27/02/2013

entrevista de emprego: dois looks para fugir do terninho básico [how-to]


Acho ridículo julgar uma pessoa pela roupa que veste. Pior ainda, é usar as roupas como medida para julgar sua capacidade profissional.  

Infelizmente, muitos profissionais de RH e empresas ainda levam isso em conta. Evidentemente, concordo que há de existir bom senso ao vestir, especialmente para as mulheres que têm mais opções de roupas. Decotes, fendas em saias, roupas muito apertadas e aberturas nas costas são exageros e devem ser evitados.  Mas acho que é possível ter uma boa aparência (decente), sem ter de usar (ou investir) em um terninho, ainda mais para os dias quentes do verão brasileiro.

Que roupa usar no processo seletivo é uma dúvida frequente de muitas pessoas, inclusive de algumas clientes para as quais presto consultoria. Por esta razão, montamos um editorial com dois looks bacanas para participar de entrevistas de emprego e causar uma boa impressão. 



Algumas dicas que se aplicam a todos os looks são: não escolher cores chamativas, optar por bijuterias discretas e sapatos fechados (sempre!).  Também é bom levar uma pasta à parte da bolsa (sem abarrotá-la de coisas), para quando for solicitado, por exemplo, um currículo extra ou caso tenha de procurar sua agenda, não seja necessário "esvaziá-la" na mesa do entrevistador! (rs!)

Com essas linhas gerais como ponto de partida, montamos duas propostas, sendo uma mais formal e outra mais descontraída (mas nem tanto, hein?!)

Look 1 - Escritório de advocacia
Como exemplo, tomei uma entrevista de emprego para uma vaga em um escritório de advocacia, que é um ambiente mais formal, tradicional e conservador.



A proposta aqui é usar um vestido em modelo chemise, em tom neutro. Eu escolhi o preto, mas pode ser substituído por branco (com tecido que não dê transparência), bege, cinza ou marrom.



Para complementar, sapato scarpin de bico arredondado, bicolor, com pequeno saltito (evite saltos altíssimos), bolsa em tom neutro (camelo) e pasta bege (para dar um leve contraste e fugir do tom monocromático muito fechado que o preto dá). 





Nas bijus, itens de tamanho pequeno, formatos geométricos com pequenos pontos de luz e pingente clássico.




Look 2 - Agência de publicidade
Neste exemplo de agência de publicidade, que é um local de trabalho mais descontraído, a proposta é de um look levemente informal. Lembro que um amigo publicitário comentou que detestava quando via uma "fila de engravatados" prontos para a entrevista em sua empresa, que ele tentava que fosse "a empresa mais à vontade possível".



É claro que ser mais informal não quer dizer usar chinelo e bermuda, né? Mas é possível usar jeans, por exemplo, desde que ele seja de lavagem escura e não mega apertado.
Assim, na proposta para o look 2, incluímos uma calça jeans, uma blusa com um leve drapeado e um blazer de manga três-quartos (para tirar na volta pra casa e não sufocar no calor do verão) (rs!).




Como a roupa é lisa, é possível agregar um pouco de textura e modernidade nos sapatos, que são em animal print e com cap toe, bolsa em tom camelo e pasta preta, com um zíper vibrante.






Nas bijuterias, colar, anel e pulseira com pedrarias.





A maquiagem
Abusar de cores (nos olhos e nos lábios), delineado e cílios postiços também não é legal. Assim, para causar uma boa impressão, opte por uma pele bem preparada (não esqueça do primer!) e finalizada, tons neutros de sombra (preto é neutro, mas evite aquele olho pretão!), máscara para cílios marrom (para não dar tanta dramaticidade ao olhar) e batom em tons de nude ou rosa bem claro.




Neste editorial, propomos looks que, de modo geral, se aplicam bem às situações formais e informais. Uma dica para saber como as pessoas se vestem no local em que se quer trabalhar é dar uma olhada no site ou no Facebook da empresa e ver como os funcionários estão vestidos. É uma boa forma de se adequar ao que será pedido e também ver se o ambiente combina com sua personalidade, afinal de contas, é muito importante estar feliz em seu emprego, né?

