21/01/2016

dica de filme imperdível que estreia hoje: reza a lenda (não tem spoilers e não é uma crítica pedante)



Se você acompanha nossas redes sociais, deve ter visto o dia em que bati essa foto com o amor eterno, amor verdadeiro Cauã Reymond (aqui: link), na cabine de imprensa do filme Reza a Lenda, que estreia hoje nos cinemas. 



Se você não viu a foto, relaxa, que colei aí... kkkkk... er... bom, chega de besteiras e vamos falar sobre o filme, que realmente me surpreendeu e que eu, realmente acho que vale muito a pena assistir... e olha que nem sou fã de filme brasileiro, pois, em minha opinião, eles basicamente se dividem em filmes de bandidagem, seca/pobreza ou comédias besteirol - que eu não costumo ver muita graça, exceção recente de Minha Mãe é uma Peça, que achei engraçado mesmo.



Por isso, quando vejo um filme brasileiro que foge do lugar comum, que conta uma história que é, de fato, diferente e interessante, eu me empolgo para vir aqui e falar dele pra vocês, mas falar do meu jeito, procurando fugir da crítica pedante - que é um saco - e sem os terríveis spoilers, que eu detesto e que me fizeram parar de ler resenhas de filmes... há anos!

Reza a Lenda conta com um elenco turbinado, no bom e no melhor, e por isso, esse é um ponto positivo que ajuda a sustentar a ótima história - fora Cauã, destaco a atuação de Humberto Martins, Sophie Charlotte (que deixou de lado a "princesinha perfeita" das novelas e mostrou muito talento em ação), e Luisa Arraes, que arrasa em toda cena que mete a mão.







Falando sobre a trama, a sinopse é esta:

Em uma terra sem lei, a sorte favorece apenas os mais fortes e corajosos. Ara (Cauã), um homem de ação e poucas palavras, é o líder de um bando de motoqueiros armados que acredita em uma antiga lenda capaz de devolver justiça e liberdade ao povo da região. Quando realizam um ousado roubo, acabam despertando a fúria do poderoso Tenório (Humberto Martins). Agora, Tenório vai concentrar todas as suas forças em uma perseguição para destruir o bando de Ara e recuperar aquilo que acredita ser seu por direito. Durante a perseguição, a jovem Laura (Luisa Arraes) é resgatada de um acidente e tem que seguir o bando contra a sua vontade, despertando ciúmes em Severina (Sophie Charlotte), companheira de Ara.

E este é o trailer:


É claro que desde a primeira cena - ou desde o cartaz promocional, se você prestou atenção nele antes de ver o filme - fica clara a inspiração em Mad Max, mas resumir Reza a Lenda a isso é um jeito bem simplório de falar, pois sua beleza está nas sutilezas, nas entrelinhas que os mais desavisados podem perder.



Uma coisa que achei cool pra caramba foi ver essa trama insólita acontecer em plena caatinga e, por vezes, me peguei pensando se ela é tão surreal assim, que não poderia de fato acontecer em nosso Brasil. Sei lá, no filme é tudo muito cru, muito denso e muito... humano, demasiado humano! 



Não quero meter spoilers por aqui, mas quero que você assista esse filme e me diga se ele não é bom e se não dá até orgulho de nosso cinema e de nossos atores com um resultado tão bacana assim!



Ah, sim, e o figurino está de parabéns. Cara, as roupas surradas e empoeiradas estão perfeitamente caracterizadas, com a pegada brasileira na veia. Reparei nas camisetas usadas na cabeça, para proteção contra o sol e contra a poeira, e achei exatas! 



Em minha memória brotaram fragmentos de quando saí de São Paulo e viajei pelas estradas da Bahia, indo de Itacaré para Salvador, com minhas irmãs. No caminho observei o jeito de ser das pessoas comuns que via pela estrada, peculiaridades que a gente percebe assim, de olho no cotidiano. 

Encerro por aqui esperando seus comentários e suas impressões sobre o filme. Ah, e deixo uma pergunta também, que não é spoiler: Por que Tenório também manda matar o padre?

Bora lá! Depois a gente bate um papo a respeito... Combinado?

FICHA TÉCNICA
Uma Produção Ouro21 e Biônica Filmes
Coprodução: Globo Filmes, Sereno Filmes, Malagueta Filmes e Locall
Distribuição: Imagem Filmes
Codistribuição: SPCine
Direção: Homero Olivetto
Produtores: Kiki Lavigne, Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho e
Homero Olivetto.
Roteiro: Homero Olivetto, Patricia Andrade e Newton Canitto
Argumento: Homero Olivetto
Coprodutores: Cauã Reymond e Mário Canivello
Produtores associados: Guel Arraes, Sophie Charlotte, Marcelo Corpanni e
Marcus Baldini
Produção executiva: Bianca Vilar e Júlia Bock
Direção de Produção: Renato Rondon e Eduardo Nasser
Direção de fotografia: Marcelo Corpanni, ABC
Direção de arte: Valdy Lopes
Figurino: Cássio Brasil
Maquiagem: Tayce Valle
Produção de Elenco: Francisco Accioly e Anna Luiza Paes de Almeida
Montagem: Manga Campion e Márcio Canella
Desenho de som: Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis
Trilha sonora: Instituto
Fotografo Still: Marcos Camargo
Elenco: Cauã Reymond (Ara); Humberto Martins (Tenório); Sophie Charlotte (Severina); Luisa Arraes (Laura); Jesuíta Barbosa (Pica-Pau); Nanego Lira (Pai Nosso); Zezita Matos (Deinha); Nataly Rocha (Cira); Jonathan Azevedo (Zorro da Zorra); Aluan Smuck (Tristão); Herberth Vital (Cancão); Participação especial: Julio Andrade (Galego Lorde); Silvia Buarque (Tereza)

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto, análise crítica e imagens com marca d’água produzidos pelo O Avesso da Moda; demais imagens fornecidas pela assessoria para publicação neste post. Todos os direitos reservados.]

3 comentários:

  1. Andressa Soares Vehr21/1/16

    Sempre as melhores dicas de tudo, quero muito ver!!!

    ResponderExcluir
  2. Então, eu confesso que vi o trailer e não me interessei pelo filme, vi algumas coisas que você mencionou, mas não percebi outras, acho que vou ver agora depois das suas colocações e depois conto o que achei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Selma Regina Silva8/2/16

    Amei o filme!!!!!!
    Amo essas dicas por aaqui, meninas, temos gosto muito parecido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...