02/03/2012

entre colagens e palavras, Maria Cininha encanta - entrevista exclusiva

pesquisa: ana herrera; entrevista e produção de texto e imagens: mirian barranco herrera

A primeira vista e por muito tempo depois, as obras de Maria Cininha despertam alegria. Em um segundo olhar, ficamos admirados com a perfeita junção de texto e imagem... olhando mais detidamente, não há como não se apaixonar ao perceber a colagem de tecidos, papéis e de vários elementos naturais que compõem belos vestidos e adornos...  mas, sem dúvida, é a sensibilidade da artista que encanta.

Com bacharelado e licenciatura em artes pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e com mestrado em gerontologia pela PUC-SP, Maria Cininha concedeu uma entrevista exclusiva ao O Avesso da Moda, onde fala de suas releituras de obras de grandes pintores, sobre a coleção de Marias e até sobre Amy Winehouse... vamos conferir?

O anjo costureiro

Avesso: Por que escolheu a técnica da colagem?

Maria Cininha: O papel sempre foi o meu suporte preferido. A tela eu descartei logo no inicio dos meus estudos de arte. Mas a colagem entrou na minha vida quando fiz a dissertação de mestrado. 
Nela pesquisei criatividade e envelhecimento, mas precisamente se a criatividade diminuía com passar do tempo, ou seja, se era mais uma perda do envelhecimento. Para esta pesquisa trabalhei com obras de velhos pintores que morreram com mais de 80 anos, um deles Henri Matisse. 

Com licença de Henri Matisse - O sonho de 1940

Com licença de Gustav Klimt - O beijo

Com licença de Pablo Picasso - O sonho

Matisse teve um problema de saúde que o deixou nos seus últimos 14 anos de vida em uma cadeira de rodas ou uma cama, que o impedia de pintar. Ele em vez de desistir e se conformar com sua incapacidade se volta para os seus famosos recorte e colagem. Mesmo sem saber da sua história de superação, o colorido, as formas desenhadas pela tesoura de Matisse são muito fáceis de amar. 

Com licença de Henri Matisse - Blusa Romena

Avesso: Como surgiu a ideia de criar os personagens e traduzi-los em colagens? 
MC: No começo fiz releituras dos recortes de Matisse, entretanto buscando minha própria voz na técnica. Procurei uma arte alegre, lúdica e colorida. 
Passei por várias fases: bichos, passarinhos, retratos, as Marias e outras que virão, mas sempre com o foco no lúdico. 

Até passarinho passa - Bartolomeu de Campos Queirós

Eu crio a minha arte, porque me diverte, me faz sorrir, e, por conseguinte, faz o mesmo com as outras pessoas. Dos cinco anos no Flickr e nos dois anos no blog, oitenta por cento dos comentários referem que meu trabalho provoca sorrisos e encanta. É um feedback fantástico, não poderia esperar nada melhor. 

Flores nos cabelos

Avesso: De onde vem sua inspiração? 
MC: De um passarinho na árvore, de uma semente jogada no chão, de retalhos, de restos de conversas, de noticias de jornais, de carrinho de pipoca, de portão de escola, de histórias de amor e de saudades. Enfim, de quase tudo, o importante é a maneira de olhar. Chamo este olhar de curiosidade, de espanto e de possibilidade de “olho de menino”. Movo o meu olhar para além da depreciação das coisas pelo cotidiano. Ah! E muita Imaginação. 

Chuva

Ora Bolas

Avesso: Vi um trabalho da Amy Winehouse, como surgiu a ideia para esta proposta? 
MC: Uma pena uma jovem artista de tanto talento e sucesso, morrer daquela maneira, e também lamento o jeito que foi tratada pela mídia em sua breve vida. 

Amy Winehouse

As séries Marias eu criei para falar das mulheres e para mulheres, mas não com foco feminista ou ideológico, procurei para as Marias uma forma literalmente inusitada, não são ilustrações de revista feminina, elas pretendem despertar as meninas que moram dentro de cada mulher. 

