05/07/2012

tendências em texturas, materiais e detalhes [sapatos]

por equipe

Talvez, de todos os posts sobre tendências em sapatos, este seja o que apresenta os principais aspectos observados em praticamente todas as marcas e, talvez seja aquele que mostre "o que todo mundo quer saber", sobre sapatos, claro!

Plástico/transparência
Lembra que mostramos neste post esta tendência, desfilada na SPFW? Pois é, as marcas revisitaram o plástico e a transparência de várias maneiras, algumas mais sutis, destacando-a apenas no salto e outras apresentando sapatos quase que inteiramente transparentes, a la Ferragamo.


Cecconello



Cecconello

Ana Capri


Ana Capri

Cristófoli

Loucos&Santos

Studio TMLS

Verniz
Em propostas coloridas, mas em modelos mais clássicos, o verniz vem vibrante, seja inteiriço, em tiras ou como "cobertura brilhante" para tecidos estampados.


Cecconello


Cecconello

Cristófoli

Cristófoli

Malu
Coca-Cola Shoes


Specchio/Metalizados
Algumas marcas afirmaram que o specchio (espelho, em italiano) era um material novo e que, recentemente, foi "descoberto". Sinceridade? Como acontece muitas vezes, este material não é novo. [A Mirian tem, há uns 4 anos, uma sandália, da Empório Naka, que é toda em specchio. Postaremos lá na fan page]. O material pode apresentar uma aplicação renovada (em pontos distintos do sapato), cores diferentes (principalmente o rosado), mas já se usou muito specchio. Independentemente da "idade" do material, ele vem com força, já que as brasileiras a-d-o-r-a-m brilho! 

Já os metalizados ocupam o espaço do glitter. Aparecem em várias propostas, geralmente em cores mais leves e em sapatos de formato clássico.


Picadilly

Cristófoli

Cristófoli

Esdra

Raphaella Booz

Raphaella Booz

Schutz

Schutz

Raphaella Booz

Raphaella Booz

Renda
Mais um material que pulou das roupas e foi parar nos sapatos. Algumas propostas apresentam um fundo transparente, outras vêm sobrepostas a tecidos coloridos.

Schutz

Schuz

Miezko

Miezko

Elementos naturais
Cortiça, corda, palha, madeira, trançados, sementes... tudo que leve a um aspecto mais rústico, rural, natural. Embora o forte seja a aplicação no solado e saltos, há alguns exemplos de aplicação destes materiais no cabedal (parte superior do sapato). O tom predominante é o natural, mas há propostas com tingimento.

Schutz

Cristófoli

Cecconello

Cecconello

Cecconello

Cravo&Canela

Cristófoli

Cristófoli

Picadilly

Raphaella Booz

Spikes, pedrarias, enfeites, franjados de metal
As aplicações de caveirinhas continuam, mas não só, agora temos também outras propostas como a joaninha da Jorge Bischoff, elementos marinhos... Os spikes e tachas continuam fervendo, aliados a cristais, franjas metalizadas, mix de pedrarias.


Schutz

Schutz

Dakota

Cristófoli

Loucos&Santos

Orcade


Cristófoli

Glitter, paetês e strass
O glitter e os paetês parecem perder um pouco de espaço. Não havia aquela "infinidade" que observamos no inverno, porém, aparecem, principalmente, em uma criativa mistura de cores ou em detalhes de cor. Quanto ao strass, aparece pouco, muitas vezes substituído por cristais e contas.

Cecconello

Cecconello

Cecconello


Raphaella Booz

Raphaella Booz


E aí, qual material pra você é hit?

Este post faz parte do projeto These Days, inspirado nas semanas de moda,
nacionais e internacionais. Para saber mais, clique 
aqui. O These Days está
registrado na Fundação Biblioteca Nacional.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens com marca d'água produzidos pelo O Avesso da Moda; demais imagens, fornecidas pelas respectivas assessorias para publicação neste post. Todos os direitos reservados.]

6 comentários:

  1. Sinceramente esses com o plástico é uma releitura lá do começo dos anos 90 lembra?! E eu particularmente não gosto.

    O que achei mto bonito e acho que nunca sai de moda no verão são os saltos com corda, acho lindo e mto a cara do verão =D.

    Bjosss

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2012/07/penteadeiras-sonho-de-ter-um-cantinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, tudo bem? Obrigada por visitar o blog.
      Sem dúvida é releitura, conforme comentei que as marcas revisitaram o plástico, no começo do post. Se formos pensar, sempre há releitura. A "moda" nos anos 90 já era uma releitura dos sapatos de Ferragamo, lançados após a Segunda Guerra Mundial, em 1947, com fios de nylon e depois com o cabedal em plástico. Aqui neste post tem mais sobre o assunto: http://www.oavessodamoda.com/2012/06/sapatos-invisiveis-fashion-rio.html Muito legal observar esse revival, né? Bjos

      Excluir
  2. Olá Anita, tudo bem? Obrigada por visitar o blog! Que bom que gostou! Tem muita coisa bonita, né? Bjos

    ResponderExcluir
  3. quero muito o verde da cristofooli!!!maraaaaaaaaaa! bjokas

    ResponderExcluir
  4. Verniz Verniz... amo Verniz! rs
    Até esses dias eu fiz um post sobre essa tendência, lembram? Já comprei um preto básico assim... perfeito. Mas vai ser só um mesmo, prometi pro meu marido que vou economizar e só compro sapato agora em setembro (ui, será que aguento?! rs)

    Beijos e ótimo final de semana!
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  5. Adorei os metalizados e os com spikes!!!!!!!! Eu quero.
    Beijus!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...