25/01/2019

pele oleosa: o que fazer para tratar e controlar a oleosidade da pele no calor [dicas do médico]


Oi, gente, tudo bem?

Você que acompanha O Avesso da Moda, por aqui, no YouTube, no Instagram ou em outros de nossos perfis nas demais redes sociais, deve ter percebido que skincare é um assunto frequentemente abordado nós e, em nossas publicações, procuramos ir muito além da pegada de testar e recomendar produtos. Nosso objetivo principal é oferecer informação útil e confiável sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele.

Por isso, hoje damos início a um conteúdo especial, que - sempre que disponível - aparecerá por aqui. São informações que costumamos receber e que não podem - e não devem! - ficar paradas, já que são importantes, são elaboradas por médicos e especialistas e que, precisam, sim, ser compartilhadas por aqui, n'O Avesso da Moda, esse canal de comunicação que busca, sempre, ser uma fonte de informações embasadas por especialistas.

Assim, o primeiro tema é esse que dá título ao post "Pele Oleosa: o que fazer para tratar e controlar a oleosidade da pele no calor", com texto elaborado pelo Dr. Jardis Volpe, dermatologista (biografia no fim deste post).

Boa leitura!



Quando os termômetros aumentam, a oleosidade da pele sobe no mesmo nível. Por isso, descubra a maneira infalível de controlar a situação!

Ela passa pelo inverno sem dar muitos sinais, mas quando chega a primavera e o verão, a oleosidade apronta muito com a pele e, juntamente com ela, vem o aspecto congesto e o brilho excessivo. “O calor estimula as glândulas sebáceas e, como estamos em um país tropical, temos esse reflexo em grande parte da população. Além disso, muitas vezes, o uso de produtos que secam demais a pele provocam um efeito rebote, ou seja, a oleosidade e até a acne podem voltar pior”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Por isso, é necessário seguir um ritual completo de beleza a fim de controlar o brilho excessivo. Veja abaixo como fazer isso:


LIMPEZA: Comece o seu ritual pela limpeza, em profundidade, dos poros. “Podemos lavar a pele com sabonetes que contenham ácidos, como o glicólico ou salicílico, que ajudam a esfoliá-la, retirando, principalmente, o excesso de oleosidade”, explica. Extratos vegetais, como o de calêndula, também podem ser usados. A limpeza é restringida a duas vezes ao dia, o produto não pode ser muito agressivo (abrasivo), para não retirar a barreira protetora da pele e para não estimular o efeito rebote. “Cuidado para não entrar num ciclo vicioso de desequilíbrio e compensação”, diz o médico.




ESFOLIAÇÃO: Essa etapa deve acontecer duas vezes por semana, com o uso de esfoliantes naturais como a seda do arroz ou a semente de apricot, entre outros. “Produtos muito abrasivos e com microplásticos podem também remover demais a barreira protetora da pele.” A esfoliação é feita à noite e não ultrapasse a orientação de duas vezes por semana.
[Nota d'O Avesso da Moda: esfoliantes com microplásticos são extremamente poluentes, contaminando a água de rios e mares, agredindo também a fauna e flora marinha. Prefira esfoliantes naturais, que se dissolvem sem deixar resíduos ou, se deixam, são resíduos que se decompõem com facilidade na natureza]


TONIFICAÇÃO: “Logo após o sabonete, use um tônico adstringente, com ativos secativos e bactericidas, que contenham álcool em pequena dose. O tônico regula o pH, promove limpeza profunda dos poros e ajuda na penetração de ativos dos cosméticos usados na sequência”, explica o médico.


HIDRATAÇÃO: Equilíbrio! Esse é o segredo do controle da oleosidade. A pele oleosa é rica em óleo, mas pobre em água. Então, o que você deve fazer? Investir em hidratantes oil-free, texturas em gel ou séruns e ativos que estimulem a hidratação natural. “A hidratação é fundamental para evitar o efeito rebote”, explica o médico. Substâncias como Hyaxel, um ácido hialurônico de baixo peso molecular, podem ser usadas, pois o ativo estimula a auto-hidratação.


FOTOPROTEÇÃO: A fotoproteção é obrigatória, mesmo que seja difícil encontrar um produto adequado para sua pele. “Esses produtos precisam ser específicos para peles oleosas e acneicas, podendo conter ativos controladores da oleosidade e devem ter toque seco. Orienta-se o uso de FPS de no mínimo 30 e a reaplicação a cada duas horas em exposição direta”, diz.

CUIDADOS EXTRAS PARA ACNE: Se a sua pele é oleosa e, vez ou outra aparece uma espinha, você pode usar gelo, desde que essa espinha seja única. “Se estamos falando de uma espinha isolada, daquelas internas ou vermelhas, sem a famosa coloração amarelada (nesse caso, chamamos de pústulas), para uma emergência podemos utilizar a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente. Logo após, pode-se aplicar um creme com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla”, afirma o médico. Mas se a sua pele tem espinhas inflamadas, o creme secativo deve atuar rapidamente e ter baixo grau de irritação, com ativos como enxofre, melaleuca, ácido salicílico e medicamentos como o peróxido de benzoíla.

Dr. Jardis Volpe, dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. www.clinicavolpe.com.br Pamper your legs with a massage using different herbal oils such as chamomile, eucalyptus and rosemary.Take a break from wearing high heels.Maintain hair free legs by either waxing or laser hair removal .Use an Ingrow Solution!

Antes de fechar, aquele conselho que sempre aparece por aqui: antes de aplicar qualquer produto na pele, converse com seu médico a respeito. Só ele pode indicar o que é melhor pra você!

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto fornecido pela assessoria para publicação neste post. Todos os direitos reservados.(Royalty Free Images)]

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...