03/03/2013

como eu tinjo meu cabelo: sozinha e em casa [DIY]


Resolvi fazer este post, pois sei que muita gente tem medo de tingir os cabelos por conta própria; medo de que não fique legal, de errar a mão e acabar parecida com algo como... um zumbi!

Mas o objetivo aqui é mostrar que não há nenhum mistério e que todo mundo pode pintar os cabelos com tintura de farmácia... e sozinha!


Pra começar, acho que devo contar uma pequena historinha pessoal.  Por muitos anos, tingi o cabelo de preto, mas um preto bem pretão, sabe? Até que resolvi mudar para um tom de vermelho (já passei por todos: do ruivo quase loiro até o vermelho-fogo!) e eu, que estava acostumada a pintar em casa mesmo (com a ajuda de minha mãe), resolvi procurar um salão, desses "mega top"...

Depois de mais de seis horas por lá, sai achando que meu cabelo estava "lindo", mas quando cheguei em casa e vi na luz natural, affffff! Que horror! Todo manchado!  Chorei litros e corri para a farmácia, comprei um tom mais escuro e isso até que deu uma certa amenizada. Claro que não ficou uniforme logo de cara, mas aos poucos, consegui uma cor bem bacana.  

Sei que erros podem acontecer com qualquer um, mas o que eu não gostei do salão foi que eles tentaram me enganar e dizer que o resultado era perfeito!

Hoje só tinjo meus cabelos em casa e sozinha e, por isso, resolvi publicar o passo-a-passo para que você se anime a, pelo menos, tentar!  Vamos lá? É super simples!

Você vai precisar de...

Ferramentas: escova para desembaraçar os fios, vasilha para misturar a coloração,
pincel para aplicar e distribuir no cabelo e piranha para prender o cabelo longo

camiseta velha para não estragar sua "camisa de seda pura" (rs!)

Óleo de argan. O meu é da Inoar.

A tintura
Sempre me perguntam com que tintura pinto os cabelos: da fila no supermercado, nos desfiles da Casa de Criadores e nos comentários/e-mails enviados através do blog.

Não tenho nenhum problema em responder, pois acho que informação tem de ser compartilhada e o produto que é bom tem de ser divulgado.

Pois bem, depois de testar muitas marcas, que gostei ou não, acho que me encontrei na 5546, Amora, da Koleston/Wella. É um vermelho fechado, com ótima duração, uma vez que conta com a tecnologia PR5, que oferece uma excelente fixação. Sério, é difícil desbotar, viu? Para mim, a melhor tintura.


Ah, sim, ainda não testei aquela versão em "espuminha"... sei lá, parece que o creme é mais encorpado, sabe? Não sei dizer ao certo porque prefiro o creme... talvez seja besteira minha.... ;-(

tintura 5546, Amora, Vermelhos Especiais da Koleston/Wella

O kit contém: sachê pré-coloração, bisnaga de tintura em creme, frasco aplicador de água oxigenada, bisnaga de tratamento gloss + um par de luvas e folheto de instruções

Os preparativos pré-coloração
Antes de começar a tingir e misturar as partes, leia o folheto de instruções e faça a prova do toque dois dias antes de tingir os cabelos. Esse teste é super importante para saber se você não é alérgica aos componentes da coloração e ele deve ser feito sempre, mesmo que você use o mesmo produto, cor e marca há anos.

faça a prova de toque!

Depois, penteie os cabelos para desembaraçar. Isso facilita muito a distribuição do produto nos fios.

hora de desembaraçar

Eu gosto muito, mas muito mesmo dessa escovinha da Ricca. Acho que ela funciona bem para cabelos cacheados, desembaraça legal, não enrosca nos fios e as pontas são protegidas por essas bolinhas, que não ferem o couro cabeludo. Ela é indicada para todos os tipos de cabelos e vem acompanhada por um pente. Além de ser super fashion, né?


pontas protegidas que não arranham o couro cabeludo!