Maria Cupcake

Maria Rendeira

Maria Lareira

São divertidas, irreverentes, coloridas, poéticas, mas, às vezes, no mundo das Marias acontecem dias cinzentos, e enfrentam momentos sérios e tristes, como todos nós. A Amy era uma Maria triste, que não conseguiu encontrar a leveza na vida e em busca dela partiu para outro lugar. Acho que a sua fragilidade merecia mais respeito, por isso fiz a Maria Amy Winehouse. 

Maria 4 Olhos

Maria Abóbora

Maria do céu, da lua, das estrelas

Avesso: Quando você começa fazer seus desenhos, qual a “rotina” que gosta de aplicar: ouvir música, assistir TV...? 
MC: Cada dia para mim é diferente, não tenho uma rotina rígida. Mas há algumas constantes. Cafezinho, leitura de páginas do livro que estiver lendo no momento, passeios com o cachorro. Um trabalho de colagem fica por dias na minha cabeça, faço anotações, escolho cores e texturas, às vezes faço pesquisa relativa ao tema. No momento estou fazendo um Livro Acordeom sobre as flores da artista-bióloga Margaret Mee. Isso já me levou o mês de janeiro e acredito que vai estar pronto só em março. Este é o meu objetivo este ano, trabalhar a colagem com grandes temas. 

Mudanças

Cartas de amor

Vale ainda lembrar que na colagem se lida muito com a casualidade e eu prezo muito isso. É uma técnica espontânea, há muitas coincidências e acasos e acidentes, nas outras técnicas também há, mas na colagem é muito frequente. Um recorte que se move sobre a folha, ou o modo como cai, os retalhos que seriam descartados, pode mudar todo um trabalho. 

Quando o coração foge do peito

Ainda sobre corações fugitivos

Avesso: Em que você vê “beleza”? 
MC: Preservo a minha capacidade de admiração, mas não consigo explicar a experiência interior da beleza. A beleza está no olho de quem olha. É subjetivo. Eu pratico e exercito muito o meu “olho de menina” e o importante é não ter acanhamento disso. Portanto, para mim, a beleza pode estar em qualquer lugar. 

Com Asas

Avesso: Atualmente seus trabalhos estão em exposição ou há alguma prevista? 
MC: Não tenho nenhuma exposição no momento. Fui convidada para uma no meio do ano, mas ainda não tenho detalhes.

Bom fim de sema

Quem quiser que conte outra

Para saber mais:
Não deixe de visitar o site de Maria Cininha e conferir os ótimos textos que acompanham as colagens: http://www.mariacininha.com/. Para encomendas de trabalhos, entre em contato diretamente com a artista.

[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pelo O Avesso da Moda. Imagens gentilmente cedidas por Maria Cininha exclusivamente para publicação nesta reportagem. Todos os direitos reservados.]

23 comentários:

  1. Nossa! Lindos os trabalhos hein!!! Parabéns pela entrevista, muito bem elaborada. Ótima postagem e divulgação de um trabalho diferente, bem colorido e maravilhoso. Adorei! http://belezanomaniacas.blogspot.com Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito lindos adoro colorido um charme bjocas
    http://mulhervaidosacom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ver essa entrevista, muito bem feita com a nossa Mariacininha . Acompanho sempre o trabalho em seu blog que adoro. Foi bom vê-la aqui! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  4. Que bela iniciativa de divulgar mara Cininha. Seus trabalho para mim dispensa adjetivos. na verdade, pra mim, ela é um ser encantado. Uma Fada de carne e osso.
    Parabéns!
    Norma Marques.

    ResponderExcluir
  5. Queridas meninas de O Avesso da Moda, Mirian e Ana,

    A arte da Maria Cininha é um encanto! Eu tive o prazer de conhecê-la em agosto/2011, quando do lançamento do Diário das Estações das amigas Lunna Guedes & meninas, e também, na ocasião, expus meus minicontos. Ela havia trazido parte da coleção de Marias, e eu, como Maria também, sorri! Sim, a simpatia e o amor que suas figuras exalam contagia. Não havia quem não parasse para olhar e... sorrir!

