22/07/2012

o fascínio do traço de gabriel iumazark - entrevista exclusiva


Passear pelo site de Gabriel Iumazark é uma experiência quase visceral: as ilustrações são profundas, poéticas e repletas de criatividade, lindas e ao mesmo tempo melancólicas.


Nascido, criado e, como ele mesmo diz, "ilustrador e professor operante" em São José dos Campos, tem um talento natural para a ilustração, embora tenha estudado como bolsista em cursos de arte, mais para um "endosso", do que um aprendizado.




Várias imagens se destacam, especialmente as que contam com sua personagem Fem. Com o uso de lápis e técnicas digitais, as descrições que Iuma (nome que usa muitas vezes para assinar seus trabalhos) utiliza para descrever algumas imagens, também são um deleite, como esta: "Com certeza o melhor desenho que já fiz na vida. Chega uma hora que parece que as formas não bastam, as cores são poucas e o choque algo ultrapassado... nessa hora eu me lembro que passava "artisticamente" o lápis sobre o papel, tão astuto e sério que esquecera que apertar o lápis, brutalmente como uma criança, era tão gostoso e nutritivo. E pra agradecer, ai esta o meu" alimento"

Fem - Dell

Em meio a tanta inspiração, Iuma cedeu ao O Avesso da Moda, a entrevista a seguir: 

O Avesso da Moda: O que inspira você a criar seus trabalhos? Vimos que há alguma coisa em fanart, mas também parece que há uma influência de mangás e animes... 
Iuma: Baseado nos Fanarts eu faço muito pouco mesmo, mas tenho interesse em tanta coisa que mangá e anime é só a ponta do iceberg. Mas em caracteristicas marcantes, sem duvidas o mangá é muito presente!




Avesso: Vimos que há alguns trabalhos que foram realizados sob encomenda. Como é esse tipo de proposta e como é lidar com ela? 
Iuma: Do popular dos ilustradores "comissão", termo como o "Freelance", têm características interessantes e com novos tipos de clientes, que dessa maneira não são necessariamente empresas ou para fins lucrativos. São pessoas "civis" com encomendas, geralmente, pessoais. São muito interessantes, visam uma qualidade artística muitíssimo maior que em trabalhos convencionais. Lidar com essa liberdade maior é sem duvida incrível. É como fazer parte da vida de alguém que admira muito o seu trabalho, é excepcional.




Avesso: Quando você começa a fazer seus desenhos, qual é a "rotina" que gosta de aplicar: ouvir música, assistir TV... Quanto tempo leva para produzir uma ilustração? 
Iuma: Lá pelas 2h da manhã inicio. Gosto de um bom cafezinho, de ver algum seriado de TV pelo computador, e logo dou abertura para as músicas ou puro silêncio, até as 9h. A madrugada é simplesmente maravilhosa : ) 




Avesso: Gostamos muito do trabalho "...", publicado em 16/03/2011. Pode comentar um pouco a respeito? 
Iuma: Esse trabalho não foi um "trabalho", foi um presente que fiz como condolência ao Japão pelas vítimas dos tsunamis e também às vitimas das revoluções no Oriente Médio. 

...

Avesso: Em que coisas você vê "a beleza"? 
Iuma: Beleza para mim está na simplicidade das pessoas, nas coisas " tortas ", nas tentativas, nas pessoas que fazem com que uma deficiência seja uma qualidade. Isso pra mim é realmente belo.





Avesso: Há algum trabalho em especial que gostaria de destacar e explicar para nós? 
Iuma: Cada um tem o seu lado, mas meu desenho intitulado "Fem - Simplesmente Deslumbrante" é uma boa pedida. Mostra que nem sempre o valor está onde justamente o vemos, mas está no que sentimos. 

Fem - simplesmente deslumbrante

Avesso: Atualmente seus trabalhos estão em exposição ou há alguma prevista? 
Iuma: A última exposição que participei foi em meados de dezembro, com outros artistas, mas não está mais em exposição. No momento estou 100% focado na conclusão de uma graphic novel, após o termino, vamos ver!


Fascinante, deslumbrante, maravilhoso... tudo isso e muito mais!

Para saber mais:

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens gentilmente cedidas por Gabriel Iumazark exclusivamente para publicação nesta reportagem. Todos os direitos reservados.]


12 comentários:

  1. Girls, sem palavrasssss!!!! muito MARA o cara e o trabalho!!!! massa!!! bjokas

    ResponderExcluir
  2. Que incrível o trabalho dele *_*
    É perceptível o interesse pelo desenho japonês.

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia e estou maravilhada! Que ilustrações fantásticas. Me apaixonei!! Indo lá na página do Facebook. Valeu pela dica, meninas! Amei o post.
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que desenhos lindos, ainda não conhecia, mas fiquei encantada! :)
    Ótima semana pra você. Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei, super original e com a personalidade forte, amei o pioneirismo!!!

    O estilo meio dark, descolado é lindo!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  6. amei demais que maximo, um mais lindo que o outro
    beijinhos ♥

    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Os desenhos são lindos, eu gostei dos traços dele!

    xoxo

    http://www.deforaparadentro.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso o trabalho dele, adorei a entrevista.

    BjinhOos

    @SanRodriguesS2

    Page do blog: http://www.facebook.com/blogsanrodriguess2


    http://sanrodriguess2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quantas ilustrações lindas! Ele é muito bom no que faz mesmo e realmente todas lembram muito os mangás! Belo trabalho!

    Querida, um dos selinhos que ganhei repassei a você. Passa lá pra pegar. Espero que goste!

    Beijão.

    Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  10. Que coisa mais linda!!!!!!! Adorei!
    Beijus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. ISSOOOOOOOO QUE EU GOSTO!!! BELO TRABALHO!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...