Com os cabelos desembaraçados, é hora de passar à aplicação do sachê número 0, pré-coloração. Segundo a Koleston, esse sachê ajuda a preparar o cabelo para receber a tintura e, na minha opinião, como ele umedece os fios, ajuda a fazer com que a tintura deslize melhor e seja melhor aproveitada, com um bom rendimento.

sachê pré-coloração

distribuindo o conteúdo do sachê no cabelo; não precisa aplicar na raiz

Na mistura da tintura
Uso uma vasilha pequena e um pincel para misturar a coloração. Embora a tintura já conte com uma embalagem própria para a aplicação, gosto de usar estes dois instrumentos porque a vasilha ajuda a misturar e o pincel ajuda a distribuir o produto nos fios, além de melhorar o rendimento.

vasilha e pincel para aplicação

Para misturar, começo colocando a água oxigenada (emulsão reveladora) na vasilha.

água oxigenada (emulsão reveladora)

despeje o conteúdo na vasilha

Em seguida, abro a bisnaga da tintura em creme e também a coloco na vasilha.

tintura em creme

misture o conteúdo da tintura em creme à água oxigenada na vasilha

Mexo para deixar a mistura homogênea.

misture

mistura homogênea

Com a tintura já homogênea, acrescento uma colher de chá de óleo de argan, que ajuda a segurar a cor, protege os fios e evita o ressecamento.

acrescente uma colher de chá de óleo de argan

A aplicação
Com as mãos enluvadas, passo para a aplicação.

mãos enluvadas

Começo pela parte de baixo, nos fios bem próximos à nuca.

comece pela parte de baixo

não se incomode com a lambança

Depois, passo para os fios na parte superior da cabeça e vou distribuindo o produto por toda a extensão, partindo sempre da parte de cima, assim: da raiz até as pontas.

passe para a parte superior do cabelo, da raiz até as pontas

Após aplicar toda a mistura, começo a fazer uma espécie de "massagem" em toda a cabeça. Essa é a parte mais importante, pois ajuda a fazer com que a tintura chegue aos cantinhos que não foram atingidos com o pincel.

faça uma "massagem" para atingir os cantinhos em que o pincel não chegou

Limpeza e espera
Ao terminar a aplicação, passo à limpeza dos excessos que atingiram a pele e já vou contando o tempo de espera, que em meu caso varia de 30 a 40 minutos.

Para a limpeza, uso álcool e algodão.

álcool e algodão

limpando o excesso

Mesmo depois de limpar (e até depois do enxágue), você vai perceber que a pele e o couro cabeludo ficaram um pouco manchados. Isso sai depois de algumas lavagens. Há quem use cinzas de cigarro (argh!) para retirar a tintura que ficou na pele; olha que até dá resultado, mas como não suporto o cheiro, prefiro ficar com a "cara pintada" por um ou dois dias.

No banho, a finalização
Enxáguo os cabelos no banho, retirando o máximo possível da tintura, mas para ser sincera, sempre sobra um pouquinho; porém, como falei lá em cima, sai depois de algumas lavagens.

Este estojo de tintura da Koleston contém uma bisnaga de tratamento gloss. Não deixe de usá-la! Ela ajuda a manter a cor, a maciez dos fios e confere um brilho super bonito nos cabelos. Eu gosto de usar uma vez por semana e uma pequena quantidade já rende muito. #adoro

ótimo tratamento gloss!

Dica
Acho essa bisnaga de tratamento gloss tão boa, que sempre procuro comprar essas embalagens promocionais que vêm com um tubo extra. Não sei se os outros tons de coloração também têm essa vantagem, mas para quem usa os vermelhos especiais, geralmente ganha esse brinde. Mas fique de olho: algumas perfumarias por aí retiram o brinde e o colocam à venda. Já vi loja que chegou a cobrar R$ 10,00 pela bisnaguinha. Pode? Claro que vetei e nunca mais comprei lá, né?

prefira esta embalagem com bisnaga extra

Resultado final

[finalizei com o Frizz-Ease, de John Frieda (resenha aqui)]

Essas foram minhas dicas e, evidentemente, como tinjo meu cabelo de vermelho, só pude mostrar o efeito com esse tom, mas acho que as informações podem ser aplicadas para muitas outras colorações. O que eu quero dizer, de verdade, com este post é: NÃO FIQUE COM MEDO DE TENTAR! AS PRIMEIRAS VEZES PODE SER UMA LAMBANÇA SÓ, MAS DEPOIS VOCÊ PEGA O JEITO!

Conte pra mim suas "experiências" com a coloração! Vou adorar saber!

Veja também:
- Testei: coloração Olia/Garnier: clique aqui.
- Novidade em coloração: Olia/Garnier: clique aqui.
- Testei: ImédiaExcellence Californianas: clique aqui.

