14/02/2020

falta de proteção UV é o maior agressor dos cabelos no verão; saiba qual produto usar


No verão, a gente tem de se proteger ainda mais dos raios do sol. Por isso, nunca é demais falar que, além da pele, o cabelo e o couro cabeludo também precisam de filtro solar para que não sejam prejudicados, principalmente pelos raios UV. 

Como muitas pessoas têm dúvidas sobre que produtos usar e como, compartilhamos a seguir as informações da Dra. Paola Pomerantzeff sobre o assunto.


Falta de proteção UV é o maior agressor dos cabelos no verão; saiba
qual produto usar

A Dra. Paola Pomerantzeff explica como o sol pode prejudicar o seu cabelo, caso não seja protegido corretamente.

Durante o verão, todo mundo sabe que a proteção solar para o rosto e corpo é essencial, mas o cabelo também deve receber atenção especial para não sofrer durante a estação, pois a combinação de calor, água salgada e cloro de piscina pode deixar os fios com aparência bastante ressecada

Estudos recentes revelam que a causa mais danosa aos cabelos durante o verão têm sido os raios ultravioletas do sol. “O nosso eixo capilar é composto de 80% a 90% de proteína. Como os raios UV têm capacidade de quebrar proteínas, é evidente que nosso cabelo sofre muito com a exposição ao sol”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Então, como garantir que o cabelo esteja totalmente protegido? A dermatologista define que a melhor maneira de proteger o cabelo é usar um protetor UV: “assim como não podemos sair sem aplicar protetor solar na pele, o mesmo vale para o nosso cabelo. Os bloqueadores capilares funcionam tanto para a proteção dos fios quanto do couro cabeludo”, afirma.

Porém, é importante, para uma proteção satisfatória, escolher o filtro adequado. “O protetor precisa ser específico. Você não pode usar o protetor de corpo no cabelo, pois, como ele é um creme, não consegue atingir toda a fibra capilar. Além disso, o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto”, explica a dermatologista. Os cabelos coloridos são os que mais sofrem com a exposição solar desprotegida, como explica a dermatologista: “A oxidação provocada pelo sol facilita a perda de pigmentos artificiais. Isso pode deixar a cor do cabelo apagada ou até manchada com o passar do tempo”.



Como proteger os fios antes e depois da exposição? A fórmula, necessariamente, precisa conter filtro contra raios UV. Alguns produtos, do tipo leave-in, saem rapidamente quando em contato com a água, então, o ideal é investir em uma linha de tratamento completa, que cuide do cabelo antes, durante e depois da exposição solar. A forma de utilização varia de um para o outro, porém, de forma geral, o produto deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, mecha a mecha, massageando da raiz em direção às pontas. “Quando o uso é feito na praia ou na piscina, você deve espalhar o produto pelos fios antes da exposição e reaplicar depois de cada mergulho ou a cada duas horas”, recomenda a médica, que finaliza: “Não pense que o uso é necessário apenas na praia ou na piscina. Assim como devemos fazer com a pele, o uso do protetor solar no cabelo é indicado diariamente, quando a pessoa está em exposição direta, mesmo nos dias nublados. Outra forma de proteção é o uso de chapéus com proteção UV”, finaliza.

FONTE: 

DRA. PAOLA POMERANTZEFF
Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...