28/04/2018

um bate-papo sobre reconstrução capilar

::::: por ana herrera :::::

Hoje vou falar sobre RECONSTRUÇÃO CAPILAR, já que muitas pessoas perguntam sempre como recuperar o cabelo danificado depois das férias de verão, mas quase nunca lembram ou não sabem que a reconstrução capilar é super importante pra resgatar o cabelo que está fragilizado e sem vida.


Assim, quando acaba o verão, nosso cabelo fica bem “detonado”, seja por conta da exposição ao sol, da água do mar ou pelo cloro presente nas piscinas. Essa mistura é perfeita pra acabar com os fios e deixá-los bem danificados. Mas, olha só, além disso, o que prejudica nossos cabelos é o uso de químicas como tinturas, descoloração, alisamentos, relaxamentos, o uso de processos mecânicos, como chapinha, secador, modelador, mas o principal é a falta de uma rotina de tratamentos pra recuperar o cabelo depois de esses processos.

Por isso, resolvi contar aqui, detalhes do que é a reconstrução capilar e como esse tratamento pode nos ajudar a recuperar os fios, para que com isso também fiquemos mais confiantes e poderosas. 

Então, vamos lá!

Primeiro, é bom entender: O QUE É A RECONSTRUÇÃO CAPILAR:

É um tratamento que recupera a fibra capilar devolvendo nutrientes aos fios e, principalmente, repondo a queratina perdida. Por que se fala em queratina para reconstruir os fios? Porque nosso cabelo é praticamente feito de queratina, que é uma proteína de aminoácidos. Por isso, os processos de reconstrução repõem essa queratina e fazem com que os cabelos voltem a sua forma e estrutura originais. 

Então, olha só, é como se a gente fizesse uma "reforma" nos fios para reparar aquilo que foi destruído, para deixá-los com um aspecto saudável novamente. Esse aspecto saudável nada mais é que o brilho, a maciez e, principalmente, a força, porque assim começam a crescer novamente. 

Sabia que muita gente reclama que o "cabelo não cresce", mas não sabe que para isso acontecer é preciso tratar os fios fragilizados, aportando uma boa carga de aminoácidos? E, pra isso, a queratina é fundamental, já que é uma proteína de aminoácidos capaz de reconstruir o fio. 

Agora, outro ponto que gera muitas dúvidas é: QUANDO DEVO FAZER RECONSTRUÇÃO CAPILAR?

Primeiro, é necessário observar como está o seu cabelo. Sabia que tem muita gente que não observa os fios? É isso mesmo, observe e, se estiver com algumas das características abaixo, pode fazer a reconstrução:

  • Cabelos quebradiços - sabe quando você acorda e tem cabelo quebrado no seu travesseiro? Pode ter certeza que seu cabelo tá precisando de reconstrução;
  • Cabelos muuuuito secos ou ressecados, daquele tipo que a hidratação mais power não dá conta;
  • Com frizz "monstruoso", do tipo que não desaparece com hidratação. Esse frizz aparece muito no topo da cabeça e do lado, no comprimento, mas sem chegar às pontas;
  • Quando você pega um fio de cabelo e sente que ele tá muito elástico, sabe? Faz o teste: pega um fio do seu cabelo e tenta esticar. Se ele esticar como um elástico, tá precisando de reconstrução, pode crer;
  • Quando as pontas estiverem mega embaraçadas, com nózinhos exagerados ou duplas;
  • Toque extremamente áspero;
  • Quando o cabelo fica muito oleoso devido a muitas escovas progressivas.

Depois de fazer a análise do estado do cabelos e constatar que a reconstrução é necessária pra alcançar aquele cabelo irresistível, surge outra dúvida: COMO SE FAZ UMA BOA RECONSTRUÇÃO CAPILAR?

Primeiro tenho de dizer que uma boa reconstrução capilar pode ser feita tanto em casa como no salão, mas 3 pontos são fundamentais e devem ser observados antes de se jogar nesse tratamento.

1) Use produtos adequados ao processo e de boa qualidade – a Embelleze tem diversos produtos incríveis, que ajudam demais na reconstrução capilar e depois dela;
2) Se for fazer o tratamento em casa (pode ser feito, sim, sem problemas!), leia os rótulos dos produtos que for usar antes, informe-se sobre o que o fabricante diz e siga corretamente as recomendações de uso. Se necessário, ligue para o SAC do fabricante, entre nas redes sociais e faça as perguntas necessárias antes de começar o tratamento;
3) Se for fazer em salão, procure um profissional de confiança. Já fiz reconstrução em salão que deixou meu cabelo bem danificado.

Depois de observar esses 3 pontos, é bom procurar os produtos adequados, que ajam profundamente nos fios e que tenham uma ação realmente eficiente. Sabia que tem muitos produtos por aí que agem somente no dia e depois de uma semana o cabelo está uma lástima de novo? 