Para saber tudo:

Como minhas "ferramentas" estavam velhinhas, resolvi usar a vasilha e o pincel gentilmente enviados pela Néctar do Brasil. Óleo de argan, Inoar, e escova e pente, Ricca, gentilmente enviados pelas respectivas marcas. O estojo de tintura Koleston foi comprado por mim.

Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

28 comentários:

  1. Menina, que post bem explicadinho tudo! Gostei de saber, mas nunca tive coragem de pintar em casa, pior ainda sozinha! SEmpre vou no salão e o meu até que é bom, mas achie bacana e quem sabe um dia eu tento. Aliás, seu tom de cor é lindo!! Bjim

    ResponderExcluir
  2. Patricia3/3/13

    Sempre faço em casa tbm... bem parecido com seu passo a passo, vale dica: passo(muito)creme hidratante no entorno da cabeça e orelhas (tbm braços, rsrs, pq faço uma lambança só)para diminuir as manchas e assim q cubro os fios lavo com sabonete e uma esponjinha, antes de secar, sai tudinho!!! Ah! É uma ótima terapia, rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Vivaaaaaaaaaa....adoro tudo que se refere a tintura de cabelo...e este post ficou excelente Mirian querida! Acho que fui duas vezes no salão para tingir meu cabelo para me arrepender depois pelo tempo e dinheiro perdido lá...para dizer a verdade...Detestei! E hoje em dia eu pinto o meu em casa sozinha :) Já usei a tintura da Koleston e achei ótima... só não uso mais porque não tem a cor que eu adoro que é o ruivo mais aberto, puxado para o laranja. Realmente o gloss tratamento que vem na bisnaga é bom demais...

    Amei a dica de acrescentar uma colher de chá de óleo de argan! Grata...já anotei e vou colocar na próxima vez :)

    E você é fashion até tingindo o cabelo menina...que escovinha mais lindaaaaaaa e ainda vem com o pente lindo também! Já quero uma para mim rererere..Ah...teu cabelo ficou show!

    Parabéns e Grata mesmo Mirian pelo maravilhoso post.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, tudo bem explicadinho!! Eu também pinto em casa na maioria das vezes, adorei a dica do óleo.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, tudo bem explicadinho!! Eu também pinto em casa na maioria das vezes, adorei a dica do óleo.

    ResponderExcluir
  6. Many Vidiella3/3/13

    Também já tingi muito em casa, mas nunca coloquei o óleo! Adorei a dica! Outra vantagem e que sabemos exatamente qual a cor e marca que usamos, porque no salão eles nunca falam e ficamos refém! Hoje em dia, vou em um salão que me permite levar minha tinta e ela só aplica.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tinjo emcasa e também uso koleston, gosto muiito. Adorei a dica do óleo de argan, vou experimentar. Os cachos ficaram lindos!!!!!!!

    Beijus!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/3/13

    Pinto meu cabelo em casa porque tambem ja tive problemas no salão. Sempre quis experimentar a koleston e depois de lêr este post ainda mais. Seu cabelo é lindo, muito charmoso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Bem que eu queria tentar, mais nao tenho coragem sei que ia fazer sujeira na casa inteira por isso vou sempre no salao, mais gostei do jeito que você explicou para fazer. Quem sabe um dia eu tento? Super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Priscila23/3/13

    Adorei sua esplicação!
    Obrigada ajudou muito!

    ResponderExcluir
  11. Priscila23/3/13

    é a primeira vez que pintei meu cabelo,queria saber com quanto depois de tingir devo usar o tonalisante e como devo usar??
    OBG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, tudo bem? Obrigada pela visita. Não sei se entendi muito bem sua pergunta, mas se é sobre o uso de tonalizante entre uma coloração e outra, só posso dizer que eu não uso. Esse vermelho da Koleston é bem forte e segura bem por uns 20 dias, claro que usando pelo menos um creme para pentear para proteção da cor. Eu tinjo meu cabelo a cada 25 dias, mais ou menos, e digo que o "vemelhão" só foi "pegar" em meu cabelo depois da quarta ou quinta caixinha que usei.
      Consegui ajudar? Caso você tenha alguma dúvida, é só falar.
      Bjos

      Excluir
  12. Você descolore antes de usar essa tinta? Qual a cor original do seu cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem? Obrigada pela visita.
      Não, eu não faço nenhum tipo de descoloração. A cor natural do meu cabelo, se me lembro bem (brincadeira!), é castanho médio. O que eu sempre digo para quem quer ter um cabelo vermelho é insistir. Eu percebi que meu cabelo só ficou do jeito (e no tom) que eu queria depois de uma cinco aplicações. Também recomendo esse da Koleston porque, em mim, o poder de fixação da cor sempre foi maior.
      Se tiver mais dúvidas, é só falar.
      Besos e boa sorte!

