22/08/2013

[filme] o maravilhoso frances ha


Há duas semanas, a Mirian e eu fomos conferir o filme FRANCES HA, com direção de Noah Baumbach (do sensível A Lula e Baleia) e simplesmente adoramos!

Achei bem bacana a fotografia em preto e branco, pois parece que a angústia vivida pela personagem do título, Frances (a excelente Greta Gerwig) é acentuada com esse estilo. A cidade, Nova York, também pode ser vista com outros olhos, em uma atmosfera sem cores e que transmite a sensação de como é difícil correr atrás dos seus sonhos por lá. 

Mas o filme está longe de ser triste; pra mim é uma comédia dramática com vários momentos hilários e super descontraídos. #supercool



Mirian e eu na exibição para a imprensa

O enredo conta a história de Frances, uma menina-mulher meio perdida no mundo. Ela tem 27 anos, estudou dança e acha que é bailarina, dá aulas de balé para crianças e divide um apartamento pequeno com sua melhor amiga, Sophie. Ela tem - ou pensa que tem - objetivos bem definidos na vida, mas seu caminho dá muitas reviravoltas e ela tem de lidar com inúmeras frustrações para alcançá-los.


Mas a parte mais especial e cativante do filme é a relação que Frances mantém com a amiga, o ponto mais forte do longa. Elas fazem tudo juntas, passeiam, discutem sobre homens e namorados, vão às mesmas festas... Enfim, para definir em termos mais moderninhos, Frances e Sophie são as verdadeiras BFFs que sabem tudo uma da outra e, em apenas uma troca de olhares, são capazes de transmitir tudo o que pensam. Não dividem só o apartamento, dividem também os seus sonhos. Quem não tem ou teve uma amiga assim, né?

A vida de Frances começa a mudar quando Sophie decide morar com outra amiga. A partir desse momento, ela é obrigada a encarar, realmente, sua vida. Sem dinheiro para pagar o aluguel sozinha, acaba morando com dois amigos, tendo de repensar seus sonhos e se adaptar às novas situações, muitas vezes "restritivas", pela falta constante de grana.

A direção é tão genial que em apenas 86 minutos, dá pra perceber, de forma leve, como é difícil para Frances se transformar em uma mulher adulta, assumir sua vida e, consequentemente, aceitar seus erros. Dá pra sentir aquelas tentativas que a gente faz na vida, aquele vai e volta, aqueles erros e acertos que fazem a gente amadurecer e começar "outra" vida. E o que é pior: muitas vezes sem a BFF ao seu lado.

Para quem curte trilhas sonoras de filmes, assim como eu, tenho certeza que vai gostar de ouvir Modern Love, de David Bowie, enquanto Frances corre alucinadamente pelas ruas de Nova York. 

O figurino também é bem descolado. Para quem gosta de sobreposições e de um visual com pegada moderna, dá pra se inspirar em alguns looks, como o vestido chemise em "A" com calça corsário, legging... Dá uma olhada:






A Mirian foi ver o filme comigo e também adorou! Quero dizer aqui, pra vocês, que quando saímos do cinema a gente disse uma pra outra: "Com certeza, você, a Gori e eu somos irmãs super BFF's né?" #loveforever

Ha! No melhor estilo Frances Ha!

Também quero mencionar a minha amiga querida e amada MaryLu (Maria Melo). A gente já viveu muita coisa juntas e com certeza ela e eu temos muito da cumplicidade de Frances e Sophie.

Ha! No melhor estilo Frances Ha! #2

É tão bom ver que este filme é uma produção brasileira e que dá para sair da "mesmice" e criar com sensibilidade! A produtora responsável é a RT Features e olha que lindo como eles se descrevem: "nosso objetivo é transformar sonhos em imagens e produzir filmes que permaneçam na memória dos espectadores ao redor do mundo."


FRANCES HA estreia amanhã, sexta-feira. Chama sua BFF e vai correndo conferir! Você vai ver como é bom sair do cinema e comentar o filme com aquela amiga que, pra você, é pra sempre! #valemuitoapena



Ficha Técnica

Direção: Noah Baumbach

Roteiro: Greta Gerwig, Noah Baumbach

Elenco: Adam Driver, Charlotte d'Amboise, Christine Gerwig, Daiva Deupree, Gordon Gerwig, Grace Gummer, Greta Gerwig, Isabelle McNally, Justine Lupe, Lindsay Burdge, Marina Squerciati, Michael Esper, Michael Zegen, Mickey Sumner, Patrick Heusinger
Produção: Lila Yacoub, Noah Baumbach, Rodrigo Teixeira, Scott Rudin, Lourenço Sant'Anna
Fotografia: Sam Levy
Distribuição: Vitrine Filmes

Para saber tudo:
Assista ao trailer: link
Hotsite em inglês: link (muito bacana!)

RT Features:
Site: link; Facebook: link

Vitrine Filmes:
Site: link ; Facebook: link

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda; demais imagens, coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

3 comentários:

  1. Carol Frade22/8/13

    Que perfeito!!! Quero muito assistir acho que deve valer muito a pena. Gostie da materia Ana!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ver parece bom e gostei das fotos! bjim

    ResponderExcluir
  3. Amei muito quero assistir! Tambem gostei da histoira que você contou Ana. Muito lindo mesmo ter essa amizade de vocês.
    Super beijo, meninas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...