13/08/2017

sua pele está em dia? cinco dicas sobre hidratação, mitos, verdades [parte 1: guia de hidratação] #guiadoavesso


Sei que já comentei muitas vezes por aqui, que sou viciada em hidratação em todos os níveis (rosto, corpo, mãos, pés) e que não consigo sobreviver sem passar hidratante várias vezes ao dia, principalmente depois do banho.

Apesar da obsessão e cuidados diários, ainda assim, no inverno, vez ou outra sinto minha pele mais sensível ao frio - e, claro, à água pelando do chuveiro! #mejulguemnaosoudeferro. Por isso, intensifico o uso de cremes e escolho opções mais power de hidratantes.

Por conta de minha experiência pessoal, resolvi montar este Guia de Hidratação, voltado para as estações outono, inverno e primavera (depois, no verão, volto com mais), com dicas do que fazer para manter sua pele saudável e em dia nesse período de temperaturas mais frias... e não, não vou falar que tem de tomar água, acho que isso todo mundo sabe que é importante, né?

Dividido em dois posts, este Guia começa com esta conversa sobre hidratação, com perguntas e respostas, bem ao estilo mitos e verdades, assim como, na segunda parte, reuni 11 hidratantes que são perfeitos para esta época do ano, que ajudam muito na rotina do dia a dia e que têm uma consistência mais encorpada, mas que não são melequentos - ninguém merece hidratante melequento, né?

Bom, vamos lá! Vale dizer que estas dicas não saíram do nada de minha cabeça. Elas são fruto de vários artigos que li da Sociedade Brasileira de Dermatologia aplicados na prática diária por mim, de muitos bate-papos com meu dermato-amor, o Dr. Euclides Falcone, assim como, é claro, de observações de minha experiência pessoal.

DICA 1: QUANDO PASSAR?
Existe uma espécie de consenso de que, nos 7 minutos após o banho, o corpo está mais receptivo, digamos assim, para receber o hidratante, principalmente se você aproveitar para aplicá-lo ainda no banheiro, com aquele vaporzinho que fica no box. Os poros estão mais abertos e o creme consegue, assim, penetrar melhor. Isso não quer dizer que não vale a pena reaplicar o produto depois, já que, ao longo do dia, a pele vai perdendo a hidratação.

À noite, antes de dormir, também é um momento bacana para aplicar seu creminho, já que o corpo entra em descanso e consegue aproveitar melhor os nutrientes aplicados na pele.



DICA 2: QUANTO PASSAR?
Ao contrário do que acontece com o protetor solar, que quanto maior a quantidade aplicada, maior será a proteção, já que o protetor cria uma barreira na pele - no caso de filtros solares minerais, a barreira criada é, inclusive, uma barreira física - com os hidratantes não acontece a mesma coisa.

Assim, a pele só vai conseguir absorver uma quantidade determinada de creme e o excesso, certamente, vai ser desprezado - e vai ficar na roupa, hehe! 

Pra mim, por exemplo, vale muito aquela regra das colheres de chá (cheias) por região, ou seja, uma colher para cada braço, duas para cada perna e duas para o tronco.



DICA 3: ONDE PASSAR?
A resposta rápida é: no corpo inteiro, evitando regiões internas, como mucosas, assim como, narinas, ouvidos, olhos, genitália, couro cabeludo. No rosto, por exemplo, vale investir em hidratantes faciais específicos para seu tipo de pele, assim como mãos e pés devem receber produtos exclusivamente pensados para eles, já que são áreas mais ressecadas.

Uma curiosidade a meu respeito é que eu sempre esquecia de aplicar creme nas axilas, até que um dia a Ana comentou comigo que passava nessa região. Tomei a dica pra mim e nunca mais deixei sem!



DICA 4: COMO PASSAR?
Apesar de curtinha, essa dica faz toda a diferença na ação, de fato, do creme aplicado. Não adianta "jogar" o hidratante rapidamente na pele e vestir a roupa correndo - sim, eu sei que nesse frio é difícil! O ideal é aplicar o creme e massageá-lo com vigor, mas com delicadeza ao mesmo tempo, sem machucar o corpo, promovendo assim sua absorção. Também vale a pena esperar alguns segundos até que ele seque bem, para depois vestir-se.



DICA 5: E SE NÃO PASSAR HIDRATANTE?
Preguicinha aqui e preguicinha ali, acaba que vez ou outra, você pode sentir a necessidade de pular a hidratação - eu sei que sou exceção nisso, já que hidratação, pra mim, é quase TOC. 

É claro que ficar um dia sem aplicar hidratante, não tem nenhum problema, mas isso não deve se tornar um hábito, pois não só a pele vai perder seu viço e ficar ressecada, ela vai começar a descascar, ficar esbranquiçada e, em casos mais graves, pode chegar a ter feridas e o surgimento de doenças.

Idosos e crianças, que têm a pele mais fininha e sensível, acabam perdendo mais água e hidratação e, portanto, merecem uma atenção especial, não podendo descuidar da aplicação diária de hidratante.



Agora que já compartilhei minha experiência sobre hidratação, acho que vale dividir com você "A LISTA" dos onze produtos que deram super certo pra mim e que ajudam minha pele nos dias mais frios do ano. Para acessar esse post, é só clicar no link, aqui:

Ah, sim, antes de fechar, acho que vale muito conferir esse quadro esquemático, montado pela Cetaphil, onde a marca explica que uma hidratação completa é composta por três ações:



Agora, me conta: você se preocupa em manter a hidratação de sua pele? Fala aí!

Se você gosta deste assunto, vale a pena conferir outros posts de skincare. Este fala sobre máscaras faciais http://www.oavessodamoda.com/2016/11/mascaras-faciais-por-que-eu-gosto-de.html, este sobre água micelar http://www.oavessodamoda.com/2016/11/agua-micelar-por-que-eu-quase-deixei-de.html e, nesta playlist de nosso canal no YouTube, tem vários vídeos curtinhos sobre pele: https://www.youtube.com/playlist?list=PLU9UTEMTcSOGS7TB5pYRBm-i246iBPSK8.

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda, demais imagens de autoria de She Knows, Physiogel e Cetaphil. Todos os direitos reservados.]

2 comentários:

  1. Patricia Cantonari14/8/17

    Ajudou MUITO!!!! Tem muita coisa ai que eu nao faço e vou faze

    ResponderExcluir
  2. Camilla Forte14/8/17

    Ótimas Dicas!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...