      Excluir
  13. Anônimo2/1/14

    Quero um tom de vermelho, mas aquele mais claro.. quase indo pro loiro. Nunca usei vermelho, há chances de dar certo fazendo em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Obrigada pela visita!
      Para esse tom de vermelho, como você diz, quase indo para o ruivo, acho que o melhor é procurar um salão de muita, mas muita confiança mesmo, pois já deu pra perceber que eu tive uma experiência ruim com minha primeira coloração, né?
      Então, se você optar por vermelhos mais escuros, puxando para o vinho, acho que há boas chances de dar certo em casa, se seu cabelo for castanho. Em meu caso, eu pinto sempre em casa e sozinha, mas a nuance que uso é bem fechada. Além disso, precisa aplicar uns três/quatro meses seguidos para ter um resultado mais bacana e mais uniforme. Espero ter ajudado! Bjos e boa sorte!

      Excluir
  14. Bacana, tudo bem explicadinho, gostei da dica do óleo de argan. Cabelos castanho escuro, que a pessoa, sempre pintava de preto, quer deixar vinho, qual a cor que você indica, para chegar no ton vinho, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula, tudo bem? Que bom saber que gostou do post. Não sou expert em cabelos e, para não falar besteira por aqui, vou entrar em contato com a Koleston para ver o que eles sugerem, ok? Depois posto a resposta por aqui. Bjos, linda!

      Excluir
  15. Anônimo21/4/15

    Oi! Adorei!! Eu tinha o cabelo bem comprido e cortei chanel com mechas loiras.
    Está na hora de retocar, pois fazem 3 meses e está ficando amarelado. Mas não quero! Quero pintá-lo de castanho médio, que é a cor natural dele. Pintei uma única vez e foi no salão. Qual tipo de tinta uso, a permanente ou semi-permanente? Não vai desbotar muito rápido, por ter mechas? Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Se você não quer cortar o cabelo e quer que a tinta dure mais tempo nos fios é melhor escolher uma tintura permanente. Por outro lado, você deve considerar também que dependendo das condições do seu cabelo uma tintura permanente pode ressecar os fios, então você precisará fazer hidratações para deixá-lo mais macio. Outro ponto importante é que se suas pontas estão descoloridas a cor sempre vai ficar diferente da raiz, sempre ficam mais claras, experiência própria. Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  16. Oiiiiiiii
    Eu uso o 5546 da koleston há um bom tempo e amo essa e também uso um pouco de óleo de argan na mistura. Pinto em casa mesmo e fica perfeito.
    Ameiiii seu post

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia eu sempre pintei meu cabelo de preto tbm porém porque sempre que eu quero mudar meu visual sempre vem uma pessoa falar que vai ficar feio,e agora eu quero ele de vermelho mas eu queria saber se pode descolorir ele e pintar no mesmo dia com a tinta vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é bom mudar o visual né? E se você quer mudar, mude mesmo sem medo! Quanto a descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia pode ser feito sim, mas você deve primeiro ver o estado do seu cabelo porque as vezes está frágil e não aguenta esse procedimento, também é importante ver o produto que vc vai usar para descolorir, tem produtos que são muito agressivos. Então, na dúvida é sempre bom consultar um profissional de confiança antes de qualquer coisa. Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  18. Ana Herrera, vi que seu cabelo está um vermelho mais intenso. Qual tinta vc está usando agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou usando 55.46 da Color Perfect na raiz, para ficar um pouco mais escuro e do comprimento às pontas estou usando o 6.77 da Igora para dar uma iluminada nos fios.

      Excluir
  19. Antes de usar a tintura, para não ficar com a pele manchada eu passo hidratante corporal em volta da cabeça e nas orelhas, assim a tinta não gruda na pele.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom! Vou tentar pintar o meu em casa pela primeira vez, obrigado pela ajuda! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...