06/05/2013

radio & juliet - maribor ballet/o boticário na dança


Ontem pudemos participar de uma atração única e maravilhosa, a convite do Festival O Boticário na Dança: o espetáculo Radio & Juliet, performance do balé esloveno Maribor que, certamente, não poderia ser apresentado em um lugar melhor que o Auditório Ibirapuera, com projeto arquitetônico belíssimo de Oscar Niemeyer.


Auditório Ibirapuera

Ana e Mirian no Auditório Ibirapuera

Por si só, qualquer apresentação de dança nos fascina, pois sempre fomos apaixonadas por dançar e praticamos ballet clássico e flamenco por anos, mas ver essa companhia de movimentos tão precisos e modernos dançar ao som da banda inglesa Radiohead que tanto amamos, foi insuperável.


Com figurino contemporâneo e minimalista, a sinopse de Radio & Juliet gira em torno da releitura do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, com coreografia de Edward Clug, que em 2003 se tornou diretor da companhia. No palco, encontramos uma Julieta elegante, feminina, suave e forte, que navega em um mundo de homens desde o momento em que desperta. Os "Romeus" se revezam, mas só um vai ganhá-la, e o encontro entre os amantes é lindo e raro, em movimentos que hipnotizam o público.


Realmente, é impossível não ficar hipnotizada pelo movimento do elenco masculino, com passos e atuações vibrantes, assim como pela delicadeza e força da Julieta.


Bacana também foi perceber como uma roupa simples, pode se tornar indispensável para a fluidez do espetáculo, sendo que, em vários momentos, os blazers usados pelos bailarinos parecem até uma extensão de seus braços, em movimentos vigorosos e que fascinam.  

Além disso, outro ponto que merece elogio no figurino foi para a ousadia de sair da mesmice - que poderia facilmente ficar na escolha óbvia de saias e tecidos fluídos - e apresentar uma Julieta em um shorts básico e um corpete off-white e outro vermelho, expressando assim sua força.

Aliado à toda técnica e talento do elenco, o espetáculo é de uma criatividade que prende o espectador desde o início, com um vídeo projetado ao fundo, que em vários momentos parece dialogar com os bailarinos, em uma performance que se destaca pelos contrastes: ora melancólica, ora alegre e em outras situações, até macabra.


Espetáculo imperdível e iniciativa maravilhosa de O Boticário! #parabénsadoramos

O Maribor Ballet contou com duas apresentações em São Paulo, mas ainda segue para Curitiba, no dia 09/05, no Teatro Guaíra.  Além disso, há outras companhias de dança bem bacanas que se apresentam no Rio e em Curitiba, também pelo Festival O Boticário na Dança. Assim, para os sortudos que moram nessas regiões, deixamos este link para conferir a programação e neste outro link, deixamos um vídeo do youtube com um trecho bacana de Radio & Juliet.

Para saber tudo:
Crédito das imagens sem marca d'água: Damjan Švarc/SNG Maribor, no perfil do Maribor Ballet, no Facebook: link

O Boticário na dança: link

Auditório Ibirapuera: link

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda; demais imagens coletadas a partir do perfil do Maribor Ballet no Facebook. Todos os direitos reservados.]

6 comentários:

  1. Que lindo balet! Sou doida por isso adoro esse tipo de dança. Parabéns pela matéria, esta linda e completa como sempre e o assunto é ótimo. bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas!

    Adorei as fotos e o vídeo! Deve ter sido um espetáculo lindo com certeza! Também adoro dança!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa mais linda meninas! Admiro muito a qualidade das matérias que vocês nos oferecem!
    Essa então...está MARAVILHOSA...Parabéns!!!!

    Estão ótimas as fotos...e o texto perfeito! E vocês como sempre lindas!
    Imagino como foi precioso e gratificante para vocês esse trabalho!!!

    Adoro e sou fascinada por ballet... para mim é a tradução de sentimentos na sua mais pura expressão...
    sentimentos que palavras não conseguem dizer!!!
    Parabéns ao Boticário também...peninha que espetáculo assim só acontece nas capitais!

    Beijinhos com carinho e admiração
    da Eliana

    ResponderExcluir
  4. QUE SONHO!!!!! QUERIA TER VISTO, DEVE TER SIDO MARA!!!! BJOKAS

    ResponderExcluir
  5. Meninas eu assisti ao vídeo que vocês lincaram e fiquei imaginando, deve ter sido incrível, fiquei com uma vontade enorme de ter visto.

    Amo essa parte de arte que vocês sempre nos trazem de forma com que possamos sentir um pouco do que aconteceu, a qualidade dos detalhes no texto é ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...