09/03/2014

pele oleosa: como limpar, esfoliar e, sim, hidratar! - testei o sistema 3 passos da Clinique


Sempre tive consciência sobre a importância de cuidar da pele, especialmente do rosto, mas foi só depois de participar da análise de pele da Clinique (post aqui: link sobre o serviço gratuito oferecido em qualquer loja ou quiosque da marca), que minha rotina diária passou por uma "reeducação" [e como todos os posts por aqui, quero deixar claro que minha opinião é sincera a respeito de minha experiência].

Por exemplo, eu costumava comprar um sabonete legal para pele oleosa/acneica, mas pulava completamente a etapa de esfoliar diariamente, no máximo, esfoliava uma vez a cada quinze dias, e a hidratação, bem, a hidratação, era algo bem controverso pra mim...

Digo controverso porque notava que variava de acordo com a época do ano ou com o sabonete que estivesse usando. No inverno ou se eu aplicasse um sabonete que "secava tudo", sentia que minha pele pedia um hidratante, e é aí que estava o conflito: "pô, mas minha pele é oleosa, pra que ela precisa de mais hidratação?"

Foi aí que a Clinique me ajudou, quando passei a conhecer seu sistema de 3 passos, tudo com a devida avaliação e aprovação de meu dermatologista.


Para quem não conhece, esse sistema de 3 passos se baseia em um conceito bem simples, ou seja, depois de determinado seu tipo de pele, é possível cuidar adequadamente dela, com produtos específicos, seguindo uma rotina de Passo 1 - Limpeza, Passo 2 - Esfoliação (química e não mecânica) e Passo 3 - Hidratação

Em minha rotina de uso, percebi que, seguindo essas etapas diariamente, de manhã e à noite, os benefícios são muitos, entre eles: aparência rejuvenescida, diminuição da acne e dos poros, "viço"/pele iluminada, maior facilidade na aplicação e maior duração da maquiagem, melhor ação de produtos de tratamento específico, como o anti-aging, etc.

Mas quais são os cuidados que eu tenho, que produtos eu uso, já que minha pele é mista a oleosa e qual a melhor forma de aplicá-los? Conto tudo a seguir.

Conforme avaliação da consultora da Clinique, recebi a indicação do sabonete em barra Cleansing bar (há a versão em gel também); da loção esfoliante Clarifying lotion [ambos os produtos são para a acne e fazem parte da linha Anti-Blemish Solutions] e do hidratante Stay-Matte Hydrator, da linha Pore Refining Solutions, além de produtos anti-aging, que ficam para um próximo post. ;-)

Começo falando do sabonete, que para mim é a estrela destes três passos e o que mais me surpreendeu. Por que? Porque, depois de usá-lo, ele não deixa a pele super seca, com aquela sensação chata que parece que está repuxando tudo, sabe?


No dia de minha visita à loja, não havia a versão em gel e acabei levando a versão em barra, que é gigante e dura horrores, como dá para ver pela foto (e ela está há oito meses em uso, com algumas interrupções, claro!).

Eu não sou fã de sabonetes faciais em barra, principalmente porque são chatos de manusear e detesto que fiquem molhados na saboneteira, sei lá, não me parece higiênico! Mas com a equipe da Clinique aprendi um jeito simples de aplicá-lo: usando um algodão. Pego um belo chumaço de algodão úmido e vou passando na barra e depois de passar várias vezes e pegar uma quantidade bem boa de produto, aplico no rosto, também úmido.


Este método não foi uma indicação de uso da marca, mas gostei quando vi a equipe usando desta forma. Segundo a consultora, essa "técnica do algodão" foi desenvolvida porque não há lavatório na loja. #seviranos30

Em relação ao produto, ele faz pouquíssima espuma (quase zero mesmo!) e, depois de enxaguar, a sensação é de pele profundamente limpa, mas sem estar seca.

Passando para o próximo passo, ou seja, o segundo, vem a Clarifying lotion, que esfolia, ajuda a complementar a limpeza e, para mim, também parece que ajuda a secar a oleosidade. Tanto, que passei a aplicá-la em uso alternado, ou seja, dia sim, dia não, pois senti um leve ressecamento, principalmente na testa.


Essa loção parece dar uma "acordada" boa na pele e já começa a prepará-la para o hidratante.

Como o frasco não tem um retentor/conta-gotas para dosar a quantidade que sai e, acredite, precisa de bem pouquinho para distribuir em todo o rosto, minha dica é pegar uma bola de algodão e dividi-la ao meio, ou usar um disco de algodão e fazer aquele movimento de "virar" o frasco apenas uma vez.


O algodão ficará com a quantidade certa de produto para usar em todo o rosto.


Para finalizar, o hidrante! E aí entra a questão que comentei lá no início do post: pra que usar hidrante em uma pele oleosa? Simples, porque depois de limpar, removendo todas as impurezas, e esfoliar, sua pele "entende" que precisa de hidratação - lembre-se que uma pele bem hidratada é uma pele com uma boa elasticidade, e uma boa elasticidade ajuda a "adiar" as ruguinhas, né? - e se você não oferecer essa compensação da hidratação com um creme, o corpo começará a trabalhar para repô-la... aí, já viu: uma produção maior de "óleo" resulta em uma pele cada vez mais oleosa...


O segredo para usar um hidratante e não ficar com o rosto brilhando é ter o produto certo para seu tipo de pele e, mais ainda, usar a quantidade certa. Com esse da Clinique, uso duas vezes a quantidade da foto abaixo para aplicar no rosto inteiro.


Falando em quantidade a ser aplicada, esse foi outro ponto que aprendi com estes produtos, ou seja, usar bem pouquinho, bem pouquinho mesmo, pois o corpo só vai absorver o que precisa, o resto é excesso e desperdício. 

Nisso entra outra questão: os produtos da Clinique são caros? Sim, mas dão resultado e o rendimento é excelente. Você investe uma grana legal nesse kit, mas ele vai durar por muito, muito tempo, então, acaba compensando, né? Com a vantagem que, realmente, você vai "sentir na pele o resultado" (hehe!).


Para finalizar, depois de aplicado o sistema 3 Passos, uso protetor solar e maquiagem (pelo dia) ou uso os cremes anti-aging (pelo dia uso um sérum e à noite um creme com uma ação mais concentrada), mas isso já é assunto para outro post.


E você, como cuida da pele? Conta pra gente!

Para saber tudo:
Clinique
SAC: 0800 892 1694
E-Commerce: link; Twitter: link; Facebook: link.

Os produtos que aparecem neste post foram gentilmente oferecidos para teste do O Avesso da Moda. A opinião ora apresentada expressa parecer sincero e imparcial da autora.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

6 comentários:

  1. Eu uso o hidrafil gel e sabonete da Neutrogena Acne Wash mas sou louca pra usar os produtos da Clinique, na próxima eu compro. bjim

    ResponderExcluir
  2. Carla Silveira10/3/14

    Acho que esse hidratante é pra mim então é o que eu to procurando.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, detalhado e contando uma monte de dúvida que eu tinha. Vou na Clinique!!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fabiana Silva11/3/14

    Sonho usar esses produtos da Clinique, sempre parecem bons. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem legal esses produtos, pena que são carinhos.

    beijus!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Preciso começar a ter esse hábito. Dá um pouco de trabalho. Mas os produtos são bons.

    bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...