10/10/2019

vem aí a 43a. mostra internacional de cinema de são paulo: programação, destaques, eventos especiais, filmes premiados e dicas imperdíveis



A 43a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa na semana que vem, de 17 a 30 de outubro, mas por aqui já separamos os destaques que chegam para essa edição, apresentados em meio a muitos aplausos do público durante a coletiva de imprensa.

cartaz da Mostra criado pela
artista Nina Pandolfo

Sinceramente, fico bem feliz de poder dividir esse conteúdo por aqui, principalmente porque, apesar dos revezes, da perda de patrocínio e da falta de incentivo crescentes que nosso cinema vem sofrendo, assim como vêm sofrendo também as demais ações culturais em nosso país, ainda assim teremos a alegria de poder contar com uma Mostra de tirar o fôlego, com uma seleção de filmes nacionais e estrangeiros, premiados, indicados ou que se destacaram no meio cinematográfico recentemente, somando mais de 300 títulos, que serão exibidos em 27 locais (veja a programação completa aqui:mostra.org).

Além disso, acho que também vale compartilhar que teremos filmes de realidade aumentada, disponíveis no Cinexesc e, inclusive, nos CEUs, assim como exibições no Theatro Municipal, na parte externa do Auditório Ibirapuera com participação de orquestra sinfônica, no vão livre do MASP e, até por streaming, no site da Spcine (spcine.com.br) e do Itaú Cultural (itaucultural.org.br). Ah, e tudo isso gratuito!

Tá empolgadx? Olha, eu tô! Confere abaixo os destaques da programação:

:::::DESTAQUES DA MOSTRA:::::
  •  Wasp Network, novo filme de Olivier Assayas, abre o evento no dia 16 em sessão para convidados no Auditório Ibirapuera. O longa, uma adaptação do livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais, foi exibido no Festival de Veneza e tem no elenco Edgar Ramírez, Leonardo Sbaraglia e Wagner Moura, que participam da Mostra, assim como o diretor * Assayas também ganha o Prêmio Leon Cakoff e uma retrospectiva: o evento vai exibir 15 títulos do diretor francês, entre eles Depois de Maio, Horas de Verão e Vidas Duplas.

filme "Wasp Network"
  • Protagonizado por Robert Pattinson e Willem Dafoe, O Farol, premiado no último Festival de Cannes, terá sessão no Auditório Ibirapuera seguida de uma masterclass do diretor Robert Eggers (de A Bruxa).
  • Produções em realidade aumentada voltam a integrar a programação do evento pelo terceiro ano consecutivo. Elas fazem parte de exibições especiais que ocorrem de 17 a 30 de outubro no Cinesesc. A Linha, do diretor Ricardo Laganaro, vencedor do prêmio Melhor Experiência Interativa no Festival de Veneza, integra a programação de filmes em Realidade Virtual. Também serão exibidos Last Whispers, de Lena Herzog, Children Don’t Play War, de Fabiano Mixo, The Bridge, de Nikita Shalenny e 11.11.18, de Django Schrevens e Sébastien Tixador. Neste ano, uma unidade móvel fará itinerância nos CEUs Aricanduva, Caminho do Mar, Meninos, Vila Atlântica, Jaçanã e no Centro de Formação da Cidade Tiradentes.


filme de realidade aumentada "A Linha"

  • Parceria com a Spcine traz o Theatro Municipal ao circuito da Mostra. Nos dias 18, 19 e 20, o espaço exibirá quatro títulos brasileiros que tiveram destaque internacional, como os premiados A Vida Invisível (Cannes) e Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (Veneza).
  • Neste ano, a clássica sessão na parte externa do auditório Ibirapuera, com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica, ocorre no dia 2 de novembro, com a exibição de O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, em homenagem ao centenário do filme.



