03/11/2016

pés em dia e perfeitos para o verão: oito dicas fáceis de colocar em prática!



É claro que todo mundo quer ficar gata, usando aquela sandália super hype, que é o foco de atenção do look, né?

Mas nada adianta morrer uma grana na sandália-que-é-a-aposta-certa-para-a-temporada se, na hora de calçá-la, você não estiver com os pés em dia, demonstrando toda a atenção dedicada à essa região do corpo.



Assim, vou ser bem sincera: o ideal mesmo, mesmo, é você manter os cuidados com os pés durante todo o ano - e não só no verão, quando eles costumam ficar de fora - aliás, no inverno, é até mais fácil cuidar deles, já que costumamos usar meias com mais frequência, o que acaba ajudando, por exemplo, o pé a não escorregar no sapato depois de aplicar um hidratante.

Mas como no inverno, por conta da temperatura mais baixa, muitas pessoas podem sentir aquela preguicinha básica e, simplesmente, "esquecer" dos pés, resolvi montar esse guia com algumas dicas simples, fáceis de colocar em prática e que vão ajudar muito na hora de usar aquela sandália maravilhosa.

Ah, vale dizer que todas as informações que compartilho por aqui são fruto de uma rotina que eu coloco em prática nos meus pés, além de muito bate-papo com dermatologistas e leitura de revistas e periódicos especializados. Vamos lá? Vem!

1. Visita ao podólogo - é claro que, se você mantém uma boa rotina de cuidados em sua casa, a visita ao podólogo pode ser menos frequente, mas ainda assim, eu acho que ela vale a pena, pois o profissional consegue atingir cantinhos que você não consegue sozinha. Além disso, se houver algum problema de saúde, ele vai conseguir identificar rapidamente e, consequentemente, você vai conseguir resolver tudo também mais rápido, em uma visita ao seu dermato.



2. Esfoliar é preciso - há um bom tempo, eu abandonei o hábito de "raspar" o pé, principalmente o calcanhar, com lixa - aquelas de madeira, sabe? Tenho uma rotina bem definida quanto a isso: uma vez a cada quinze dias, uso a lixa elétrica da Amopé e, depois, uma ou duas vezes por semana, faço uma esfoliação simples durante o banho. Não costumo usar nenhum esfoliante específico para os pés, pego esses corporais mesmo e aplico com a ajuda de uma esponja. Se você criar esse hábito de manter uma rotina de esfoliação que funcione pra você, aliado às outras dicas deste post, vai conseguir manter seus pés bem lisinhos, viu?



MITO OU VERDADE?

Lixar os pés pode fazer mal? É verdade que essa prática pode levar ao agravamento do problema?
Quem responde é a Dra Caroline Assed Saad, assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
Os pés, assim como joelhos e cotovelos, são as áreas mais grossas do corpo, mais ceratósicas. Os pés que estão ainda mais grossos que o normal, geralmente, estão relacionados a fatores comportamentais, como maneira de pisar e calçados. Se lixar os pés rotineiramente, pode ocorrer uma hiperceratose rebote, ou seja, o organismo passa a produzir mais pele como um mecanismo compensatório. Lixa-lá esporadicamente não há problema. O dano ocorre nessa prática rotineira.

 
3. Atenção ao secar - acho que isso a gente ouve desde que era pequena, né? Mas, de verdade, ter muita atenção ao secar os pés, principalmente, entre os dedos, é fundamental para evitar doenças que, quando instaladas, demoram um bom tempo pra ir embora, como é o caso de frieiras, micoses, etc. Tem pessoas que usam secador pra isso, eu, como trabalho em casa e fico um bom tempo de chinelo, uso só a toalha mesmo.



4. Hidratação sempre - tão importante quanto esfoliar é hidratar os pés e eu faço isso diariamente. Costumo fazer a hidratação quando vou dormir, de preferência com cremes calmantes e específicos para os pés - apesar de muitos especialistas dizerem que podem ser usados hidratantes comuns, eu sinto que quando uso produtos específicos, a hidratação é mais eficiente, mais power, sabe? Principalmente, quando uso produtos à base de ureia.


Nessa região, eu não costumo usar hidratante durante o dia, pelo simples fato de ter de usar sapatos, hehe, e porque tenho de andar pra cima e pra baixo. Então, já viu, transpiração e creme podem se transformar naquela terrível combinação que deixa os pés escorreguentos demais. Já testei vários cremes e nunca encontrei um que fosse 100% eficaz durante o dia.


Apesar disso, como disse e novamente repito, como trabalho em casa, vez ou outra uso alguns creminhos durante o dia, mas o que faço é calçar aquelas pantufas/chinelinhos de pano, que são bem baratinhos e que não deixam o pé deslizar.

