os artistas homenageados pela união entre as duas entidades fundamentadas na arte refletem a diversidade da coleção do MoMA, com obras de arte de Claude Monet, Vasily Kandinsky, Salvador Dalí, Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.

"O MoMA está orgulhoso de apresentar uma coleção colaborativa com a Vans, pois eles também têm um rico legado de apoio à expressão artística", adiciona Robin Sayetta, Diretor de Licenciamento e Parcerias do MoMA. "Buscamos um número limitado de colaborações de produtos, e o nosso objetivo é sempre de envolver um público mais amplo em combinação com a arte moderna. Estamos entusiasmados em alcançar os amantes da arte em todo o mundo por meio da rede global da Vans."

Inaugurando a cápsula dos artistas, a coleção Vans x MoMA apresenta Claude Monet, uma indiscutível força do movimento impressionista, que durante toda a sua vida documentou a constante mudança do campo francês em seu trabalho de paisagismo ao ar livre, concebido a partir de uma única inspiração: a observação da natureza. A série do pintor francês homenageia a sua icônica assinatura "Lírios D'Água, 1914-1926", uma obra feita nos últimos anos de Monet em sua casa na pequena cidade de Giverny, França, que foi cuidadosamente escolhida para customizar a primeira silhueta de Vans, o Authentic, além de revestir um boné, um moletom e uma mochila.






Vasily Kandinsky acreditava que tanto a cor quanto a forma evocavam o seu próprio poder e emoção, independentemente das imagens e objetos. Utilizando da impressão intitulada de "Orange, 1923", que Kandinsky fez enquanto lecionava na escola alemã de arte e design Bauhaus, as peças de vestuário e acessório celebram essa investigação em formas e sinais abstratos que estampam uma camiseta de manga curta, um moletom sem capuz e um boné.



Salvador Dalí se inspirou no subconsciente, nos sonhos e na imaginação em suas obras surrealistas que mesclam o real e o inventado. Uma de suas contribuições mais conhecidas, a obra "A Persistência da Memória, 1931" e o tom de azul que preenche o mostrador do relógio da pintura de Salvador Dalí foram escolhidos para desenvolver um moletom que celebra a criatividade do artista espanhol em combinação com o espírito "Off The Wall" da Vans.




A quarta apresentação foi profundamente baseada no impactante trabalho de Edvard Munch e de sua obra mais conhecida, "O Grito, 1895". Capturando o grito infinito da natureza e a angústia perpétua, uma versão impressa dessa pintura foi cuidadosamente incorporada em cada um dos painéis de lona do Vans Era, em um padrão sequencial que também pode ser encontrado na mochila Old Skool Backpack e em um moletom com capuz.




Jackson Pollock foi um dos principais pioneiros do movimento experimental "action painting", um processo criativo que consiste na técnica de gotejamento e despejamento de tinta nas superfícies das lonas brancas de uma forma física, expressando a sua criatividade de forma abstrata ao invés de ilustrá-la por desenhos. A obra "One: Number 31, 1950" de Pollock transformou completamente o modelo Authentic por meio de uma aplicação do padrão do artista americano sobre todo o cabedal e a vira da silhueta. Uma camiseta de manga curta e um boné camper também são tomados pelas gotas experimentais de Pollock.



Lybov Popova abordou a pintura como um ato de "construção" usando cor, linha e forma para criar um trabalho dimensional que expressasse o movimento e o dinamismo. Para a coleção Vans x MoMA, a obra "Sem título, 1917" foi a escolhida para estampar o modelo clássico Sk8-Hi, utilizando cada lado do cabedal para traduzir a visão vanguardista da artista, que é reforçada por um moletom sem capuz e uma camiseta de manga curta.




Para finalizar a série dos artistas, há Faith Ringgold, uma aclamada pintora, escritora, escultora, artista performática, educadora e ativista cujo todo o trabalho destaca suas experiências com o racismo e injustiça social. Os curadores da coleção Vans x MoMA trabalharam de maneira próxima e estreita com Ringgold para elevar a arte de sua obra "Woman Free Yourself, 1971", que traz as letras em negrito para o pé esquerdo do modelo Era, enquanto o pôster "Freedom Woman Now, 1971" assina o pé direito para formar o lema que foi convocado durante a prisão de Angela Davis. As palavras poderosas de Ringgold também são escritas e tangilibilizadas pelo chapéu bucket reversível e por uma camiseta de manga longa.



Uma segunda silhueta, dessa vez o modelo clássico slip-on, foi customizado a partir da primeira série de pinturas abstratas de Ringgold, "The Windows of the Wedding", desenvolvida na década de 1970. A frase "My mother said I’d have to work twice as hard to go half as far.", sendo traduzida em português para "Minha mãe disse que eu teria que trabalhar duas vezes mais para ir até a metade" que carrega a mensagem da incansável luta diária das mulheres e de Faith Ringgold por justiça foi minuciosamente estampada na vira do tênis na caligrafia da artista.






Há ainda uma variedade de tênis, vestuário e peças de acessórios assinados pela própria marca do Museu de Arte Moderna. Inspirado pelas contribuições da Vans para a arte e, principalmente, pela popularização da estampa Checkerboard na década de 1980, a coleção combina o icônico padrão da Vans com a identidade reimaginada, recém-expandida e colorida do Museu. O modelo ComfyCush Era e o ComfyCush Old Skool carregam as assinaturas da Vans e do MoMA bordadas nos calcanhares das silhuetas. Além disso, há uma camiseta uma camiseta boyfriend feminina, uma camiseta de manga longa masculina e uma sacola customizada pela identidade da colaboração.



Para despertar a criatividade e envolver as crianças com a arte, a coleção ainda apresenta uma linha exclusiva para crianças e bebês composta por cores e elementos que incentivam a interatividade e a ludicidade. A Vans trabalhou com os educadores do MoMA para desenvolver um slip-on composto por elementos que permitem às crianças customizarem os seus tênis, proporcionando uma experiência criativa prática e divertida. Já o modelo Old Skool oferece uma oportunidade de educar as crianças sobre a teoria da combinação das cores, por meio da apresentação da distinção entre as cores primárias e secundárias em sua construção. O modelo Old Skool para crianças e também para bebês recebe uma etiqueta especial constituída por uma roda de cores original com o intuito de educar os pequenos artistas sobre a teoria das cores.




De cair o queixo, né? Dizer que eu amei muito, ainda é dizer pouco!

Para saber tudo:

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens: divulgação. Todos os direitos reservados.]

2 comentários:

  1. Juliana Liccini7/12/20

    Gente, que postagem mais linda!
    Esses tênis são uma perfeição. Saudades de viajar para NYC.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Aline9/12/20

    Isso que é inspiração. Gostei muito dessa proposta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...