    E essa reportagem de O Avesso da Moda ficou linda e retratou bem o que eu também senti pela Maria Cininha quando a conheci.

    Todas as fotos são lindas, mas essa: "Quando o coração foge do peito" é que mais me enterneceu.

    Parabéns à querida Maria Cininha e às meninas de O Avesso da Moda.

    Beijos e sorrisos

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!! Tudo muito lindo!!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Maria Cininha tem mãos de fadinha e olhar de menina!
    Não me canso de ver esta arte tão delicada que a todo momento me faz sorrir como criança.
    Simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Adoro Maria Cininha.Adoro suas colagens sensíveis e coloridas.Adorei ler sua entrevista aqui.Beijos tietes.

    ResponderExcluir
  9. As obras são maravilhosas! Muito sensíveis. Lembrei do meu tempo de escola.

    Parabéns a Maria Cininha e ao Avesso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Lindos lindos!
    Adorei o da Amy e dos cup cakes! :D

    Beijos!
    Blog/Fã Page/Twitter

    ResponderExcluir
  11. adorei o blog flor♥seguindo
    me vizita meu cantinho tá com 3 sorteios no ar
    http://artsegredos.blogspot.com/
    blogs parceiros

    ResponderExcluir
  12. Uauuuuuuuuu, que trabalhos lindinhos!!! Adorei demais a Maria dos Cupcakes! Maraaaaaaaaa! Demais! Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/3/12

    Muito legal, gostei muito.
    Algumas nem parecem colagens, é perfeita essa obra.
    http://plumasepaets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. oi
    Tudo bem?

    Tem um selo te esperando la no meu blog

    thesecretbutterfly0.blogspot.com

    Beijos Butterfly :)

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa tecnica, fica perfeito. Parabéns pela entrevista também
    http://www.maosdemocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai que eu estou apaixonada pelo trabalho dessas meninas do Avesso da Moda!
    Mirian Barranco Herrera e Ana Herrera
    Parabéns minhas queridas Amigas!

    Com essa Deliciosa entrevista entrelaçaram suas energias com a da Maria Cininha e tudo aqui se transformou nessa Beleza florida de alegria!

    AMEI conhecer essa Grande artista e sua preciosa
    arte!!! Vontade de ter todos aqui rsrsrsr...
    Tenho o gosto parecido com o da querida Madalena
    pois achei o "Quando o coração foge do peito"
    MARAVILHOSO DE LINDO!

    beijinhos cheios de carinho e admiração
    da Eliana

    ResponderExcluir
  17. Que coisa linda... tem que ter um dom especial para isso mesmo!
    Parabéns a artista e a vocês pela entrevista!

    Beijos
    http://www.makeupsecretbox.com/

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a todas as pessoas que passaram por aqui e conheceram meu trabalho. Um agradecimento especial aos que deixaram comentários e a Mirian pela sua gentileza em divulgar meu trabalhos neste blog.
    Vou um prazer participar e muito, muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista, parabéns a ambas por este elo trabalho. JACI

    ResponderExcluir
  20. estou t conhecendo agora e adorando. tambem aaaammooooooo papel desde menina pois m pai trazia . . . faz tempo e e tao presente! uma x conheci um artista q recortava modelos lindissimos em bonecas, tudo d papel, talvez vc conheca. . . bem, quando podera expor aqui em Jacarei? temos um museu com bom espaco. o vale do paraiba precisa de exemplos talentosos. grande abraco, Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, tudo bem? Obrigada pela visita.
      De fato, nós entrevistamos a artista Maria Cininha, mas se você quer ter contato com ela e conversar a respeito de uma exposição em Jacareí, acredito que o mais fácil seja por seu site http://www.mariacininha.com/ Bjos

      Excluir
  21. Que entrevista gostosa de ler. Lindos trabalhos. E como conseguir respirar e ver a luz, nesses dias tão sombrios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais lindo! Aquece nosso coração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...