05/11/2013

resumão do spfw inverno 2014: destaques dentro e fora da passarela [polêmicas, estreias, tendências, beleza e +]


Não há edição do SPFW que não gere curiosidade, seja por destacar em seus desfiles as propostas criativas dos estilistas, por antecipar as tendências que logo, logo chegarão às lojas ou pelas polêmicas e outras pegadas inusitadas que inevitavelmente aparecem na semana de moda.


Garimpamos o que achamos de mais legal nesta edição Inverno 2014 e apresentamos aqui os destaques que aconteceram nos cinco dias do evento, seja dentro, seja fora da passarela. 

Em cada tópico, a palavrinha em negrito define as categorias (loucas ou não) que a gente usou para separar tudo isso! Vamos lá:

No estilo: Alexandre Herchcovitch
AH floresceu novamente! Embora os desfiles do estilista sejam sempre muito aguardados, neste foi impossível resistir ao preciosismo das peças, repletas de rendas e inspiração na lingerie.


Festa na passarela: Cavalera e Uma Raquel Davidowicz
Se na edição primavera-verão 2013-214 a Cavalera explodiu em festa em sua passarela, nesta a marca voltou a empolgar, em um desfile ao ar livre, em pleno anfiteatro externo do Parque Villa-Lobos. Com inspiração "Virado para Meca", o desfile começou com um solo de guitarra, passou por um grupo de música árabe e terminou com dança do ventre, com direito até a palhinha da atriz Letícia Spiller que estava na plateia.  As peças lindas, modernas e descoladas como só a Cavalera sabe ser, apresentaram tecidos fluidos, sobreposições e um xadrez esmaecido irresistível.

Final do desfile da Cavalera: todo mundo em festa na passarela

três looks da Cavalera

Não foram modelos, mas sim bailarinos da São Paulo Companhia de Dança que apresentaram as confortáveis peças da Uma, repletas de tons neutros e uma pitada de azul klein.

a dança da Uma

Gisele, o retorno
O que dizer? Gisele voltou a pisar na passarela da Colcci e simplesmente arrasou!


Na tendência: jeans e moletom chiquetosos
Os ditos "tecidos confortáveis" ganharam corpo nesta edição e foram apresentados em construções cheias de estilo e em combinações-desejo, prontas para pular da passarela e sair pra ruas.

Ellus e Juliana Jabour

Na tendência: as barras desceram, as silhuetas apertaram e a cintura marcou
O comprimento mídi foi o preferido de muitos estilistas e as propostas pipocaram em vários desfiles. Acompanhando a tendência, apareceram vestidos sequinhos, saias lápis e cinturas bem marcadas em saias amplas, completamente a la Dior.

da esquerda para direita: Acquastudio, Alexandre Herchcovitch, Forum e
Fernanda Yamamoto

da esquerda para direita: Vitorino Campos e Tufi Duek

da esquerda para direita: Ronaldo Fraga, Pedro Lourenço e Reinaldo Lourenço

No estilo: no gramado da Osklen
Inspirada no futebol, a Osklen apresentou peças com ótimas traduções do conceito, seja no look "gramado", nas estampas de "trave" ou de torcida em uma mistura de tons e cores esmaecidas. Irresistível também foi a bolsa em formato de bola.


Destaque no acessório: as bolsas de Ronaldo Fragra
Sempre vale a pena ficar de olho nas bolsas desfiladas por Ronaldo Fraga, pois dialogam muito com as roupas e, novamente, elas não decepcionaram. Em modelos artesanais, aparecem em propostas bem variadas.


Destaque no acessório: óculos por todos os lados
Nunca se viram tantos óculos escuros em um desfile de inverno. Predominaram as lentes coloridas e amarronzadas em armações de tons neutros e até transparentes.

da esquerda para direita: Gloria Coelho, Samuel Cirnansck, Alexandre Herchcovitch,
Amapô e Vitorino Campos

Pegada na beleza: o lounge vip de O Boticário
Patrocinador do SPFW, O Boticário montou um lounge enorme, com direito a transmissão dos desfies em um telão imenso e várias "estações" para distrair as pessoas entre um desfile e outro. Havia espaço para maquiagem, esmaltação e, claro, todas os lançamentos de Make B., como a paleta e o spray de maquiagem para as pernas que chegam agora, em novembro, às lojas.

