01/07/2020

pele saudável e limpa: como fazer a limpeza da pele usando o método 4-2-4 das orientais


Quando o frio é intenso ou depois de uma longa jornada de trabalho, pode acontecer de bater uma forte preguiça e aí, fazer a limpeza da pele parece ser uma tarefa árdua demais, né?


Porém, manter uma boa rotina de skincare é uma passo fundamental para ter uma pele saudável, bonita e protegida, então, é claro que também é fundamental encarar o esforço de manter os cuidados diários.

Por conta da enorme importância de manter a pele sempre em dia, achamos muito interessante poder compartilhar a opinião da dermatologista Lilian Odo sobre o método de limpeza 4-2-4, queridinho das orientais. Vamos lá!

::::::::

A rotina de cuidados com a pele, também conhecida como skincare, é de extrema importância para alcançar uma pele bonita e saudável. Hoje, o mercado conta com uma ampla variedade de produtos de limpeza de pele - que vai do gel, à base de óleo, bálsamos, entre outros, que auxiliam nesse processo. Porém, o segredo para alcançar uma cútis limpa e, consequentemente, mais saudável, depende muito mais da rotina diária e da técnica utilizada, do que do produto em si.

As mulheres orientais são referência mundial no quesito "pele impecável". E para alcançar e manter a tão desejada "pele de pêssego", possuem um ritual conhecido como método de limpeza 4-2-4, que abrange uma rotina rígida somada a uma ideologia que resulta em benefícios para todo o corpo. Ter uma pele realmente saudável leva tempo, e o método é recomendado para todos que almejam uma pele bonita e muito bem tratada.

O que é o método de limpeza 4-2-4?

As orientais são muito disciplinadas no ritual de limpeza da pele. O método 4-2-4 é um sistema que começa com a aplicação de um óleo, seguido de massagem da pele por quatro minutos. Em seguida, coloca-se um produto de limpeza por cima e massageia-se por mais dois minutos, para emulsificar o óleo, e depois realiza-se um enxágue da pele por quatro minutos.

O método é indicado para ser realizado à noite, num total de 10 minutos voltados para o autocuidado. Porém, não é necessário fazer todas as noites para se beneficiar dos resultados. Com um mínimo de quatro vezes por semana já se alcança o objetivo.

Além disso, ao fazer o 4-2-4 à noite, com a realização correta da sequência, estes sagrados minutos serão focados para o próprio bem-estar, esquecendo-se dos problemas externos e gerando tranquilidade à mente. A própria massagem facial traz uma prazerosa sensação de relaxamento.

Fases do processo 4-2-4

1a. Fase (oil cleansing) - ao massagear a pele com óleo, você melhora a circulação, e traz o fluxo sanguíneo para a superfície da pele. Além disso, o óleo ajuda a amolecer a camada superior do tecido, remove detritos e desentupe os poros.



É necessário o uso de um óleo (existe o produto correto para cada tipo de pele) que fique em cima do rosto (sem penetrar), e que possua uma textura boa para massagem. No Brasil, o oil cleansing ainda não é amplamente utilizado em substituição aos sabonetes comuns para limpeza de pele, por conta do clima e de mitos, principalmente de pessoas com a pele oleosa. Mas, no Oriente, ele é amplamente utilizado como higienizador cotidiano, demaquilante e para evitar os ressecamentos (principalmente no inverno) e eczema - inflamação aguda ou crônica da pele.

O oil cleansing é um método de limpeza profunda que não retira toda a camada hidro-lipídica, que é essencial à pele. O óleo utilizado se junta com o que é produzido pelas glândulas sebáceas, fazendo uma espécie de higiene "óleo por óleo". Com a aplicação e massagem do local, a gordura presente no óleo se liga às do sebo, removendo todas as impurezas da pele (sujeira, poluição, maquiagem e protetor solar) fazendo com que ela fique limpa e hidratada.

2a. Fase (agentes de limpeza) - para emulsificar o óleo, deve-se inserir um creme ou gel de limpeza por cima, com tensoativos suaves ou sabonete syndet, e massagear por mais dois minutos. O produto, quando você aplica, oferece uma sensação refrescante e revigorante, que ajuda a emulsionar o óleo para facilitar a remoção do excesso com o enxágue. O ideal é que não se retire totalmente o óleo, pois ele ajuda a evitar a perda transepidérmica de água, mantendo a pele hidratada. Pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne podem optar por produtos de limpeza destinados ao seu tipo específico de pele. E se beneficiam desse método de limpeza, pois a pele fica mais resistente às irritações e ressecamentos típicos, decorrentes do uso de produtos anti- acne, aumentando a aderência e provavelmente a eficácia de seu tratamento.



3a. Fase (enxágue) - essa pode ser a parte mais ‘difícil’, mas é realmente importante. Essa etapa inicia com lavar o rosto com água morna por dois minutos e finalizar com água fria. A água morna ajuda a retirar o excesso de óleo e levar o fluxo sanguíneo para a superfície da pele. Esse fluxo abre os canais para o sangue fluir, e o calor realiza um processo de desintoxicação e age como uma forma de cura.



Após os dois minutos, utiliza-se a água fria para lavar o rosto, e isso vai contrair a vasculatura da pele, liberando as toxinas e fechando os poros. Ao finalizar, o rosto fica vermelho como se a pessoa tivesse saído de uma sauna. A longo prazo, com as repetições, a pele vai ficando cada vez mais limpa, rejuvenescida e hidratada. Vale ressaltar que outros problemas de pele se beneficiam desse método, pois a técnica fomenta a capacidade natural da pele de se curar.

A limpeza é a base de uma pele realmente saudável. Quando a pele não está limpa, a aplicação de outros produtos (e tratamentos) não entregam os resultados esperados. Consulte seu dermatologista para saber mais sobre o método 4-2-4, qual a melhor rotina de limpeza e cuidados para a sua pele, assim como qual o melhor óleo de tratamento para a realização do Oil cleansing.

Fonte:
A Dra. Lilian Odo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Fez especialização em Laser na Universidade de Hokkaido, Japão; e de Cicatrização na Universidade de Boston, EUA. Atualmente, é convidada para ministrar aulas em Congressos de âmbito Nacional e Internacional. http://clinicasodo.com.br/index.php/dra-lilian/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...