21/02/2014

onze dicas de como comprar e aproveitar (com consciência) as promoções #guia


Promoção todo mundo quer, todo mundo gosta. Mas levanta a mão quem nunca comprou no impulso e se arrependeu depois? Eu já, porém com o passar do tempo - e de várias experiências consumistas frustradas, passei a pensar melhor antes de comprar um peça e deixei de lado várias "oportunidades imperdíveis", que agradeci para mim mesma depois por ter poupado meu rico dinheirinho.




Como sei que a tentação é grande e que nem sempre pensamos direito nesses momentos de emoção - principalmente quando a gente se deparada com uma etiqueta de 50% de desconto - reuni onze dicas que podem ajudar muito na decisão entre passar o cartão de crédito e devolver a blusa pra arara. Olha só:

1. Prefira os básicos



Peças lisas, ou seja, sem estampas, sejam roupas, calçados ou bolsas, garantem um número maior de combinações e a chance de acertar na composição do look também cresce, fora que, geralmente, esse tipo de peça têm uma probabilidade bem grande de combinar com o que você já tem em casa. 

2. Prefira os neutros



Tons neutros, como preto, branco, nude, marrom, azul marinho e verde oliva, sempre criam uma boa base para compor looks com cores mais contrastantes, além do fato de que essas nuances geralmente casam bem com estampas e, inclusive, entre si.

3. Clássicos são sempre bem-vindos



Não é à toa que algumas peças entram na categoria de clássicos, já que eles costumam se adaptar bem à maior parte das silhuetas, valorizam as formas e nunca saem de moda. Sempre digo que com onze modelos se faz um belo guarda-roupa, já que geram boas combinações entre si ou com outras roupas mais ousada. 

Ah sim, quer saber quais são, aí vão: 1) um vestido pretinho básico, 2) um vestido branco, 3) uma calça preta ou cinza de alfaiataria, 4) uma saia com estampa clássica, 4) uma bolsa de tamanho médio, na cor camelo, 6) uma camisa branca bem ajustada na cintura, 7) um blazer ou um trench coat com bom corte (se puder ter os dois, melhor!), 8) uma blusa de sedinha em tom vibrante, 9) uma malha de qualidade; 10) um jeans com lavagem escura e 11) um belo par de scarpins!

4. Opte pela utilidade e dê voz à repetição!



Tá certo que você pode ter namorado uma blusa linda por meses, mas ela combina com seu estilo? Dá pra combinar com várias peças que estão em seu guarda-roupa? Você consegue compor pelo menos três looks completos com ela? Se a resposta for sim, vá em frente e leve esse achado pra casa! E como roupa não é descartável, você vai conseguir usá-la inúmeras vezes e, dependendo da composição, sempre parecerá ser uma peça nova!

5. Invista na qualidade



Às vezes, uma peça pode estar em uma arara de uma loja X por R$ 20,00 e na vitrine da boutique ela sai por R$ 100,00. Qual é a que mais vale a pena? Depende! Primeiro, depende de quanto você pode pagar e, segundo, qual das duas opções conta com o melhor tecido, acabamentos bem feitos e costura impecável. Fique sempre com a de melhor qualidade, mesmo que seja mais cara, já que vai durar mais e você vai usar tanto que, quando perceber, já pagou o investimento inicial da compra (se por acaso ele foi alto).

6. Pense no futuro



Será que essa estampa ousada nessa saia ou essa quantidade enorme de glitter enfeitando o scarpin ainda vai ser "moda" no próximo ano? Por quantos verões você consegue usar aquilo que compra hoje? Pense e se a resposta for apenas o momento atual, deixe passar!

7. Pense nas combinações



Já adiantei no item 4, mas repito aqui: perceba se você consegue combinar a nova aquisição com pelo menos três looks, de preferência usados em uma mesma situação, ou seja, três looks pra balada, pra usar no trabalho, no almoço com o namorado...

8. Na dúvida, deixe pra lá!



Você gostou da peça e do caimento, mas ainda assim você não sabe se deve comprar aquela calça? Deixe pra lá, pois se há dúvidas, há chances de deixar essa calça mofando em seu guarda-roupa. Mas se você for uma pessoa indecisa por natureza, dê algumas voltas no shopping (ou na rua) e, se depois de mais ou menos uma hora achar que a compra ainda vale a pena, volte à loja e arremate!

9. Provador existe! Então, use-o!



Não tenha preguiça de provar uma peça e não confie em seu olho ou na elasticidade do tecido, por exemplo. Tudo muda quando a gente prova uma roupa e só o espelho vai ser sincero com você, dizendo se o caimento foi bom ou não... ah, sim, mas não se iluda, se não ficou bom, não diga pra si mesma que está per-fei-to!

10. Fique de olho no tamanho



Geralmente, é possível conseguir ajustes imperceptíveis em peças com um ou dois números maiores que o seu, mas na situação inversa, a coisa complica e, por isso, digo: nunca compre uma peça menor que o P, M ou G que você costuma usar, mesmo que tenha muita esperança de emagrecer ou engordar para "cair" direitinho na roupa. Nãoooo! A chance de essa comprinha ficar largadinha no armário é enorme! Não arrisque! 

11. Se você já tem três blusas iguais a essa, pra quê uma quarta?



Não tenho o que dizer: use o que você já tem e seja feliz!

Acho que é isso! É claro que sempre vale dizer pra pensar bem em seu orçamento, não passar de suas possibilidades e não estourar seu cartão de crédito com uma compra astronômica. Lembre-se: um belo closet se abastece aos poucos!



Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto, análise crítica, dicas e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

5 comentários:

  1. Simplesmente amei as dicas! Eu já faço a pão dura por padrão, então boa parte delas eu já coloco em prática sem perceber, mas exatamente pela pão durice, eu acabo pecando ao escolher sempre as peças mais baratas e não levo a qualidade em consideração. Vou me policiar mais nesse sentido!
    Bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Precisava desse choque de realidade pra não gastar tanto amanhã que quero passar no shopping pra ver o que tem de bom nas lojas. Adorei, ajudou muito!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas. Tudo que compro experimento primeiro, se ficar bom penso se vou usar mesmo. Se achar que devo levar já procuro uma peça na própria loja para completar o look. Pois esse negócio de levar tal peça porque tenho outra que combine nunca dá certo. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. Eu nunca compro nada sem experimentar, nunca. No corpo sempre é diferente.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. adoro uma promoção. Dicas legais.

    Beijus!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...