Lounge de O Boticário

A Ana no espaço para make

a gente no lounge

Mirian na esmaltação

lançamentos de novembro: paleta de maquiagem e spray para maquiar as pernas

Pegada na beleza: lançamento do kit de Gloria Coelho para O Boticário
Logo após o desfile de Gloria Coelho, O Boticário apresentou seu lançamento em edição limita: um kit em parceria com a estilista e o maquiador Fernando Torquatto, contendo um quarteto belíssimo de sombras neutras + um batom vinho perfeito que, segundo a estilista, tem cor de "beijo na boca".

lançamento de kit de Gloria Coelho

Glória e Torquatto

Pegada na beleza: sombras e batons "apagados/borrados"
A beleza que apareceu em muitos desfiles foi despojada: a maioria das sombras foi aplicada de maneira despretensiosa, criando efeitos sujos, borradinhos ou apagados em certos pontos da pálpebra. Em alguns caso, essa aplicação ganhou um quê de degradê, como no batom roxo na beleza assinada por Marcos Costa e equipe para Lino Villaventura.

da esquerda para direita: Alexandre Herchcovitch, Animale e Forum

da esquerda para direita: Cavalera, Lino Villaventura, Samuel Cirnansck e Acquastudio

Pegada na beleza: tons terrosos
Também apareceu muita sombra marrom, aplicada com intensidade em toda a pálpebra. Destaque para a nuance metalizada na Têca fazendo um contraponto com o fundo cinza.  Além disso, criatividade total foi o uso do marrom também nos lábios, no desfile de Ronaldo Fraga.

Ronaldo Fraga

da esquerda para a direita: Colcci, Ellus e Têca

Na contramão da beleza: sombras metálicas, com aplicação bold 
Apesar da predominância do borradinho/esfumado, Reinaldo Lourenço preferiu investir em intensidade e criou looks lindíssimos com o uso de sombras metálicas, nos tons de prata e dourado, aplicados em bold.

Reinaldo Lourenço

O inesperado: desfile no metrô
Marcando o início do SPFW, 40 modelos desfilaram na linha 02 verde do metrô, democratizando assim a moda para todos os passageiros, em um trajeto que foi da estação Vila Madalena até a estação Vila Prudente.


O inesperado: beijo de Alicia Kuczman e Isabel Hickmann
Foi no desfile de Lino Villaventura que as modelos trocaram um beijo e "causaram". O tal beijo entrou para a história da semana de moda, pois foi o primeiro beijo entre mulheres a rolar na passarela.


O inesperado: o "não desfile" de FH
Bem ao estilo dos famosos happenings, FH fez seu "não desfile" virar notícia e chamar a atenção pela criatividade e bom humor. O convite veio cheio de "regrinhas" sobre o que era um "não desfile" e, como o local onde ele aconteceria seria avisado via SMS uma hora antes, vinha acompanhado da seguinte recomendação: "fique com os sapatos calçados e o táxi aguardando na porta para levá-lo ao destino". Perfeito!


O inesperado: a arte de Kobra entre paredes
Aqui por SP é comum ver as obras de Eduardo Kobra grafitadas em diversos muros da cidade. No SPFW, em parceria com a Hot Wheels, a obra foi "emparedada" e ganhou tridimensionalidade. Olha aí:


O inesperado: área de descanso "praiana"
Fora do agito dos corredores, o SPFW reservou uma área externa calminha, calminha, com cadeiras de praia que convidavam ao descanso. Pena que estavam tão próximas do "perfume" poluído do Rio Pinheiros...

A Glória no descanso

pausa praiana

Estreias: Pat Pat's, Patrícia Motta e Melissa
Três foram as estreias que aconteceram na semana de moda: Melissa com seu desfile multicolorido, Pat Pat's com sua pegada comercial e releitura punk rock, inclusive em propostas diferentes para as queridas "camisetas de banda" e Patriícia Motta com seu apuro técnico no tratamento do couro.

Melissa

Pat Pat's e Patricia Motta

E aí, gostou? Conta pra gente!

Crédito das imagens: O Avesso da Moda, Agência Fotosite: Zé Takahashi, Gustavo Scatena, Julia Rodrigues e Sergio Caddah; Fan Page Melissa

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto, análise crítica e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda; demais imagens, fornecidas pelas respectivas assessorias para publicação neste post, pela assessoria do evento e/ou coletadas a partir dos sites pertinentes. Todos os direitos reservados.]

5 comentários:

  1. Sempre bom ver o que vocês falam sobre os desfiles da São Paulo Fashion Week. Gostei mais dessa parte que vocês misturaram e colocaram também o que aconteceu fora. Achei esse ano melhor que os outros com coisas que da pra usar.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  2. Karina Suvit6/11/13

    Adorei tudo e ja quero começar a procurar oculos de sol colorido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meninas, post bem completo. Gostei de tudo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pena que nao da pra ir, só para quem é poderosa. Tudo bonito.

    Beijus!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...