26/05/2020

cuidar bem para durar mais: 8 dicas fáceis para que suas roupas sobrevivam por muitos anos!


Não sei você, mas eu gosto muito de organização e isso é quase uma mania pra mim - vivo colocando as coisas em ordem por aqui e por ali. Ver que está (quase) tudo organizado, me dá uma sensação enorme de tranquilidade e até de alívio.



Por isso, no meio deste isolamento social, onde quem pode, tem de ficar em casa, bora tirar pelo menos uma tarde para organizar o guarda-roupa? Eu adoro fazer essa arrumação e "limpeza", pois acho que é um ótimo momento para experimentar novos looks, pensar em novas possibilidades para velhas peças de roupa, mas, principalmente, porque essa é a hora certa para praticar o desapego, para ver o que serve e o que já não faz sentido para você, mas que pode deixar alguém que precisa bem feliz.

Mas... por que falei tudo isso? Porque, quando arrumo minhas roupas, sempre me surpreendo com peças que têm dez, quinze ou até vinte anos e que ainda estão em ótimo estado, que continuam sendo clássicas e que passaram bem pelo "teste de qualidade" dos seus muitos e muitos anos.




É claro que ter peças feitas com bons materiais e em shapes atemporais, ajuda muito a mantê-las jovens e atuais, mas tem algumas outras coisinhas que eu faço que podem ajudar a fazer suas roupas durar bem mais, mesmo aquelas que não são "de marca" e/ou não "foram tão caras assim", inclusive, peças de lojas do tipo fast fashion.

Por isso, separei as oito dicas abaixo, que são bem simples e fáceis de colocar em prática:

1. Do Avesso: não é à toa que este blog tem Avesso até no nome, hehe. Costumo guardar toda e qualquer roupa do lado avesso, da mais básica das camisetas até o mais encorpado dos casacos. Assim, o lado direito da peça é preservado, as cores, bordados e apliques em geral permanecem bonitos por mais tempo e, além disso, dá pra evitar o atrito que acontece entre uma peça e outra, que pode danificá-la.


2. Chorando glitter e paetês: peças com hotfix, glitter, paetês, bordados ou qualquer outro tipo de aplique, são bem mais delicadas. Por isso, virá-las do avesso pode não ser suficiente para preservá-las, já que os fios e as costuras que prendem os enfeites na peça podem ser "puxados" - cuidado com unhas afiadas, atrito nos cabides, nas gavetas, etc. Nesse caso, além de guardá-las do avesso, também a guardo em um saquinho de TNT, que deixa a roupa "respirar" e a protege ainda mais.



3. A hora de tomar um arzinho: pegando o gancho da dica anterior, uma vez por semana gosto de deixar as portas do guarda-roupa bem abertas, deixando que a ventilação da casa invada também o armário, a cômoda... isso evita que a roupa fique mofada e até que "pegue cheiros desagradáveis" por estar guardada.



4. Mantenha distância: também pegando o gancho da dica anterior, vale manter um espaço razoável entre um cabide e outro e até na disposição das peças nas gavetas. Assim, mais uma vez, além de evitar o atrito, que pode desgastar muito as peças, também evita-se que as roupas amassem ou fiquem mofadas. Se seu espaço/guarda-roupa é pequeno, escolha cabides mais fininhos, com os quais dá pra armanezar bem mais roupas.


5. De olho no lavar: determine o ciclo certo na lavadoura, escolhendo a opção para "roupas delicadas" sempre que possível. Também vale a pena usar saquinhos protetores próprios para lavagem, para evitar que o atrito das peças entre si e o atrito com as peças da máquina danifiquem os tecidos, estampas, bordados, etc.



6. De olho na secagem: sempre deixo que minhas roupas sequem ao ar livre, para que as fibras dos tecidos não sejam rompidas pela alta temperatura de uma secadora, por exemplo. Porém, opto sempre por deixar roupas escuras e coloridas secando à sombra, para que não desbotem; no sol, só vão mesmo as roupas brancas. O mesmo vale na hora de passar: não passe aquilo que não precisa. Procure deixar a peça o mais lisa possível na hora de estender e guardar. Isso ajuda muito! Ah, também, sempre que possível, não use pregador. Eles costumam deixar marcas que são bem difíceis de sair. No caso de jaquetas, cardigãs, tricôs, entre outros, que não podem ficar dobrados no varal, estenda-os usando um cabide, assim nada ficará marcado.



7. Produtos de boa qualidade: procure escolher os melhores produtos para lavagem das roupas que seu orçamento possa pagar - produto caro não é sinônimo de produto bom! Produtos branqueadores, definitivamente, não funcionam comigo. Alvejante somente para panos de cozinha! E olhe lá...



8. Na dose certa: todos os produtos vêm com uma medida recomendada pelo fabricante, por isso, siga a recomendação à risca! Não é colocando mais produto que a peça ficará mais limpa ou a lavagem será mais rápida. Use sabão em pó/líquido e amaciante na quantidade certa - eles não precisam fazer espumona, tá?




E aí, como você costuma cuidar das suas roupas? Conta pra mim!

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens divulgação. Todos os direitos reservados.]

2 comentários:

  1. Priscila Guedes26/5/20

    Amo suas dicas, ja vou por em uso

    ResponderExcluir
  2. Sandra Almeida26/5/20

    Eu tenho mania de colocar muito sabao kkkkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...