05/11/2016

máscaras faciais: por que eu gosto de usar?



Fico bem feliz de perceber que começa a existir um interesse forte aqui em nosso país por máscaras faciais, tanto por parte das pessoas, que começam a usar esse tipo de produto, como pelas marcas, que estão com a "fábrica em pleno vapor", lançando mais e mais produtos nessa categoria. Talvez esse movimento bom em relação às mascaras esteja acontecendo por conta do aumento da conscientização sobre os benefícios de cuidar da pele e da preocupação das brasileiras em dedicar-se a uma rotina diária de skincare.



Eu sempre gostei muito de usar máscaras faciais, desde que eu era adolescente. De verdade, ju-ro! Eu acho que sempre fui obcecada por cuidar da pele - um dia ainda conto mais sobre isso - mas para vocês terem uma noção, quando eu tinha 11 anos, pedi pra minha comprar um hidratante corporal e nunca mais parei de usá-lo - hoje em dia, chega até a ser uma obsessão, não consigo viver sem mesmo.

Mas voltando às máscaras, meu amor por elas apareceu um pouco mais tarde, quando eu já trabalhava e já tinha algumas espinhas safadas no rosto, assim como uma pele extremamente oleosa. Por isso, a partir dos dezesseis anos, mais ou menos, eu já era fã da máscara de argila da Avon, da linha Clearskin - que depois acabou sumindo do catálogo, né? #TrazElaDeVoltaAvon



Bom, desde essa época, eu costumo fazer máscaras faciais, principalmente voltadas para pele oleosa e, geralmente, prefiro aquelas que contêm argila, já que são formulações que eu percebo que dão uma "secada" boa na oleosidade, sabe?

COMO EU USO/MINHA ROTINA
Apesar de que muitas máscaras foram pensadas para o uso de duas as três vezes por semana, com essa vida corrida que levo, eu costumo "fazer máscara" uma vez por semana só, geralmente no sábado ou domingo, quando tenho um pouco mais de tempo pra mim. Depois do banho, com a pele limpa e seca, aplico uma camada generosa de produto e deixo agir pelo tempo informado pela marca. Na sequência, também retiro de acordo com o "modo de usar" explicado na embalagem, que pode ser com água fria ou morna, com algodão ou fazendo movimentos circulares, já que alguns produtos também promovem esfoliação. Pra fechar o tratamento, tonifico o rosto e sigo com minha rotina de sérum, hidratante, anti-age e protetor solar.



BENEFÍCIOS QUE PERCEBO
A vantagem que eu vejo de fazer uma máscara facial semanalmente é que ela parece ser um tratamento mais power, com ativos ultra-concentrados, que vão dar um booster instantâneo. Por exemplo, se eu faço uma máscara de argila, voltada para a pele oleosa, parece que ela dá uma controlada boa na oleosidade, limpa os poros e ajuda a reduzi-los, assim como, se ela ainda for esfoliante, vai ajudar a retirar a camada de células mortas, o que melhora, inclusive, a absorção de outros produtos e tratamentos. Por fim, ao longo da semana, parece que a pele do rosto "recebe melhor" os produtos que aplico, sei lá, mas parece que eles fazem mais efeito, sabe?

Outro ponto legal de compartilhar por aqui e que eu percebi em mim, é que se passei uma semana muito corrida, onde não pude me dedicar com "carinho" a cuidar bem de minha pele, no fim de semana faço uma máscara nutritiva, que ofereça iluminação à pele e que a deixe revigorada. Parece que, assim, acabo diminuindo pelo menos parte do prejuízo.



Também já aconteceu de eu usar uma máscara regenerativa após um tratamento dermatológico mais intenso, como peeling, por exemplo. Mas nem preciso dizer que isso deve ser feito sob orientação do dermatologista, né? Aliás, é aquilo que sempre digo, antes de passar qualquer produto na pele, a visita e conversa com o médico é indispensável - ele conhece a gente e sabe o que é mais adequado. Meu dermato-amor vocês já sabem, é o Dr. Euclides Falcone.



Ah, outra coisa que vale deixar registrado por aqui é que algumas máscaras em pó, podem ser misturadas a cremes hidratantes faciais e, essa misturinha, pode ser diretamente aplicada no rosto. Eu tenho algumas assim e são excelentes, recomendo muito. Também vale experimentar misturinhas caseiras, principalmente com pepino e chá de camomila, aliás, tenho um spray de chá de camomila que eu mesma faço, que é ótimo para acalmar a pele - eu, inclusive, gosto de usar depois de algumas máscaras mais potentes, digamos assim.



Não sei se os benefícios que eu dividi aqui com vocês são cientificamente comprovados, mas posso dizer que foram comprovados por mim e, portanto, para mim eles funcionam mesmo.

Logo, logo, volto com mais material sobre lançamentos importantes, produtos favoritos e minhas experiências de uso.

Mas, agora, me conta: você gosta de usar máscaras faciais? Fala aí!

Fonte das imagens: Weclipart, 123rf, Dreamstime, wikiHow.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda; imagens coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

4 comentários:

  1. Eu não uso :(
    Mas gostaria sim de um novo post com a listinha dos produtos preferidos por você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Célia Amanda8/11/16

    Adorei as informações que vocês passaram parece um bom produto pra começar a usar no dia a dia

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiii, eu também adoro máscaras faciais e sempre estou pesquisando sobre o assunto. Hoje já vou me jogar nas de argila que tenho aqui. :)

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha... Super me identifico com máscaras, desde a adolescência, eu juro!!! Hahahahahaha... uso a máscara de pepino da AVON, que acredito que também já saiu de linha. Hoje também aprecio mais as de argila e vou até providenciar argila verde virgem que li esses dias sobre ela e sua eficácia para pele oleosa, por aqui quase não tenho encontrado máscaras faciais, as que já experimentei foram as que vieram nas boxes de assinaturas da vida e super funcionam, eu gosto muito. Quanto a receitinha do chá de camomila, fiquei curiosa, viu? Conta tudo vai... Amei o post, como sempre amo!!! Beijos do coração Miriam linda e as demais :* :* :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...