100 anos do filme "O Gabinete do Dr. Caligari" ganha
exibição gratuita acompanhada pela Orquestra Jazz Sinfônica

  • A Mostra apresenta três episódios diários de podcast, sendo o primeiro no dia 05 de outubro com a Diretora da Mostra Renata de Almeida, além de um ciclo baseado nos depoimentos à seção Memórias de Cinema, como os de Hector Babenco e Rubens Ewald Filho. O crítico de cinema também será homenageado com a exibição de O Mágico de Oz, um de seus filmes preferidos. 
  • Dois Papas, novo longa de Fernando Meirelles protagonizado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, encerra o evento no dia 30. O título, que retrata dois pontífices discutindo os rumos da igreja Católica, integrou a seleção oficial do Festival de Toronto, de Telluride e de outros festivais estrangeiros 
  • Meirelles também produziu A Grande Muralha Verde, dirigido por Jared P. Scott, que integra a programação. Protagonizado pela cantora mali Inna Modja, o documentário mostra uma jornada épica pela grande muralha verde africana 
  • O diretor palestino Elia Suleiman recebe o Prêmio Humanidade; seu novo filme, O Paraíso Deve Ser Aqui, premiado no Festival de Cannes deste ano, compõe a seleção do evento 
  • A Mostra exibirá o ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim (Sinônimos), da Palma de Ouro no Festival de Cannes (Parasita), da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián (Pacificado) e do prêmio do júri de melhor documentário mundial no Festival de Sundance (Honeyland).
  • Já o diretor israelense Amos Gitai recebe o prêmio Leon Cakoff e prestigia o aniversário de lançamento de dois de seus longas que terão sessões especiais: Berlim-Jerusalém, que completa 30 anos, e Kadosh – Laços Sagrados, que estreou há duas décadas 
  • A tradicional programação do Vão Livre do Masp incluirá Canções de amor, premiado na edição anterior do evento, o documentário Slam: A Voz do Levante e uma sessão de curtas de Georges Meliès, como Viagem à Lua, em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 


vão livre do MASP terá exibições gratuitas de curtas de Georges Meliès

  • O programa Cinema Alemão: por Mariette Rissenbeek traz os dez títulos mais relevantes produzidos pela Alemanha nos últimos anos; Mariette esteve à frente da German Films e atualmente é a nova diretora-executiva da Berlinale. 
  • O III Fórum Mostra promoverá discussões relativas à política do setor e questões ligadas aos processos criativos, além de explorar a relação entre palavra e imagem. 
  • A itinerância promovida pelo Sesc ocorrerá em 12 unidades no interior paulista, de 09 de novembro a 08 de dezembro, com a exibição de 10 filmes. Em Campinas, o Instituto CPFL apresenta uma seleção da Mostra de 21 a 30/10 
  • Filmes que colocam o meio ambiente no centro da trama foram selecionados para compor a programação, como O Tempo das Florestas, Campo, Amazônia Sociedade Anônima, Wantoks: Dança de Resiliência na Melanésia e Movimentos de uma Montanha Próxima 
:::::PREMIADOS EM FESTIVAIS INTERNACIONAIS:::::
Títulos que receberam os principais prêmios em festivais estrangeiros estão confirmados na Mostra, entre eles Parasita, de Bong Joon-ho, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Sinônimos, de Nadav Lapid, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, Honeyland, de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska, vencedor do Grande Prêmio do Júri da seção World Cinema de documentários no Festival de Sundance, O Paraíso Deve Ser Aqui, de Elia Suleiman, menção especial no Festival de Cannes, Deus É Mulher, Seu Nome é Petúnia, de Teona Strugar Mitevska, vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim, Viajante da Meia-noite, de Hassan Fazili, vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico da Mostra Panorama do Festival de Berlim, O Jovem Ahmed, dos irmãos Dardenne, vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, O que Arde, de Oliver Laxe, vencedor do Prêmio do Júri na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes, e Fim de Estação, de Elmar Imanov, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Roterdã.


filme "Parasita", premiado em Cannes, é imperdível!

E aí, bora fazer a listinha e se jogar na Mostra semana que vem?

Para saber tudo: mostra.org

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto de introdução produzido pelo O Avesso da Moda, demais textos e imagens: divulgação. Todos os direitos reservados.]


Um comentário:

  1. Kika Garcias17/10/19

    Gostei muito!!!!
    Esse fim de semana vou conferir alguns titulos, queria mais publicações desse estilo. Adoro dicas culturais. Concordo com tudo o que você falou, a Cultura tá indo pro fundo do poço. Que triste!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...