03/05/2012

COLUNISTA: Moda DIY: Eu faço, e você?





Olá! 
Hoje venho aqui, com muito prazer, contar um pouco da minha experiência com DIY. 

DIY, Do It Yourself, é só isso. Fazer você mesmo. E na moda que é uma das áreas onde você pode pirar e criar, é ótimo para exercitar a criatividade e as habilidades manuais. 



O conceito básico do DIY é fazer coisas que você gostaria de comprar e fazê-las com baixo orçamento usando toda sua criatividade. É uma ótima alternativa para você que adora as novas tendências e as peças de passarela, mas não pode pagar o preço por elas ou você que viu alguma roupa por aí, mas por algum motivo não pôde levá-la pra casa... Se você não pode comprar, por que não fazer? 



DIY pode ser aplicado a quase tudo, decoração, moda e até cosméticos, já vi vários tutoriais de tratamentos para pele e cabelos com ingredientes totalmente naturais que você pode encontrar dentro da sua cozinha (e funcionam, viu! Testado e aprovado)! Você pode até chamar de artesanato, nesse caso acho que se aplica mais à decoração, acessórios e até pequenos móveis. 

Outro bom motivo para fazer as suas próprias coisas (não só roupas) é não encontrar algo exatamente da maneira como você quer/precisa. Ou não tem do seu tamanho ou tem algum detalhe que você gostaria de mudar na peça. Aqui entra também a customização. Quem é que nunca cortou e remodelou aquela camiseta básica chatinha? 



Eu que adoro costura, passo horas procurando blogs e vendo canais no youtube com dicas e tutoriais de moda DIY. Existem muitos! E tem muita coisa legal. Conheço mais blogs gringos e alguns não publicam o passo a passo. Mas também é muito interessante ver as peças finais para inspiração. 


Li há algum tempo um texto sobre Design e as palavras do autor Gustavo Amarante Bomfim (Professor da PUC- Rio) me chamaram a atenção: “Os objetos são extensões do ser”. Na hora pensei sobre o DIY, o gostoso de fazer você mesmo é exatamente isso! Deixar os seus objetos com a sua cara, pequenas extensões de você. Imagine quando olhar para o resultado do seu DIY e pensar “Eu que fiz!”. Quanta satisfação! 

Outra coisa bem legal de DIY são os presentes, presentear alguém especial com alguma coisa que foi você quem fez torna tudo um pouco mais especial. 

Não posso deixar de comentar que o DIY e a customização estão diretamente ligados à reciclagem das roupas; e tudo isso é de extrema importância hoje, para nós que estamos tão consumistas e nos esquecemos da nossa capacidade de reutilização das coisas. Pegue aquela roupa da coleção passada, mude e adicione algum detalhe... Pronto! Você tem uma peça novinha para abalar seus looks. Nesse mesmo pensamento de reciclagem de peças, é bom lembrar de que sempre pode haver uma releitura do que estava em uso há algum tempo. Portanto, não abandone suas peças antigas, faça você mesmo a releitura! 

Beijos! 


A garota de jaqueta azul é Natália Rozendo, mas pode chamar de Nat. Atualmente mora, estuda e vive em Bauru, SP. Tem 21 anos. Estudante de design com uma paixão por Moda que veio desde menina. Quando entrou para a faculdade, aos dezenove anos, foi aprendendo tudo o que pôde desse universo, e amadurecendo a velha paixão. O que mais gosta é de costura e styling, além de desenhar e rabiscar. Aqui no O Avesso da Moda, você poderá ler um pouquinho do que Nat tem a dizer sobre Moda e costura. Compartilhando o que já aprendeu e o que ainda tem a aprender dessa vida! 

[Fontes da imagens: Aavaas.com, Retrosewing.net, Societyhae.com, Thevine.com.au]

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido por Natália Rozendo. Imagens pesquisadas por Natália Rozendo. O texto expressa a opinião da autora, Natália Rozendo, e é de sua inteira responsabilidade, independentemente do parecer e opinião do blog O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

18 comentários:

  1. Que post super legal!

    Nossa eu adoro costura também. Fiz um curso há muito tempo. Tenho até uns moldes.
    Lembrei das camisetas que customizei, das roupinhas que fazia para as bonecas da minha irmã he,he,he

    Amei as figuras.

    Parabéns Nat! Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que tudo esse post!

    Não sei costurar. Bem que gostaria. Acho sempre bom reciclar as roupas.

    Ameeeeeeei!

    Beijus!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, ja estou seguindo, da uma passadinha no meu tbm. bjs,

    www.morenalindadicas.com

    ResponderExcluir
  4. Tbm sou adepta ao DIY afinal não tem coisa melhor do que vc ver a criação nascendo das suas mãos.

    Bjos

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2012/05/nova-parceria-looknbe.html

    ResponderExcluir
  5. Acho muito legal!!
    Quando sobra um tempinho sempre faço alguma arte =) kkk

    Bjosss
    o-babado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. p.s. alias mês passado fiz uma caixa para guarda esmaltes que ficou tão lindinha!! kkk

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Parabéns Nah....linda e criativa!

    bjão

    ResponderExcluir
  8. Adorei, acho DIY super fashion com toque todo personalizado afinal nos fazemos, expomos nosso estilo pessoal naquilo que pensamos e executamos, e acha criatividade para que fique legal, é um modo criativíssimo de se expor, e moda para mim é isso, o novo com a cara da gente sempre!!!

    Ahhh vi essa foto da moça costurando uma cortina, e tenho que contar... tenho duas saias de uma cortina azul petróleo rs, uma longa de nesgas e uma evasê, com a ajuda da minha mãe costureira talentosa ando por ai de cortina kkkk

    Hilario mas é verdade, tenho a foto das duas nos looks do dia no DJ...

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  9. Gosto de fazer criações meias loucas,amei seu post bem minha cara!rs

    xoxo

    http://www.deforaparadentro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muuuuuito legal, e de vez enquando fico inventando alguma coisa! *-*
    Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm gosto! Acho legal essa ideia de criar, e sair por ai desfilando! Hahaha
    Beijãão!
    shoesandtears.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante essa postagem! já fiz muito disso com roupas e até
    arriscava em alguns armários...Parabéns Natália! Apresentou o assunto
    de um jeito gostoso e nos deixou com vontade de fazer rsrsrs...
    Parabéns meninas do o avesso da moda pela novidade e escolha da
    colunista!

    beijinhos com carinho e admiração
    da Eliana

    ResponderExcluir
  13. Nat, seja muito bem vinda!
    Acho demais o conceito do DIY, mas sinceramente não tenho habilidade nenhuma para isso, rs! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu sou suspeita para falar, pois faço minhas roupas, adoro decorar móveis antigos e trabalhos manuais, desde pequena gosto de modificar e criar as coisas, e posso dizer que é um excelente exercício para eliminar o estres, super aprovo o DIY.
    Bjs
    Tati
    www.romantiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não sei costurar mas vire e mexe estou fazendo umas bijus para mim e decorando a casa com algo diferente reciclando e inventando. Bjs
    http://quemakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito legal saber isso... mas bem que podia colocar coisinhas que você mesmo fez!! rs Vai que a gente se interessa tanto, e decide comprar ao invés de fazer nós mesmas?! kkk

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box
    E corram que daqui a pouco vou realiazar o sorteio de 1 Kit Koloss:
    http://www.makeupsecretbox.com/2012/04/sorteio-kit-koloss.html

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  17. Meninas, obrigada pela visita de todas por aqui! Vou pedir para nossa colunista, a Nat, responder direitinho, ok! Agradecemos o carinho e os comentários de todas! Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...