12/01/2015

a arte com playmobil de pierre-adrien sollier


"Quis fazer uma homenagem contemporânea a todos os artistas apaixonados pela pintura". Essa é a justificativa do artista plástico francês Pierre-Adrien Sollier sobre seu trabalho, cheinho de criatividade, ao reproduzir obras-primas.

Assim, pelas mãos de Pierre, revisitar clássicos como A Monalisa, A Liberdade Guiando o Povo ou A Balsa do Medusa, entre outros, não é apenas duplicar pincelas, encontrar a nuance adequada aqui e ali ou incluir o jogo de luz e sombra certo. Sollier vai além e, no lugar dos personagens originais, ele inclui brinquedos, mais precisamente, bonecos Playmobil. 


Mas por que Playmobil? 

Pierre responde:

"Sempre achei bastante expressivo esse pequeno 'homem comum de plástico' e quis retratar nosso tempo de uma forma irônica e pouco convencional".

Mas mais do que tentar explicar o trabalho do artista, vale a pena apreciar o resultado. Por isso, separei alguns exemplos interessantes por aqui e coloquei a obra de arte original antes, para comparação. Olha só:

A Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix


Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte de Georges-Pierre Seurat


A Balsa do Medusa de Théodore Géricault


A Mona Lisa de Leonardo da Vinci


A Leiteira de Johannes Vermeer


A Última Ceia de Leonardo da Vinci


Nighthawks de Edward Hopper


As Meninas de Diego Velázquez


Jean-Michel Basquiat


A Persistência da Memória de Salvador Dalí


Pop art moderna, da melhor qualidade, né?

Para saber tudo:
Pierre-Adrien Sollier
Site: link; Facebook: link; Instagram: link
Referências: El Huffington Post: link

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...