25/11/2016

água micelar: por que eu (quase) deixei de usar o demaquilante bifásico



Minha pele é oleosa. Bem oleosa, devo dizer. E, como se não bastasse, ela ainda é sensível e clara demais. Por isso, tanto pra mim quanto para meu dermato-amor, o Dr. Euclides Falcone, sempre foi um desafio encontrar produtos bons para cuidar direitinho dela.

Sempre fui fã dos demaquilantes bifásicos, pois eles conseguem tirar toda a maquiagem com muita eficácia. Mas, por outro lado, eles também deixam minha pele cheinha de óleo, o que me faz ter de lavá-la depois de demaquilar. 

Há um bom tempo, mas muito tempo mesmo, passei a usar a água micelar, que trazia na mala nas viagens à gringa #soudessas, mas, claro, esse estoque uma hora acabava e, mesmo tendo acesso a algumas marcas à venda aqui no Brasil, os preços sempre foram tão exorbitantes que, né, vamos combinar, doía tanto no bolso, que eu acabava não comprando.



Agora, parece que tudo começa a mudar por aqui em nosso país. As marcas passaram a investir nesse tipo de produto e lançaram opções bem mais acessíveis, com preço amigo - algumas marcas, inclusive, apresentaram frascos menores, com uma quantidade reduzida de produto e, consequentemente, com preços reduzidos também. 

Outra coisa que, agora, nos ajuda a usar a água micelar aqui no Brasil é que é fácil encontrá-la em farmácias, perfumaria e até em lojas on-line.

Não sei dizer com certeza, mas talvez o que tenha levado as marcas a apostarem tanto assim na água micelar seja o atual interesse das(os) brasileiras(os) em cuidar da pele. Várias pesquisas demonstram que cresceu a preocupação das pessoas em incorporar uma rotina de skincare em seu dia a dia, rotina essa que passou a incluir produtos adequados ao tipo de pele, assim como essa rotina ganhou também a inclusão de novas categorias de produtos, que antes ficavam de fora, como os anti-ages.

Voltando...

MAS, AFINAL, O QUE É ESSA TAL ÁGUA MICELAR?

A água micelar é formada por micelas, que são microesferas que se formam em uma solução de água e tensoativos. Essas micelas agem como um imã, captando a oleosidade e a maquiagem, deixando a pele limpa e sem resíduos. 

A parte de fora dessas esferas é composta por moléculas hidrofílicas (que têm afinidade por água). Na parte interna da micela ocorre uma concentração de moléculas lipofílicas (afinidade por gordura), que se assemelham às substâncias que compõem a maquiagem, oleosidade e impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia. 

Ao ser aplicar a água micelar na pele, com a ajuda de um algodão, as micelas se abrem, deixando as moléculas lipofílicas em contato com o rosto. A afinidade do polo lipofílico por gordura captura a maquiagem e as impurezas, levando a sujeira que estava na pele para a superfície do algodão, sem alterar a barreira lipídica da pele. 

Assim é um produto que tem a capacidade de remover a maquiagem e as impurezas, ao mesmo tempo em que purifica e acalma a pele e que pode ser usado no rosto inteiro, inclusive olhos e lábios.



Eu sou completamente apaixonada por água micelar, pois percebi muitas e muitas vantagens ao usá-la, como:

  • Limpa profundamente;
  • Não resseca e não deixa aquela sensação de pele repuxada;
  • Hidrata e tonifica;
  • Não precisa lavar o rosto depois de aplicá-la, aliás, o recomendando é não lavar mesmo, já que ela deve ser deixada para que continue agindo e tratando a pele;
  • Quando a pele está sensibilizada, não arde - por isso, para mim, é um ótimo produto a ser usado depois de tratamentos mais power, como os de clareamento que faço no inverno;
  • Funciona para todos os tipos de pele, mas há opções disponíveis específicas para a pele oleosa;
  • Melhora a aderência de outros produtos de skincare, assim como da maquiagem, que fica com um resultado mais uniforme e bonito;
  • Maior rapidez na rotina, já que, em dias de pressa, consigo abrir mão do tônico facial sem peso na consciência.

Outro ponto que vale destacar é que, de acordo com a Dra. Caroline Assed Saad, assessora da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de um modo geral, não há contraindicação ao uso da água micelar. Ela não contém substâncias alergênicas, perfumes ou conservantes, sendo usada para todos os tipos de pele, principalmente aquelas mais sensíveis. 



Mas, agora chegou a hora de falar sobre o "quase" que incluí no título deste post...



Apesar de todos esses benefícios da água micelar, tem um ponto nela que ainda não deu certo para mim, que é retirar a maquiagem, à prova d'água, dos olhos. Por mais que deixe o algodão parado nos cílios, acho que, para esse fim, a água micelar não funciona tão legal assim. Portanto, eu ainda continuo usando meu demaquilante bifásico, ou seja, uso a água no rosto inteiro e, na área dos olhos, aplico o bifásico. 



Essa tem sido a combinação perfeita para mim e, há um bom tempo, vejo bons resultados na pele com o uso da água micelar. Meu rosto parece, agora, mais saudável, sem oleosidade excessiva ou ressecamento, mas, claro, ainda mantenho uma mega rotina de cuidados, que inclui limpeza, hidratação, produtos anti-age e proteção solar. Tenho, sim, meus dias de preguiça, mas, para mim, cuidar da pele é um prazer.

Logo, logo, eu volto por aqui para compartilhar com vocês quais são as águas micelares de que eu mais gosto, tá?

Mas, me conta: você gosta usa água micelar? Fala aí!

Agradecimento especial à Dra. Caroline Assed Saad, assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e à equipe da assessoria de imprensa da SBD pela intermediação da citação sobre a água micelar que consta neste post.

Agradecimento à Bioderma e à Eucerin, assim como as suas respectivas assessorias de imprensa, pelo texto sobre água micelar que consta neste post.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

4 comentários:

  1. Ana Paula de Sousa28/11/16

    Ótimas dicas, também parei de usar o demaquilante e agora só uso água micelar. Minha pele é outra, mais bonita e sem espinhas

    ResponderExcluir
  2. Regiane28/11/16

    Faz mais posts assim ajudam muito a gente

    ResponderExcluir
  3. Martha Silva28/11/16

    Uso a da Loreal e adoro, é boa e barata

    ResponderExcluir
  4. Super amei o post, de uma profundidade na explanação ímpar. Eu confesso que nunca testei água micelar e o maior motivo é acreditar que ainda ficam resíduos na pele, mesmo ela sendo eficiente. E mesmo sendo demaquilante bifásico eu sempre lavo o rosto, porque do meu ponto de vista, a limpeza só ocorre depois que retiramos até o demaquilante da pele, daí conclui-se a limpeza e posteriormente passo o tônico e hidratante, a água micelar tem a proposta de fazer tudo isso num único passo, torço o nariz para este produtos com multiplas funções, porém nunca testei água micelar, gostaria muito de testar a da marca Bioderma, as mais baratinhas existentes no mercado, para mim não tem eficácia nenhuma, porque imagino que sua concentração de ativos é bem baixa. Mas, amei o post, vocês arrasam como sempre. Beijos do coração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...