06/09/2019

4 cuidados para conquistar os lábios dos sonhos [dicas do médico]


Não sei você, mas eu sofro muito com lábios ressecados, principalmente nos dias frios, por isso, não deixo de cuidá-los. Um dos produtos que sempre carrego comigo e que não abro mãos são os lip balms, que aplico mais de uma vez ao dia.


Mas claro que, pra deixar os lábios em dia, não é só lip balm que resolve. A gente precisa dar outro tipo de atenção a essa região do corpo e, por isso, divido aqui com você as dicas do Dr. Jardis Volpe. Vem conferir os detalhes!

Especialista explica como cuidar dos lábios, região esta que é extremamente delicada, para evitar problemas como ressecamento, manchas e envelhecimento precoce.

Assim como a pele, os lábios sofrem diariamente com agressões externas como o frio, o sol e a poluição. E, por ser uma região extremamente delicada, tende a ser ainda mais suscetível a estes danos. “Isso porque os lábios são uma região de pele fina, formada por uma semimucosa: uma transição da mucosa oral para a pele estratificada que nós temos ao redor dos lábios. Esta região é amplamente agredida, pois, além de movimentarmos bastante a musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, mas, principalmente, batons, que nem sempre têm pigmentos naturais ou que contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Todos estes fatores fazem com que a região sofra com problemas como ressecamento e envelhecimento precoce. Mas é possível evitar estas alterações através de alguns cuidados que o especialista explica abaixo. Confira:

Esfolie: “Uma vez por semana, faça uma esfoliação nos lábios com movimentos circulares. A esfoliação é importante para remover as células mortas e peles soltas da região, deixando assim os lábios mais lisos, uniformes e bonitos. Para isso, utilize produtos específicos para a área, pois estes são mais suaves e menos abrasivos. Porém, esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células mortas, a esfoliação acaba traumatizando a área e gerando lesões.”

Hidrate: Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, os lábios também podem sofrer com ressecamento e inflamações, além do envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante. Porém, a melhor opção para a hidratação dos lábios são os lip balms. “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma o dermatologista. “É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”

créditos da imagem 

Proteja: “Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios. Por isso, é fundamental que você aplique diariamente protetores labiais com fator de proteção solar de, no mínimo, FPS 30, que devem ser reaplicados sempre a cada duas horas.”

Beba água: A desidratação é uma das principais causas do ressecamento dos lábios. Por isso, mantenha o seu corpo hidratado. “O ideal, então, é que você faça a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água, pois, além de manter o corpo hidratado, é uma das formas mais saudáveis de promover a manutenção da umidificação dos lábios e, consequentemente, deixá-los mais macios. Além disso, a ingestão de água na quantidade recomendada ajuda a pele a ficar muito mais bonita e saudável quando você se hidrata”, finaliza o Dr. Jardis Volpe.

Fonte:
DR. JARDIS VOLPE
Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. www.clinicavolpe.com.br

Um comentário:

  1. maria aparecida da silva8/9/19

    Adorei as dicas essa publicação me ajudou bastante. obrigada menins

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...