Por isso, a seguir, indico produtos da Embelleze à base de queratina, que são práticos, fáceis de usar e que têm a garantia de qualidade, com os quais podemos renascer. São eles:

Máscara de Hidratação Novex UTI Capilar, Tratamento Reconstrutor Novex Recarga de Queratina Brasileira, Reconstrutor Novex Queratina Brasileira, Ativador de Cachos Novex Meus Cachos Reconstrutor, Creme de Tratamento Novex Belleza Pura e Creme de Tratamento Novex Queratina Absoluta.




Agora, é preciso falar sobre: COM QUE FREQUÊNCIA A RECONSTRUÇÃO CAPILAR DEVE SER FEITA?

Para cabelos extremamente danificados, é recomendado que a reconstrução seja feita de 15 em 15 dias, e depois quando os fios já estiverem um pouco recuperados; o tratamento pode ser feito 1 vez por mês.

Olha só, o importante aqui é observar como seu cabelo vai reagir, porque a queratina pode deixar o cabelo duro e, se você não fizer esse tratamento com responsabilidade, os fios podem até quebrar. Então, observe se tudo está dando certo já na primeira aplicação, pra só assim continuar. Combinado?

Antes de fazer a reconstrução, VOCÊ PRECISA SABER:

  • Que depois da reconstrução os fios podem ficar "durinhos", então a hidratação deve ser feita logo em seguida;
  • Que os produtos reconstrutores geralmente não deixam os fios com aquele aspecto macio logo de cara, de "fios derretidos", sabe? Então não estranhe essa característica.
Falei bastante sobre reconstrução para fios bem danificados, agora uma curiosidade: você sabia que dá pra fazer um reconstrução mais light em casa, se o seu cabelo não estiver tão danificado assim? Sim! Isso mesmo, e usando os produtos da Embelleze!

Eu indico esses dois da foto aí a seguir, que são muito bons pra dar vida nova aos fios:

Novex Meus Cachos Rituais Transição Capilar Manteiga Reconstrutora Light

Creme de Tratamento Ultraprofundo Novex O Poderoso Carvão Ativado



Pra finalizar, quero dizer que dá pra ter o cabelo deslumbrante sempre, é só cuidar bem dele, do jeito certo e observando as suas características. 

Quando digo que observar é importante, não quero dizer só em relação ao cabelo. Quando começamos a olhar mais pra dentro da gente e percebemos aquilo que de fato queremos, tudo fica mais fácil e, principalmente, mais tranquilo e podemos sentir a paz interior. Sabe aquela tranquilidade de não se ligar tanto no que nos incomoda e dar mais atenção àquilo que nos dá prazer e de que realmente gostamos? Quando conseguimos isso, até cuidar do cabelo é mais fácil e prazeroso, porque é aí que a gente aprende a ter verdadeira paixão pela vida, valorizando cada pedacinho do nosso corpo e da nossa alma, respeitando nosso jeito de ser.



Espero que você tenha gostado desse post, se quiser saber mais detalhes sobre como fazer uma reconstrução passo a passo, desde lavar os fios até finalizar, ou alguma outra pergunta mais específica sobre reconstrução, deixa o seu comentário aí que farei mais posts a respeito.


Para saber tudo:

Onde encontrar os produtos deste post:

Na loja virtual da Embelleze e também nas principais farmácias, perfumarias e grandes redes do Brasil.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

12 comentários:

  1. Célia Amanda14/5/18

    melhor explicação sobre reconstrução capilar. Sempre tive dúvidas a respeito e agora vou me jogar! Obrigada pela publicação completinha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Fabiana de souza lins16/5/18

    que massa a sua explicação!!!
    Sempre ache que era difícil fazer reconstrução capila em casa, com certeza agora vou fazer. meu cabelo tá muito detonadao.
    Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois volta aqui e comenta se gostou. Beijos e obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  3. Juliana Nascimento17/5/18

    comprei a manteiga reconstrutora e tô adorando, realmente meu cabelo se deu bem com ela e sinto que estou conseguindo recuperar os danos. Muito bom esse post. gostie mutio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tenho certeza que você sempre via querer usar essa manteiga do coração. Beijos e obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  4. Regiane20/5/18

    vc já fezresenha dessa queratina? quero muito saber

    ResponderExcluir
  5. Clara Medeiros21/5/18

    Ana, você já usou esse ativador de cachos, sabe me dizer se ele realmente melhora o cabelo e se é liberado? Se nor for pode me passar a fórmula? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, ainda não usei. Vou perguntar pra marca e volto aqui pra te contar. Beijos

      Excluir
  6. Judah29/5/18

    Comecei a fazer cronograma capilar de tanto ver você indicar, e tinha medo da reconstrução, comprei a manteiga que você indica e sim, menina, funciona muito. Graças a Deus, meu cabelo tá melhorando. Uso toda semana e tá ficando novinho o fios. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que dá dando certo pra você. Beijos sua linda!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...