15/03/2012

Mulheres da Espanha



No início do século XX, por volta de 1930, a já extinta fábrica de balas, Caramelos Fisas [Balas Fisas], localizada em Barcelona, Espanha, lançou uma linda coleção intitulada Mujeres de España [Mulheres da Espanha].

A coleção era composta por 50 postais e cada um deles era adquirido ao comprar-se um produto da marca.

A parte frontal dos postais trazia belíssimas ilustrações desenhadas à mão, reproduzindo o vestuário típico utilizado por mulheres de diversas províncias espanholas. Províncias estas que eram, em sua maioria, rurais. Ao observar as figuras percebe-se o cuidado do ilustrador (desconhecido) ao complementar a indumentária das mulheres com diversos acessórios e adereços como brincos, colares, lenços, aventais, flores, xales, chapéus. 



É interessante notar a preocupação em compor um ambiente adequado a cada província, representando o cotidiano dessas mulheres: um jarro de água, cesto com bananas, feno, buquê de flores, leque, casas e povoados rústicos.


Os sapatos são um detalhe à parte: bem simples sem enfeites, elegantes com lacinhos ou pesados, próprios para o trabalho no campo.


A maquiagem também merece destaque. Em quase todas as ilustrações ela é muito forte, marcante. Isto é uma característica da mulher espanhola. Ela sempre gostou muito de maquiar-se.


O verso dos postais era uma verdadeira aula de geografia e história. Continha o brasão e um mapa de localização de cada uma das províncias ilustradas, bem como uma explicação da formação histórica e política do local em questão.


É certo que muitas dessas informações estão desatualizadas e o vestuário retratado faz parte atualmente de festas folclóricas e regionais. Porém, provavelmente, essa coleção foi um verdadeiro deleite para muitas meninas da época, uma vez que era raro ter dinheiro  para comprar produtos considerados supérfluos como balas, doces ou brinquedos, especialmente na Espanha, um país que fora arrasado pela Primeira Guerra Mundial e caminhava rumo a uma dura ditadura que duraria até 1975.

É curioso notar que essa coleção foi lançada em um momento em que começavam na Europa os primeiros movimentos de emancipação da mulher. Tudo o que elas queriam era começar uma vida nova nas áreas urbanas. Talvez por isso mesmo tenham sido publicadas nessa época.

A coleção, mesmo que incompleta, é maravilhosa. Ela pertencia a minha avó e representa muito mais que figuras. Ela representa uma parte preciosa da história da minha família. 

Confira mais alguns postais:






















Parecem bonequinhas!
Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Imagens escaneadas a partir de acervo pessoal da autora. Todos os direitos reservados.]

11 comentários:

  1. Que lindooooo! Adorei todos os postais com as bonecas espanholas. Me encantei pela de Córdoba e Granada, claro!!!

    Queridas meninas de O Avesso da Moda, e especialmente à autora Glória, esse post ficou uma graça. Além de instrutivo, temos uma ideia clara do vestuário típico da época. Linda a coleção de nossa "abuela" - me lembro sim, de tê-la visto algum dia...

    Besitos a todas - estou compartilhando essa beleza de post.

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui apaixonada por essas "bonequinhas". São muito lindas! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o seu blog. Achei hiper lindo. Tudinho. Os postais parecem bonequinhas mesmo. Super demais!
    Beijuss!

    ResponderExcluir
  4. Que legal esses postais e elas parecem bonecas mesmo.
    Essa obra tem que ser mostrada mesmo, é simplesmente linda.
    http://maosdemocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh que lindas, as espanholas sempre foram muito sofisticadas e fahions, mesmo antes desses termos existirem...

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15/3/12

    Glória! Parabéns pelo post! Muito bem escrito e a matéria super interessante! Adorei! Beijos, Many

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Many. Realmente eu adorei escrever esse post. Beijos.

      Excluir
  7. Que Lindeza de postagem! E que tesouro estes postais!
    Maravilhosos mesmo! Perfeito o trabalho desse artista
    Lindas e elegantes as espanholas!
    Parabéns Gloria pela rica e bem escrita Matéria!
    Grata por nos mostrar...Amei!

    beijinhos com carinho...da Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Eliana. Eu sempre fui apaixonada por esses postais. A minha preferida é a de Granada... lembra a dança flamenca.
      Beijos.

      Excluir
  8. é bom saber de outras tradições... o que eu mais gosto da Espanha são estes lenços nos ombros/costas...
    minha mãe tem um tão lindo, que ganhou justamente de um amigo que foi para a Espanha, que morro de vontade de fazer um look com ele, mas ela nunca empresta! kkk

    beijos e bom final de semana!
    http://www.makeupsecretbox.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa esses lenços realmente são maravilhosos, muito lindos mesmo. Acho que você vai ter que ir para a Espanha e comprar um kkkkkk.

      Beijos e bom fim de semana para você também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...