16/06/2020

conheça as dicas para manter sua pele a salvo da acne por conta do uso de máscara [dicas da médica] covid-19/coronavírus


É fato: o uso da máscara facial de proteção contra o coronavírus é obrigatório, é parte de nosso dia a dia e, levando em consideração as previsões de especialistas da área de saúde, é um item que teremos de usar por um bom tempo.

Com o uso constante, assim como devido à sensibilidade de cada pessoa, alguns problemas de pele ou alergias, podem ser surgir ou ser agravados, como é o caso da acne.



Para nos mostrar o melhor caminho a seguir para lidar com essa nova realidade, compartilhamos a seguir as informações fornecidas pela Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vem!

::::::::

Muita coisa mudou desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Afinal, como se trata de um vírus novo, é normal que as diretrizes transformem-se à medida que conseguimos mais informações. “A principal dessas mudanças é com relação ao uso da máscara, que agora deve ser usada por todos. Os estudos mostraram que muitas pessoas são assintomáticas, mas essas pessoas têm o vírus e o transmitem ao falar, mesmo sem nenhum sintoma. 

Como não sabemos se somos assintomáticos ou não, ao sair de casa, devemos usar máscara. Além disso, observou-se que o vírus pode permanecer no ar por mais tempo do que pensávamos. Portanto, no mercado, na farmácia ou em qualquer outro lugar podem estar essas “micropartículas” e, com a máscara, nos mantemos um pouco mais protegidos, além de evitar contaminar outras pessoas”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“Mas o ideal é que ninguém saia de casa, porque o uso excessivo dessas máscaras pode desidratar a pele, obstruir os poros, causar acne e até alergias, e como esses são problemas que geralmente nos fazem levar mais a mão ao rosto, é fundamental evitá-los”, acrescenta a dermatologista.

São três os principais tipos de máscara: as cirúrgicas descartáveis (com duração de 4h ou até ficarem úmidas); a n95 ou pff2 (que tem duração de 12h); e as máscaras de tecido (que devem ser trocadas ao ficar úmidas e têm a vantagem de serem reutilizáveis após lavagem com água e sabão). “O ideal é que ninguém compre máscaras desesperadamente, devemos deixar para os profissionais da saúde, que estão mais expostos ao vírus. 

"Existem vários tutoriais na internet de como montar a sua”, alerta a médica. “Mas em todos os casos, é necessário manter os cuidados com a pele para evitar problemas”, diz.

Para afastar o risco de desenvolver esses problemas de pele, o melhor a fazer é manter a rotina de cuidados orientada pelo seu dermatologista.

“Primeiramente, precisamos realizar a higienização do rosto com sabonetes específicos, dependendo do tipo de pele, de forma que quem sofre com a oleosidade, deve usar sabonete líquido com ativos seborreguladores; já as peles mais ressecadas precisam ser higienizadas com mousses de limpeza mais hidratantes”, afirma. 


Logo depois, é indicada a tonificação da pele e, então, a hidratação, que é fundamental, inclusive para peles oleosas. “Hidratar e regular a produção de oleosidade andam de mãos dadas. Ao manter a umidade com hidratantes, sua pele não precisa trabalhar tanto para produzir oleosidade. Mas lembra-se de usar produtos específicos e orientados pelo seu médico”, afirma a Dra. Paola. “Se a sua pele está mais sensível ou irritada, utilize antes do hidratante uma máscara (cosmética) com ativos calmantes: aloe vera e alfa-bisabolol são boas opções”, diz a médica. “E, para finalizar os cuidados durante o dia, mesmo dentro de casa, é necessário usar o fotoprotetor”, finaliza a médica.

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens: divulgação. Todos os direitos reservados.]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...