É isso! Agora é só sair, arrasar que o emprego é seu!

Amanhã publicaremos o making of com a descrição de todos os produtos usados.

Para ver outros editoriais produzidos pelo O Avesso da Moda, clique aqui.


Ficha técnica:
Locação: Estação Santana, Linha Azul, Companhia do Metropolitano de São Paulo/SP.
Produção de moda, texto e "modelo": Mirian Barranco Herrera
Produção de imagens e pós-produção: Ana Herrera
Produção de making of e pesquisa técnica: Glória B. Herrera

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

19 comentários:

  1. Amo quando voces publicam essas dicas de roupa porque sao reais e nao so modismo!! Muito util, vou aplicar!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Bjos

      Excluir
  2. Quantas dicas bacanas. Normalmente os terninhos batem o record nas entrevistas. Super inteligente.
    Tem blogagem coletiva. Confira!
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com
    Beijos mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Bjos

      Excluir
  3. Mirian eu adorei o post.

    Com toda certeza é muito bom ter opções mais leves e ao mesmo tempo que condizem com uma entrevista de emprego.

    Como sempre o menos é mais e acessórios minimalistas e esmaltes em tons claros sempre foram minhas opções.

    Parabéns pelo editorial, vocês como sempre arrasando.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita e pelos elogios! Que bom que gostou! Bjos

      Excluir
  4. Dicas preciosíssimas! Normalmente opto por sapatilhas tbm, acho que fica super charmoso. Vc tava lindaaaaaaa em todos os look.

    Bateu uma saudade enorme da Linha Azul... Morei em Santana o tempo que passei em SP.

    Super beijos,

    Blog Glam Press | Twitter Glam Press | Facebook Glam Press

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Puxa, que coincidência! Aqui em Santana! Bacana! Bjos

      Excluir
  5. Bom, se não tivesse que andar eu só colocaria um salto mais alto. Principalmente nós baixinhas ficamos melhores com eles, kkkk Claro que não precisa ser exagerado.
    Amei a make, bem básica e linda!

    E só uma pergunta, esmalte escuro não pode?

    Beijos
    Blog Secret Box

    Post Recentes!
    Sorteio! | Make Colorida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Infelizmente, esmalte escuro não "pega" bem mesmo. Fazer o quê, né? Bjos

      Excluir
  6. Amei as dicas, sempre da uma duvida sobre o que usar para entrevistas de emprego e não pegar muito pesado no impressão que quer causar, devemos adequar o roupa do ambiente de trabalho a nosso estilo pessoal!

    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Realmente, não dá pra cortar totalmente nosso estilo pessoal, né? Bjos

      Excluir
  7. GOSTEI DA DICA E VOU USAR NA PRÓXIMA ENTREVISTA QUE TOU FAZENDO. É SEMPRE BOM SABER ESSAS COISAS. BJOKAS

    ResponderExcluir
  8. Carol Frade1/3/13

    Tudo é util pra mim que estou procurando emprega e nao posso ficar gastando... super beijo!

    ResponderExcluir
  9. As dicas sao boas ate dizer chega pois vejo cada menina por aí procurando emprego com decotes até a barriga!!!! MEDO!!!!! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dicais bem legais. Gostei de tudo.

    Beijus!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Gosto quando voces publicam esses tipos de materia porque a gente sempre acaba apredendo muito coisa boa. Eu não to desempregada mas trabalho em uma empresa bem seria e gostei do sapato bicolor. Achei tao lindo!!! Bjim

    ResponderExcluir
  12. Queridas meninas, encantei-me com mais essa dica de vestuário, especialmente para o momento tão importante da entrevista para o emprego. Gostei muito dos dois looks, mas, claro, que eu adorei mesmo foi o segundo, que é mais informal e combina comigo. Beijinhos e parabéns por mais este lindo trabalho de muita utilidade e beleza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...