12/06/2020

pra cuidar da beleza e relaxar: 7 passos para promover uma rotina de autocuidado, com dicas do anantara spa #emcasa


Não dá pra negar: este período de três longos meses de isolamento social, que nos obriga a ficar em casa por conta de um objetivo maior - diminuir a disseminação do coronavírus - tem sido um verdadeiro desafio diário, principalmente para quem tem de encarar novas "tarefas", como trabalhar em casa, cuidar do filhos e ajudá-los nos estudos, novos procedimentos de limpeza, etc.

Por isso, achamos superválido aproveitar todo e qualquer momento de tranquilidade para cuidar de si e acarinhar-se, e acreditamos que uma rotina de autocuidados pode ajudar bastante nessa missão.

Pensando em tudo isso, resolvemos compartilhar neste post, sete dicas para "montar um SPA em casa", incluindo técnicas de relaxamento, esfoliação e máscaras com ingredientes caseiros, com orientação do Anantara Spa, presente nos hotéis Tivoli Mofarrej São Paulo e Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Vamos lá! 

1. ESFOLIAÇÃO CORPORAL
A esfoliação corporal é um processo extremamente importante para o cuidado da pele, ajudando a remover, por exemplo, células mortas e poluição. Com as vitaminas A, B e C, a casca de maçã possui propriedades descongestionantes, antioxidantes e adstringentes, que ajudam a limpar a pele.



Preparação: 1 maçã inteira (esfoliação corporal) ou ½ maçã (esfoliação facial), 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de açúcar mascavo.

Simplesmente você terá que colocar a maçã e o mel em um liquidificador ou batedeira e incorporar imediatamente o açúcar para formar uma pasta.

Como usar: A mistura deve ser aplicada com os dedos, fazendo movimentos circulares no rosto, pescoço, corpo ou área desejada. Após a esfoliação, é importante aplicar creme, óleo ou filtro solar.

2. MÁSCARA FACIAL
A máscara facial de morango tem propriedades antioxidantes, com elevados níveis de Vitamina C e Zinco. Reduz a oleosidade, combatendo os poros dilatados. Além de ser hidratante e refrescante para a pele.



Preparação: 100g de morangos e 1 colher de sopa de mel. Amasse os morangos com um garfo numa tigela, ou use o mixer. Adicione o mel e mexa até obter consistência.

Como usar: Aplique sobre a pele, previamente higienizada, com movimentos circulares e, depois, dê leves tapinhas com os dedos, coloque sobre olheiras e deixe agir durante 15min. Enxágue com água fria!

Dica: Separe a quantidade para aplicação no rosto, o que sobrar, pode ser misturado no iogurte natural de sua preferência e fazer parte do seu café da manhã ou lanche.

3. MÁSCARA CAPILAR
Rico em vitaminas que recuperam a hidratação, o brilho e a nutrição dos fios. A máscara ajuda no fortalecimento e elasticidade do cabelo.



Preparação: Polpa de ½ abacate, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de chá de óleo vegetal de coco, jojoba ou semente de uva. Para ficar mais homogêneo, no processador coloque a polpa do abacate, o mel e o óleo vegetal.

Como usar: Com os fios lavados, aplique a máscara e deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria até retirar toda a máscara.

Na sequência, aplique o condicionador, enxágue e finalize como de costume.

Recomendação: usar 1 vez na semana.

4. HIDRATAÇÃO PARA OS PÉS
É preciso ficar atento com a hidratação dos pés, principalmente com a queda das temperaturas, que deixam a pele mais ressecada, vulnerável à formação de feridas, ficando assim exposta à contaminação por coronavírus.

Benefícios: O arroz em pó funciona como adstringente, emoliente, antioxidante, cicatrizante, calmante e refrescante, assim como ajuda a melhorar a circulação sanguínea da região. Já o óleo vegetal de amêndoas atua como regenerador para peles ressecadas, ajudando a melhorar rachaduras e calosidade.



Preparação: 4 colheres de sopa de arroz em pó, 20 ml de óleo de amêndoas, 200 ml de leite, 3 gotas de óleo essencial de hortelã e 1 colher de sopa de mel.

Como usar: Misture todos os ingredientes. Aplique nos pés e deixe agir por 15 minutos.

5. BANHO RELAXANTE (MILK BATH)
Para ter um momento único e tranquilo, o banho relaxante é essencial. Ele hidrata e melhora a aparência e a textura da pele com as propriedades dos ingredientes utilizados, deixando-a mais macia, nutrida e tonificada. Além de ter uma ação antioxidante.



Preparação: 3 colheres de sopa maisena, 500 ml de leite, 5 pétalas de rosa da sua preferência e 3 colheres de sopa de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador, de forma homogênea. Vá acrescentando o líquido preparado aos poucos na banheira.

Como usar: Faça seu banho de imersão, permanecendo por cerca de 20 minutos.

Caso não tenha uma banheira, use a bacia, e após o banho, jogue o conteúdo vagarosamente em todo o corpo. Não despeje de uma só vez, faça isso aos poucos e espalhe por todo o corpo, em movimentos circulares com o auxílio das mãos. Para esse banho relaxante não há a necessidade de enxágue.

6. RELAXAMENTO PARA OS OLHOS
Os olhos também necessitam de cuidados e de relaxamento para aliviar o stress, melhoria da pele da região e das olheiras. Esse relaxamento ajuda, inclusive, na qualidade do sono.



Preparação: Chá de camomila, água e algodão. Ferva 200 ml de água para cada colher de camomila natural. Deixe esfriar

Como usar: Aplique o chá gelado com um algodão e faça compressa nos olhos. Deixe agir por 15 minutos.

7. WELLNESS
O chá gelado de hibisco é ideal para acelerar o metabolismo, com uma ação termogênica e efeito detox. Ele auxilia no funcionamento do fígado e fortalece o sistema imunológico.
*Cuidado para não ser usado por gestantes ou mulheres que queiram engravidar.



Preparação: 1 colher de sopa rasa de hibisco; ½ maçã; 2 ou 3 lascas de gengibre; 2 pedaços de canela em pau e 1 litro de água. Ferva tudo por cerca de 10 minutos, desligue o fogo, tampe e espere esfriar. Depois leve à geladeira. Beba quando estiver na temperatura que você gosta!

E aí, bora colocar essas dicas em prática? Partiu, relaxar!

Para saber tudo:
Sobre o Anantara Spa:
Enraizada na bela Tailândia, a essência da filosofia do Anantara Spa deriva da antiga palavra sânscrita "Anantara", que significa "sem fim", que evoca liberdade, movimento e harmonia. No luxuoso spa de São Paulo, eles oferecem uma ampla variedade de tratamentos com benefícios holísticos inspirados nas tradições tailandesas com influências brasileiras. Desconecte-se do mundo exterior e relaxe em um paraíso para os sentidos, no Anantara Spa.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens divulgação. Todos os direitos reservados.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...