11/04/2018

o que é um flanker na perfumaria?


Quando comecei a escrever resenhas aqui no blog, tinha muita dificuldade para descrever as fragrâncias dos perfumes. Mas com o tempo, tive várias oportunidades de participar de cursos e workshops na área, onde fui aprendendo bastante sobre esse vasto mundo que é a perfumaria.




Os termos usados nesse segmento são muitos, assim como também são muitos os ingredientes que compõem um fragrância. Então, é preciso um pouco de treino e paixão para ir "pegando o jeitinho".

Pensando nisso - e como já foi pedido muitas vezes por aqui- sempre procuramos explicar, de forma simples e rápida, os detalhes sobre o fascinante mundo dos aromas. Desta forma, resolvemos publicar uma série de posts para abordar o assunto e,  hoje, começo falando sobre  o que é um flanker. 

O que é um flanker?

Um flanker é uma fragrância que se originou a partir de um perfume conhecido. Geralmente, as marcas gostam de fazer flankers de perfumes que já são um sucesso, especialmente best-sellers.

No caso dos flankers, quaser sempre os acordes mais marcantes da fragrância são mantidos e, geralmente, são acrescentadas algumas modificações, que podem ser sutis e lembrar muito o perfume original ou podem ser totalmente diferentes. Há casos no mundo "perfumístico" em que os flankers fazem mais sucesso que os originais. Que ironia, né?

Muitas pessoas criticam negativamente os flankers, pois acham que a empresa está sem ideias para lançar novos perfumes e aí vai no certo, ou seja, investe naquele perfume que vende bastante e que a maioria das pessoas adora. #marketing

Eu particularmente acho bacana os flankers, porque quando gosto de um perfume sempre tenho curiosidade de experimentar uma derivação com variação de notas. Eu mesma já me surpreendi gostando muito mais, e coloca muito mais nisso, dos flankers do que das fragrâncias originais.

Além disso, existem perfumes que têm uma "pegada mais antiga" e, devido a grande oferta que há em perfumes no mercado, assim como também devido a grande divulgação que existe hoje em dia, os mais antiguinhos acabam precisando se atualizar para acompanhar os gostos da nova geração.

Por isso, acredito que as mudanças são bem-vindas, seja pra agradar outras pessoas ou pra arriscar mesmo e até colocar ousadia em flankers. Acho muito válido investir em novos caminhos olfativos com aromas recém-descobertos, por exemplo.

Pra finalizar deixo aqui alguns flankers famosos pra você saber do que estou falando:

  • Hypnotic Poison (Dior) - é um flanker do Poison
  • Daisy Dream (Marc Jacobs) - é um flanker de Daisy
  • Nina E'lixir (Nina Ricci) - é um flanker de Nina
  • Coco Mademoseille (Chanel) - é um flanker do Coco
  • La Vie Est Belle Intense (Lancôme) - é um flanker do La Vie Est Belle



Esses são só alguns exemplos, há muitos flankers no mercado.

Agora, eu quero saber: qual é seu flanker favorito? Quero dicas de flankers imperdíveis, conta pra mim nos comentários, vou adorar saber! 

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

2 comentários:

  1. Célia Amanda16/4/18

    Adorei
    Posso sugerir que o proximo tema seja sobre fixaçãp? Como a gente faz pra encontrar um perfume que dure muito na pele? Obrigada, bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...