5. O fim das pelinhas - se tem uma coisa que depõe contra seus pés são pelinhas soltas e "voando" ao redor dos dedos. Evidentemente, se você seguir as dicas anteriores, as chances de elas aparecerem são bem menores, mas, claro, vez ou outra você se surpreende com algumas. Eu costumo apará-las com alicates e espátulas, antes do banho e nunca depois, quando a pele fica naturalmente mais molinha, pois... cuidado! Justamente pelo fato de a pele estar mais mole, a chance de se machucar é maior também. Outra coisa que me ajuda a evitar essas pelinhas é usar aquela cera para unhas e cutículas, que hidrata bem e que deixa a região com uma aparência bem mais saudável.



6. Não compartilhe! - alicates, cortadores, tesourinhas, palitos e, principalmente, lixas são itens que cada um deve ter o seu, sem dividir o uso com ninguém, nem mesmo a mãe ou a irmã. Além de micoses, outras doenças mais graves, como a hepatite B, podem ser transmitidas por contaminação nesses objetos. Aliás, #ficadica também pra você levar seu kit pessoal à pedicure ou somente frequentar salões que utilizem kits descartáveis. Dia desses, eu visitei o Salão Pedro Galdi onde nem os esmaltes e as bases são compartilhados. A cliente fica com produtos exclusivos, podendo deixá-los por lá, para a próxima esmaltação, ou levá-los para casa.



7. Conforto é essencial - quando a gente tem o hábito de andar bastante, para ir ao trabalho, por exemplo, temos de ficar bem de olho em calçados que não sejam assassinos com nossos pés e, não, não estou falando de usar só sapatos baixinhos ou sapatilhas - tem muita sapatilha por aí que acabou com meu calcanhar. Pelo contrário, várias de minhas sandálias mais altinhas são como luvas para meus pés.



Apesar disso, tem alguns calçados que a gente ama e que acabam machucando aqui e ali, né? Por isso, quando vou usar um "inimigo" assim, antes de detonar meus pés com eles, apelo para alguns truques que me salvam, como palmilhas extras de silicone, fitas de proteção para o calcanhar, esparadrapo Micropore (a marca tem um transparente que é maravilhoso) e até os famosos Band-Aid. Acredite, visitar e explorar as novidades para os pés em farmácias e sapatarias pode ser bem útil e seus pés vão agradecer.



8. Não esqueça das unhas - pra fechar, acho que estar com a pedicure em dia é fundamental para deixar seus pés com uma aparência perfeita. Por isso, pensar na saúde das unhas dessa região também é muito importante e, para tanto, vale investir em cuidados e produtos de qualidade - e não, não estou falando de produtos caros. Eu gosto de deixar as unhas bem curtinhas, mas não excessivamente, claro, e, para que não ocorra trauma, aparo-as com um cortador. Na sequência, só lixo um pouquinho, para dar forma. Não uso lixa polidora, pois conforme recomendação de meu dermato, isso deixa as unhas sem proteção e mais suscetíveis a doenças. Para finalizar, nunca abro mão da base antes do esmalte e dou preferência a bases com vitaminas.



E você, tem uma rotina de cuidados com seus pés? Fala aí!

Fonte das imagens: O Avesso da Moda, Amopé e AliExpress.

Agradecimento especial à Dra. Caroline Assed Saad, assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e à equipe da assessoria de imprensa da SBD pela intermediação da entrevista que consta neste post.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

4 comentários:

  1. Esfoliar é a dica mais prática.

    ResponderExcluir
  2. Também não abro mão dos cuidados com os pézinhos. Kkk Algumas pessoas são mais desligadas quanto a isso, mas pé bonitos e bem tratados são a chave!
    A cada semana ao trocar de esmalte, dou uma atenção especial a eles. A cada 15 dias tbm faço uma esfoliação, uso a lixa. Enfim, pés bonitos sempre! Hahah

    ResponderExcluir
  3. Xiiiiii... Super dicas!!! Eu não faço quase nada disso. E agora percebi que os meus pé são mais feio do que imagino por falta de cuidado. Tadinhos, sempre digo que são um pés masculinos, porque são iguais aos do meu pai, agora lendo este post, vejo que por conta disso deixo ele mais de lado, embora saiba que precisa de cuidados de rotina mesmo, além de usar muito sapato. Eu tava precisando dessas dicas, vieram como um bom puxão de orelha. Hahahahaha...

    ResponderExcluir
  4. Mariana Righetto20/11/16

    Que pezinhos lindos <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...