25/10/2013

filme na mostra: o grande mestre


O Grande Mestre é um filme que faz parte da grade de programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (neste link tem dias e horários) e ele é imperdível.


Mas não pense que quando digo que é imperdível seja pela beleza do roteiro, mas sim porque toda a beleza do filme fica por conta de sua fotografia maravilhosa.

Ip Man (à direita) passa por vários desafios para se tornar mestre

Quando recebi o convite para a cabine, me empolguei depois de ler a sinopse que dizia ser um filme sobre a história do mestre de Bruce Lee, Ip Man. Não sei você, mas eu curto muito filmes de luta, especialmente quando a luta entra na categoria de arte marcial, principalmente nos filmes atuais, em que os diretores abusam de cenas em slow motion para soltar pancadas aqui e ali. 

Resumindo, filme de artes marciais, para mim, é como filme de dança, não precisa ter um roteiro apurado, basta ter cenas sensacionais! E de cenas sensacionais, O Grande Mestre está cheio.

Ip Man

Voltando ao filme (só que mais ou menos), acontece comigo uma coisa que mesmo eu lendo a sinopse antes, muitas vezes, quando piso no cinema, consigo esquecer tudo que li e com este filme foi bem assim. E acredite, isso foi bom porque embora o roteiro tenha falhas, ele "te pega" em alguns pontos.

Gong Er

A história de O Grande Mestre parece que será sobre o tal grande mestre de kung fu, Ip Man. Logo em seguida, ela nos leva a acreditar que será a história de um romance e de suas desavenças na China invadida pelo Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas no final, para mim, eu concluo que o filme vai além e acaba narrando a história do kung fu, de como essa arte marcial e seus golpes eram transmitidos pelos tradicionalíssimos clãs, clãs estes que vêem seus dias de glória terminar depois da Guerra. 

Com isso, seus grandes mestres tornando-se professores e começam a abrir suas próprias escolas de kung fu, passando para as novas gerações seus ensinamentos seculares.

Ip Man

Ip Man é desafiado na escola de kung fu

Ip Man (sentado) e seus alunos: Bruce Lee é esse menininho ao lado do mestre

Tenho de dizer que, tá certo, quando usada com sabedoria, uma frase de efeito cheia de filosofia oriental é bem bacana, mas em O Grande Mestre, acho que esse recurso é um pouco excessivo e que o roteiro poderia ter sido mais leve e melhor amarrado se elas não aparecessem na maioria dos diálogos.

Apesar dessa falta de "amarração", o filme encanta muito pelas suas cenas lindíssimas, pelos efeitos perfeitos nas lutas e pelo figurino impecável.  Sem dúvida, é um filme para se assistir muito e para ser visto como quando a gente admira uma obra de arte! ;-)

o bordel

Ah, sim, e uma dica de final de post: preste atenção na trilha sonora! Ela é maravilhosa e quase deixa de ser complementar para se tornar parte do elenco. 

Para quem não está em São Paulo ou para quem não vai conseguir assistir o filme durante a Mostra, vale dizer que O Grande Mestre entrará em circuito comercial a partir de fevereiro/2014.

Bom filme!

Ficha técnica:
Direção: WONG KAR WAI
Roteiro: WONG KAR WAI, ZOU JINGZHI, XU HAOFENG
Fotografia: PHILIPPE LE SOURD
Montagem: WILLIAM CHANG
Música: FRANKIE CHAN
Elenco: TONY LEUNG, ZHANG ZIYI, CHANG CHEN
Produtor: WONG KAR WAI, JACKY PANG YEE WAH
Produção: BLOCK 2 PICTURES, JET TONE FILMS, SIL-METROPOLE ORGANISATION
Distribuição: CALIFÓRNIA FILMES

Fonte das imagens: fan page do filme: link.

Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e análise crítica produzidos pelo O Avesso da Moda. Imagens coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

4 comentários:

  1. Karina Suvit26/10/13

    Fiquei com muita vontade de assistir porque gosto de filme assim de luta marcial.
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Já anotei aqui quero assistir que esse é minha cara. bjim

    ResponderExcluir
  3. Quero ver, me deu vontade.

    Beijus!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vi quando fui a são Paulo e gostei. O filme é lindo!

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...