07/09/2011

e para dançar, qual sapato?

Diversos aspectos de nossa vida são influenciados pela dança. Ela está presente nas obras de arte, nas roupas, nos sapatos...

The Rehearsal - Edgar Degas, 1873-1878

Pensando em sapatos, percebemos que muitas vezes eles saem dos palcos e invadem as ruas. Não é de hoje que artistas como Amy Winehouse subvertem a função dos calçados de dança e utilizam, por exemplo, sapatilhas de balé para passear por aí.

 Amy Winehouse

Modela da Ballerina inspirado em Amy, 2008

Na década de 1920, havia um grande alvoroço na dança. As pessoas dançavam de forma vigorosa, para esquecer a guerra. Dedicavam-se especialmente ao Charleston.

 


Nessa década, o mundo conheceu os sapatos com presilhas nos tornozelos e, alguns, com tira em "T", para quando as moiçoilas soltassem seus passos pelo salão eles não soltassem de seus pés.


Esse modelo de sapato se tornou o símbolo da década, mas nunca deixou de estar in.


Perugia, 1925                Pinet, 1925

Maria Bonita Extra, Outono/Inverno 2011

Já na década de 1940, as sapatilhas de balé Capezio pularam dos palcos para as ruas, quando a estilista de roupa esportiva, Claire McCardell, pediu à empresa que fossem colocadas solas mais rígidas.

 Capezio (modelo atual)

Como contraponto certeiro para as calças Capri, Audrey Hepburn popularizou os Capezios em 1957.


No mesmo período, a jovem dançarina (até então), Brigitte Bardot, estreou no cinema com o filme "E Deus criou a mulher", de 1956, com sapatilhas Repetto.

Trailer do filme

Foi o primeiro par de sapatilhas, para uso nas ruas, criado pela empresa. O modelo se tornou uma verdadeira febre depois que a atriz posou para as lentes em Cannes.

Repetto - campanha


 Brigitte Bardot, Cannes, 1956

Em 2007, ao completar 60 anos, a Repetto convidou (1) Vanessa Paradis, (2) Catherine Deneuve, (3) Brigitte Bardot e (4) Carla Bruni para customizar as sapatilhas. Veja o resultado:



Já no meu caso, inspirada pelas aulas de flamenco, tenho meus Ramirez, que saíram do tablao para passear por São Paulo...
 
 
... e também os Capezio (Brasil) que, originalmente, foram criados para aulas de jazz.



Mas, se você procura uma inspiração mais livre, em contato com a natureza, aí vai a dica da eterna Isadora Duncan:




Fontes:
O' Keeffe, Linda, Sapatos. Ed. h.f. ullmann, WebMuseum, Paris, Vintage TextileRepetto, Capezio, Glogster, The Great Jay Gatsby, Marie Memos, Atelier Ballerina


Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto, imagens e análise crítica produzidos pelo O Avesso da Moda. Algumas imagens coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...