28/04/2012

Elio Fiorucci: paz, amor, neon e plástico




Logo no início da palestra-homenagem a Elio Fiorucci, no ModaCamp, fomos impactadas pela frase: "A criação começa quando o medo termina". A partir de então, deu para perceber que o bate-papo seria mil vezes melhor do que imaginávamos, e olha que a nossa expectativa era grande em poder ouvir um pouquinho sobre Fiorucci.

Elio Fiorucci no ModaCamp 

Elio Fiorucci no ModaCamp

De uma simplicidade sem igual, o carisma de Fiorucci transbordou por, aproximadamente, uma hora. Ele nos contou como surgiu a ideia para sua loja em Milão, depois que conheceu a loja Biba, em Londres, "onde conheci uma moça que me mostrou sua loja onde tudo que havia fora feito por ela(...) um grande salão, com características experimentais, sem provadores, somente para mulheres!"

Anúncio da Fiorucci, 1975

[Sabia que Fiorucci levou a primeira minissaia, de Mary Quant, para Milão?]

Sobre seus tão famosos jeans que, a partir de 1970, passaram a competir com as únicas marcas existentes: Lee, Levi's e Wrangler, ele nos contou uma curiosidade sobre o jeans feminino: "quando estava em Ibiza, fiquei impressionado com a liberdade e o modo como as pessoas usavam as roupas. Os jovens pareciam livres, com roupas provenientes de diferentes regiões, como a Índia. Reparei nas mulheres e vi que elas usavam as calças jeans que eram feitas para os homens. Decidi criar um jeans exclusivo para elas, com modelagem adequada. De volta a Milão, conversei com o modelista de Valentino e ele discordou de mim, disse: 'não dá para fazer jeans para mulheres. É um tecido rústico, feito para o trabalho pesado'". Mas, depois de muito insistir, ele conseguiu, né?


o logo famoso

Loja Fiorucci

Loja Fiorucci 

Falando sobre sua loja em Nova York, Fiorucci comentou: "Na época, minha loja era uma espécie de comunidade, todo mundo queria entrar e estar lá, recebendo, por dia, mais de 5 mil pessoas. A loja tinha dois andares e 500 m2. Com paredes brancas, mas muito neon! É incrível o efeito do neon em uma parede branca."

neon por todos os lados!

neon até na capa do livro!

Quando falou de seu amor pelo neon, foi enriquecedor poder ouvir a história de sua amizade com Andy Warhol: "Andy Warhol disse sobre minha loja: 'ela tem tudo de que gosto: tem cores e tem plástico.'"

anúncio com muitas cores

Para finalizar, ainda nos presenteou com a história sobre a descoberta de uma cantora muito especial: "Falaram que ela cantava muito bem. Então, em uma festa-show em minha loja, a convidei para cantar e, sim, ela cantava muito, muito bem. Resolvi convidar o empresário de Michael Jackson para ouvir a moça. Ele gostou e resolveu investir na tal garota com nome artístico de Madonna". #uau

Maravilhoso, não?

Mas o melhor foi perceber sua simplicidade, humildade e simpatia, bem como o respeito para com sua equipe: ele fez questão de mostrar em sua apresentação os funcionários e colaboradores que tanto o ajudaram! #reverênciamestre

Fiorucci homenageado com o prêmio ícone da moda do IED

Até logo, Fiorucci!

Para saber mais:

Para ver mais imagens, confira nossa fan page:

Outros posts sobre o ModaCamp:
O Avesso da Moda no ModaCamp 2012: aqui
O Avesso da Moda no ModaCamp, nesta quinta: aqui
O Avesso da Moda no ModaCamp - como foi: aqui
[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

7 comentários:

  1. Nossa meninas... muito legal mesmo! Imagino a alegria de vocês assistir de pertinho a palestra do Elio Fiorucci...parece ser uma simpatia...interessante a história dele...usei muito calça jeans fiorucci!
    Adorei conhecer mais dele e suas lojas
    Ótima postagem! Vocês do O avesso da moda estão cada vez melhor...PARABÉNS PARABÉNS

    beijinhos de super carinho...da Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, tudo bem? Foi um presente mesmo ouvir o Fiorucci! Que legal saber que você usou calças Fiorucci, era bem descolado, né? Besos

      Excluir
  2. Droga!!! Essa eu perdi, tava no serviço... MARA, a reportagem! uau, gostei mesmooooooooooooooooo! bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem? Puxa, que pena que não deu para você assistir! Se disponibilizarem o vídeo, postaremos lá na fan page! Besos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Eu também tava trabalhando. Fica para a próxima.

    Adorei tudo.

    Beijus!

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com a descrição do Fiorucci... Simplicidade é tudo, por que é daí que provém a nobreza de um ser, que se ve refletida no trabalho realizado. Obrigada, queridas meninas de O Avesso da Moda, por compartilhar essa experiência maravilhosa. E sobre a descoberta da cantora na loja dele? Amei tudo. Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Uma viagem essa palestra do mestre Fiorucci! #amamos :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...