20/03/2012

imagens costuradas por talento - Glenna Treasure em entrevista exclusiva

pesquisa: ana herrera; entrevista e produção de texto e imagens: mirian barranco herrera


Acredite: as imagens a seguir não são pinturas ou composições de efeito criadas no Photoshop. Elas são formadas por uma cuidadosa seleção de tecidos costurados para criar variações de cor, luz, textura e... beleza... e elas nos surpreendem e conquistam por sua leveza, complexidade e apuro visual.


Quando bati os olhos nas imagens pesquisadas pela Ana, tive a certeza de que não poderia deixar de entrar em contato com Glenna, para ter a oportunidade (e a honra) de tê-la aqui no Avesso.


Glenna é uma artista canadense alegre e sorridente, sempre disposta a conversar. Adora aproveitar os poucos dias de calor de seu país e está empolgada com a oportunidade de lecionar em uma importante escola de artes na Itália. A seguir, a entrevista exclusiva concedida ao O Avesso da Moda.


Cherry Blossoms

Avesso: Como você começou a criar estas obras tão maravilhosas com tecidos? Corrija-me se eu estiver errada, mas elas são cosidas? 

Glenna Treasure: Comecei dedicando-me à tapeçaria tradicional. Em seguida, depois de fazer alguns trabalhos em tapeçaria, enjoei de seguir alguns padrões, então decidi criar meu próprio design. Passado algum tempo, viajei com meu marido para Newfoundland, no Canadá, onde vi a exposição de uma artista em uma galeria. Seu nome é Karen Colbourne Martin e seu trabalho me surpreendeu. Quando vi, pela primeira vez, suas imagens em tecidos, pensei que fossem pinturas. Ela se esforça e aplica seu talento em escolher o tecido adequado para criar a imagem que ela deseja atingir. Soube o que tinha de fazer quando vi esse estilo de arte em tecido e não parei mais de aprender com a experimentação... e, sim, todas as minhas obras são cosidas.


Brady Lake Creek

Teacher's Residence
Picking water lilies

Avesso: Qual é sua inspiração para criar suas obras? 

GT: Minha inspiração vem dos tecidos e de minhas experiências de vida. Adoro pegar uma foto antiga, em branco e preto, e trazê-la à vida com cores e texturas. Também adoro as paisagens da região norte de Ontário, no Canadá.


did anyone bring wine?

clean sheets

Three Shaft

Avesso: O que é a beleza para você? 

GT: A beleza para mim é a beleza natural. Ela pode ser um campo de flores, um pôr-do-sol em um lago, a lua cheia em uma paisagem de inverno (uma de minhas preferidas). Eu acredito que a beleza esteja em nossa frente, mas temos de parar e observá-la, com calma.


Meldrum Bay Marina

Outfitters

Boardwalk


Avesso: Por que tecidos? 
GT: Os tecidos e as linhas estão em minha vida desde que eu era pequena. Minha mãe me ensinou a costurar e minha avô me ensinou a tricotar. Não consigo imaginar minha vida sem os tecidos. Eu adoro seu calor, não apenas as roupas em si, mas também as linhas. As cores, as texturas dos tecidos fazem com que eu queira tocá-los, imaginar o que poderia fazer com eles e, às vezes, não faço nada, apenas os compro porque não consigo me controlar.

Walking the rails

Summer Stroll

Day Break on Penage Bay

Avesso: Sei que você foi convidada a lecionar na Abruzzo School of Creative Arts. Quais são suas expectativas e desafios em relação a essa experiência? 
GT: A chance de ensinar minha arte na Abruzzo School of Creative Arts é uma oportunidade maravilhosa para mim. Somente o fato de poder passar algum tempo na Itália, já é emocionante, mas poder compartilhar meu artesanato com estudantes entusiasmados é a cereja no bolo.

Positively Positano

Eu quero que meus alunos voltem para casa empolgados e cheios de inspiração, bem como que passem adiante aquilo que aprenderam.

Avesso: Sobre seu trabalho: atualmente ele está em exposição? Há previsão de alguma exposição no Brasil? 
GT: A maior parte de meu trabalho é apresentada localmente. Adoraria apresentá-la no Brasil. A qualquer lugar que minha arte me leve, eu estou disposta a ir.

Reading the Red Tent

Para saber mais:
Textile Art by Glenna Treasure: http://www.textiletreasures.ca/
Abruzzo School of Creative Arts: http://www.abruzzoschoolofcreativeart.com/

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens gentilmente cedidas por Glenna Treasure exclusivamente para publicação nesta reportagem. Todos os direitos reservados.]

15 comentários:

  1. que máximoooooooo esses trabalhos!!!! naum dá nem pra perceber que e feito com pano!!!! Amodorei!!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Dá para ver a alegria da Glenna em suas obras! Maravilhosas inspirações cheias de cores. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Como a autora, eu também adoro costura. As obras são lindas. Não parecem imagens costuradas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhooooooso! Essas obras são muito lindas. Cada coisinha fofa.
    Beijus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que obras de arte, lindas demais!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Tem pessoas que tem um dom né?! Gostei muuito!
    Gostei muito do blog!
    Estou seguindo! Aguardo sua visita ♥
    Beijos!
    SHOESANDTEARS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  7. Lindas as obras de artes :) ameeeei retribuindo a visita sigo seu lindo blog, beijos http://amandamacari.blogspot.com.br/2012/03/falando-sobre-os-animais-cavalo.html

    ResponderExcluir
  8. Querida meninas de O Avesso da Moda,

    Parabéns especialmente à Ana pela belíssima pesquisa e à Mirian, pela encantadora entrevista, que trouxe algo tão bonito ao meu olhar!

    Com tecidos... Estou boquiaberta. O que mais me chamou a atenção foi a paz que seus quadros me trouxeram com as imagens do Canadá. São mesmo especiais. Parabéns à Glenna - eu adoraria visitar uma exposição dela.

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que lindo! Me deu até vontade de ter uma arte dessa! :D Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que lindoo!!!
    Nossa eu adorei!
    Mega talentosa =D

    Bjosssss
    o-babado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns meninas!
    ADOREEI ♥
    Lindas imagens!
    Minha favorita foi a da gueixa com as flores de cerejeira (?)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Simplemente é lindo, não dá para dizer que são tecidos.
    Parabéns para a artista.
    http://maosdemocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Em primeiro lugar quero dar meus Parabéns a Ana Herrera e Mirian Barranco Herrera pelo Delicioso Espetáculo...tanto na pesquisa quanto na entrevista! Vocês conduz tudo de uma maneira Admirável! PARABÉNS!

    Agora é incrivelmente Bela e alegre a arte da artista Glenna Treasure! Impressionante a perfeição em cada detalhe das imagens! Estou aqui em revoadas de tão encantada...queria ver de pertinho viu...PARABÉNS a ela!

    beijinhos todos com carinho...da Eliana

    ResponderExcluir
  14. Nada mais lindo que uma obra de arte!

    vivisimoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. que lindo o trabalho dessa artista, eu amo artes, em meu blog tem uma tag de artes, gostei muito do blog! bjs

    http://www.umamulherdefases.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...