04/08/2019

saiba os cuidados que você deve ter com o cabelo durante o inverno [dicas do médico]

::::: por equipe :::::

Vamos confessar: no inverno, a gente sempre sente aquela preguicinha de lavar o cabelo, né, porque o frio de manhã e à noite, fica bem intenso... pelo menos está assim aqui em São Paulo. Por conta disso, acabamos relaxando um pouco nos cuidados do cabelo, mas é sempre bom ficar atenta e não perder a saúde dos fios nessa época do ano.


Créditos da foto


Por tudo isso, achamos legal dividir com você algumas dicas bacanas que recebemos da Dra. Kédima Nassif. Tomara que goste!


Saiba os cuidados que você deve ter com o 
cabelo durante o inverno

Saiba como cuidar bem das madeixas para que elas não sofram com a ação do tempo frio e do clima seco

Você pode não perceber, mas nossos hábitos diários mudam na estação mais fria do ano – e isso influencia na saúde do cabelo. “Com a queda da temperatura, os banhos se tornam mais longos e quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, sofre um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura do chuveiro e o resultado é a produção de oleosidade rebote, o que torna os fios pesados e favorece o surgimento da caspa e da queda capilar”, explica a tricologista e dermatologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

Além disso, com a baixa umidade do ar (tempo seco) aliada à poluição, é comum que os fios fiquem mais ressecados e sujeitos à quebra. “Isso acontece porque o vento, a poeira, a poluição e o tempo muito seco retiram a oleosidade e a hidratação natural do fio”, diz.

Créditos da foto
Nesse período, o cabelo também demora mais para secar depois de lavado, por isso, o uso do secador se torna mais frequente. “Para evitar que o cabelo fique mais seco, o truque é usarmos sempre um protetor térmico no cabelo. Também é importante hidratar bem o cabelo, pois o fio saudável é mais resistente e a hidratação é fundamental”, diz a médica. Para passar ileso pelo período mais frio do ano, a tricologista dá algumas dicas:

Temperatura do chuveiro - Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35ºC a 40ºC, que embaça um pouco o espelho. Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60ºC, aproximadamente.

Uso de secador de cabelo - Como é mais frequente no inverno, deve ser utilizado mais afastado do cabelo, para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamações.

Hidratação do cabelo - A máscara ideal para causar um efeito nutritivo ao cabelo pode conter, na composição, produtos derivados de vegetais (manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de oliva, óleo de algodão, óleo de jojoba), com ativos que repõem os nutrientes necessários para manter o cabelo nutrido e bonito ao longo do inverno.

Créditos da foto
Reparação dos cabelos quimicamente tratados – Consulte um médico dermatologista ou tricologista que poderá prescrever fórmulas com ativos especialmente desenvolvidos para tratar o cabelo que já passou por algum tipo de química.

Uso de condicionador e cremes sem enxágue - Aplique da metade para baixo nos fios. Evite o contato com o couro cabeludo para prevenir descamações. Lave retirando bem o produto. O creme sem enxágue também deve ser aplicado evitando-se o contato com a raiz.

Beber muito líquido - Não devemos esquecer o consumo de água, frutas e verduras, que ajudam na hidratação.

Visite o dermatologista – Muitos problemas do cabelo podem ser tratados com procedimentos em consultório ou com a prescrição médica.

Fonte:
DRA. KÉDIMA NASSIF
Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...