22/05/2020

acne persistente: separamos 10 dicas para acabar de vez com esse problema [dicas da médica]

Quantas vezes (ou por quanto tempo) você já sofreu com a acne, principalmente aquela do tipo vai-e-volta? Pois é...

Pensando no tanto de coisas que já passei na vida com a acne - e apesar de, por sorte, essas situações não terem sido casos terríveis e difíceis de resolver, bastando para isso me dedicar a cuidados simples de limpeza, esfoliação, hidratação e protetor solar específicos para meu tipo de pele, que é bem oleosa - sei o quanto é possível sofrer com esse problema.

Além de ser uma doença que pode chegar até a doer ou a incomodar muito, ela atinge em cheio a autoestima, principalmente no período de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, na adolescência.



Por tudo isso, acho bem bacana poder compartilhar por aqui, as dez dicas da Dra.Kédima Nassif, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que podem ser bem úteis na hora de lidar com essa doença. Vem!

::::::::::::::::

Espinhas são realmente muito desagradáveis: atrapalham esteticamente, causam dor e, muitas vezes, são insistentes e demoram a desaparecer. Você sente que já tentou de tudo, mas ainda não conseguiu se livrar delas? Pode ser que você não a esteja tratando da maneira correta. Por isso, a Dra. Kédima Nassif apresenta algumas dicas que vão ajudar a fazer o problema desaparecer - ou pelo menos, ajudar a diminuir sua intensidade:

1. Trate a acne por pelo menos 4 semanas
Muitas pessoas são imediatistas e acabam desistindo do tratamento em poucos dias ao ver que as espinhas não estão desaparecendo. É muito comum, por exemplo, a acne primeiro piorar – como reação compensatória do organismo – para depois melhorar. Além disso, evite ficar mudando de produto, pois o uso de vários produtos diferentes pode irritar a pele, causando novos problemas. Para notar eficiência, você deve manter um tratamento por, pelo menos, quatro semanas, que é o período que geralmente os efeitos de melhora começam a aparecer; eles podem levar até 2 meses. Após melhora significativa, é importante manter a pele bem cuidada para evitar o retorno da doença.



2. Ataque as diferentes causas
Se chegar ao fim da quarta semana e não notar nenhuma melhora, aí sim é hora de adicionar um segundo produto ao seu plano de tratamento. Essa abordagem pode ajudar a atacar as diferentes causas da acne, que podem ser: bactérias, entupimento dos poros, oleosidade e inflamação. Obviamente, o segundo tratamento deve atacar uma causa diferente da acne. Por exemplo, se você estiver usando um tratamento para acne que contenha peróxido de benzoíla, o segundo tratamento deve conter outro ingrediente para combater a acne. Algumas boas opções são os retinóides, que desobstruem os poros, aceleram a renovação celular e reduzem a oleosidade; o ácido salicílico, que combate a inflamação e o próprio peróxido de benzoíla, que tem ação secativa para combater a bactéria P.Acnes.



3. Siga as instruções dos produtos e do seu dermatologista
Embora o uso de um tratamento para acne possa parecer bastante direto, a quantidade de produto e a frequência com que você o utiliza pode fazer grande diferença, por isso é essencial seguir as instruções do produto e do seu médico.



4. Lave o rosto duas vezes ao dia e após o suor excessivo
A pele com tendência à acne é bastante sensível, logo, lavar mais de duas vezes ao dia pode causar irritação, provocando a acne. Nesse caso, o ideal é lavar o rosto logo ao acordar e antes de deitar para dormir. Fora isso, lave apenas após momentos de transpiração.



5. Use produtos de beleza que não causem acne
É necessário ler a embalagem e optar por rótulos que informam que o produto é não oleoso, não acnegênico, não comedogênico e que não obstrui os poros.



6. Não cutuque e nem estoure as espinhas e cravos
Estourar uma espinha pode parecer a maneira mais rápida de removê-la, mas só piora as coisas. Toda vez que você toca, pega ou espreme, acaba agravando a inflamação, além de deixar marcas na pele difíceis de remover.

7. Não esfregue a pele do rosto
Peles com tendência à acne são propensas a irritações, o que pode agravar o quadro. Lave seu rosto e as demais parte do corpo de maneira suave, sem esfregar as mãos e nem a toalha na hora da secagem.

8. Espalhe a medicação em toda a pele da região, não apenas nas erupções
A aplicação da medicação em uma camada fina, na pele com tendência à acne, ajuda a tratar as erupções existentes e a prevenir novos surtos.



9. Lave suas roupas, chapéus e outras coisas que tocam sua pele
Células mortas da pele, bactérias e sujeira se acumularão nas superfícies, o que causa entupimento dos poros. Por isso, lave tudo o que toca a sua pele. Uma dica valiosa é mudar seus lençóis toda semana e sua fronha duas ou três vezes por semana.



10. Procure ajuda dermatológica
Se o problema persistir mesmo após essas dicas, um dermatologista pode ajudar. Com os tratamentos atuais da acne e a experiência de um profissional capacitado, todos os casos de acne podem ser resolvidos. O dermatologista adaptará um plano de tratamento às necessidades exclusivas de cada paciente.



Para saber tudo:
DRA. KÉDIMA NASSIF, Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...