26/06/2020

cuidando do cabelo em casa: conheça os 10 erros que podem danificar os fios


Sinceramente, por aqui, a gente não vê nenhum problema em cuidar do cabelo em casa, respeitando sua natureza cacheada, usando produtos específicos e aplicando técnicas de finalização que combinam bem conosco. Também colorimos e cortamos nossos próprios fios!


Mas é claro que manter esses cuidados rotineiros em casa, pode não ser uma alternativa para todo mundo: tem quem prefira, realmente, cuidar do cabelo no salão, com a ajuda de profissionais da área.

Pensando especificamente nesse grupo de pessoas, que prefere deixar seus cabelos nas mãos do cabeleireiro, é inegável dizer que os cuidados diários com as madeixas se tornaram um verdadeiro desafio neste momento de pandemia e de quarentena, onde o afastamento dos salões é mais do que necessário.

Já que este pode se tornar um período de aprendizado capilar, resolvemos bater um papo com a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a respeito dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentarem manter um cabelo bonito e saudável dentro de casa. 

Assim, com esse conhecimento em mãos, você vai poder evitar que seu cabelo se torne fraco e quebradiço.

Vamos lá!
::::::::

1. Esfregar o cabelo molhado com a toalha de banho: “É um grande erro, pois os cabelos são muito mais frágeis quando estão úmidos, logo, ficam mais suscetíveis a danos. Ao invés disso, aperte suavemente o cabelo com as mãos após a lavagem e faça o mesmo com uma toalha.”

2. Secar o cabelo em uma alta temperatura: Nos momentos de pressa, é tentador colocar a temperatura do secador no máximo, para otimizar o trabalho. “Este é um erro que danifica bastante o cabelo. Lembre-se de que quanto menor a temperatura, melhor para o seu cabelo. É melhor gastar cinco minutos a mais na secagem e ter um cabelo saudável do que economizar um tempo ínfimo, mas danificar os fios”, sugere a dermatologista.


3. Secar e escovar o cabelo com ele ainda molhado: Como já salientou a Dra. Kédima, o cabelo é mais fraco e frágil quando está molhado; portanto, escová-lo ainda úmido leva a quebras e danos. “Lembre-se de que você deve escová-lo somente quando estiver 60% seco, caso contrário, poderá danificar o cabelo. Não comece a usar um secador de cabelo logo após o banho, mas aperte o cabelo cuidadosamente com uma toalha e aguarde, pelo menos, de 15 a 20 minutos para deixar o cabelo secar. Em seguida, use um secador na temperatura mais baixa.”

4. Lavar o cabelo com muita frequência: De acordo com a Dra. Kédima, o cabelo pode ser lavado diariamente, desde que necessário (suor excessivo ou acúmulo de impurezas, por exemplo), caso contrário, pode causar danos, ressecamento e quebra dos fios. “As pessoas que gostam de lavar o cabelo todos os dias, para sentir aquela sensação de limpeza, podem usar diariamente apenas um shampoo suave e um condicionador reparador.”


5. Usar muito shampoo a seco: Não é recomendado o uso do shampoo a seco todos os dias, mesmo para as pessoas de cabelos oleosos, que sentem os fios sujos nos dias seguintes aos da lavagem. “A função deste shampoo é absorver o óleo, portanto, quanto mais você absorve, mais óleo o seu couro cabeludo produz”, afirma.

6. Não usar produtos que protegem o cabelo do calor: Se você faz uso de secador e/ou chapinha, é fundamental sempre aplicar um produto termoprotetor antes de secar os fios. Isso ajuda a protegê-los, mantendo o cabelo mais forte e saudável.


7. Ser muito rude com o seu cabelo: Escovar e pentear o cabelo com força excessiva pode criar estresse na raiz. “Isso pode favorecer a quebra dos fios”.

8. Fazer o penteado rabo de cavalo com o cabelo molhado: Segundo a dermatologista, como os fios ficam mais vulneráveis quando molhados, prendê-los pode levá-los à quebra. Além disso, dormir com ele molhado também não é uma boa ideia, pois causa estresse nos fios e, aos adeptos do rabo de cavalo, vale um alerta: tracionar demais o penteado pode causar alopecia de tração, que causa falhas nos fios.


9. Usar ferramentas sujas para o cabelo: Certifique-se de limpar suas escovas, pentes, presilhas, ou seja, tudo que entra em contato com os fios. “Toda vez que você escova, você coleta sebo, detritos e sujeira do couro cabeludo. Logo, este passa a ser um ótimo ambiente para o crescimento de bactérias. Ao reutilizar a escova suja, você acaba reposicionando tudo de volta no seu cabelo”, diz a dermatologista.


10. Má alimentação: Muitas pessoas vêm enfrentando dificuldade em manter uma alimentação balanceada na quarentena. Mas saiba que dietas restritivas ou alimentação nutricionalmente pobre fazem o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas físicos de uma alimentação deficitária é a queda de cabelo. “Opte por uma dieta saudável e repleta de proteína magra, como as encontradas nos peixes, frango, lentilha e feijão. Proteína é o ingrediente vital para os cabelos”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

Fonte:
DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...