15/02/2012

o avesso da moda no salão InspiraMais/verão 2013

por mirian barranco herrera

Semana passada, O Avesso da Moda foi convidado a participar da coletiva de imprensa e visitação do salão de design e inovação de componentes, InspiraMais, verão 2013.


Para quem não conhece, o InspiraMais é um salão no qual as principais empresas do setor de componentes e matérias-primas do segmento de calçados, couro, acessórios e aviamentos apresentam suas novidades e, nesta edição, a proposta é para a temporada do verão 2013. 


Voltado para um público abrangente, o salão contempla profissionais do setor, estilistas, pesquisadores, criadores e estudantes.

Na coletiva, os jornalistas foram informados de que os pontos trabalhados este ano no setor calçadista estão baseados em três princípios: inovação, design e sustentabilidade.


Segundo Walter Rodrigues, consultor de design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), devemos parar de pensar isoladamente em calçados ou em roupas porque "ninguém sai na rua nu, só de sapato, ou vestido e descalço. As duas coisas estão interligadas".  Além disso, ele disse que o que é necessário na moda e, consequentemente, para criar algo inovador é "sorrir e se divertir. Todo mundo anda muito sério!". #adoramos


Baseado em três conceitos resultantes do garimpo de tendências, o InspiraMais apresentou a paleta de cores e diversos protótipos produzidos com base nesses conceitos.









Além disso, pudemos conferir dois projetos provenientes de pesquisa de campo: o projeto "Referências Brasileiras" e o projeto "Mix by Brasil".

Vamos a eles?

Mix by Brasil
Chiara Gadaleta, designer e pesquisadora, contou que o projeto Mix by Brasil, do qual foi responsável, mapeou 8 polos artesanais brasileiros, buscando design e inovação, no máximo da sustentabilidade. Ela afirmou que hoje em dia é possível perceber o risco de perda dos ofícios artesanais devido à falta de mão-de-obra e diz que é necessário estabelecer um diálogo entre os polos artesanais e a indústria de moda.


Instituto Bantu

Aldeia do Futuro

Aldeia do Futuro

Aldeia do Futuro

Aldeia do Futuro

Polo Veredas

Polo Veredas

Palhas Fashion

Referências Brasileiras

Por iniciativa do estilista e consultor de moda Jefferson de Assis, o projeto Referências Brasileiras percorreu diversas partes do Brasil em busca de referências provenientes da arquitetura e do mobiliário brasileiro, traduzindo essa pesquisa em inspirações de moda. Foram observadas tribos indígenas, redes de descanso, tijolos...










Preview do Couro Inverno 2013
Para mim, que sou vegetariana, sempre causa estranheza conferir a seção de peles. Este ano foi afixado o cartazete abaixo, com informações que achei bem interessantes:

[clique para ampliar]





Sem dúvida, um salão inspirador, não?

Para saber mais:

Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]

9 comentários:

  1. Suuuper Interessante noossa!

    Beijooos

    http://byautriches.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Maraaaaaaaaaaa! eu que quero ser estilista é ótemo saber dessas coisas...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa bonita e diferente.
    Parabéns pelo convite que vocês receberam e por trazer um pouco do que vcs viram para nós.
    http://maosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mirian! Adorei as "Referências Brasileiras". Adoro quando a cultura brasileira é a base das criações. O Brasil tem tanto a oferecer! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal essa exposição. Muita coisa fashion e exótica, amei. Já estou seguindo de volta :)
    Obrigada pela visitinha, volte sempre!


    beeijos,
    http://girliethingspt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanta coisa legal hein! Ja da pra ter uma boa ideia do verão 2013!

    ResponderExcluir
  7. Chiquérrimo o seu blog, com reportagens muito interessantes. Adorei!! Beijinhos
    www.fashionandmanagement.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo27/11/12

    Quanta criatividade e aproveitamento das lindas cores . Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo27/11/12

    Belo trabalho e criatividade , e aproveitamento de lindas cores. Isto marca a grande personalidade dos profissionais Brasileiros. Lindos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...