11/08/2011

um escândalo de Maria Antonieta

Quem acompanha o avesso da moda, sabe que Maria Antonieta é uma personagem histórica recorrente aqui.

Lendo o maravilhoso Rainha da Moda - como Maria Antonieta se vestiu para a revolução, de Caroline Weber, resolvi compartilhar uma história curiosa sobre a rainha da França.


Quando foi presenteada por Luís XVI com o Petit Trianon, Maria Antonieta resolveu adotar um estilo de vida mais livre, sem a rígida etiqueta de Versalhes, optando, inclusive, por mudar suas roupas, tornando-as mais soltas e leves, mais adequadas à vida no campo.

Em seu fervor por uma vida mais "simples", Maria Antonieta convidou sua retratista favorita, Élisabeth Vigée-Lebrun, para que a pintasse em uma gaulle de musselina, com chapéu de palha, e permitiu que a pintora apresentasse o quadro, intitulado La reine en gaulle, no Salão do Louvre, em Paris, em 1783.

 La reine en gaulle

Retratada como uma camponesa, o quadro não poderia ter tido pior repercussão. Onde estava o suntuoso manto de arminho bordado com flores-de-lis, as jóias, as sedas e os brocados?

O quadro foi considerado uma afronta à dignidade, pois mostrava a rainha "vestida como uma criada", isso sem mencionar a pretensa imoralidade sexual traduzida na transparência da musselina.

Houve um clamor de ira dos plebeus e da nobreza e, mesmo Maria Antonieta, que fazia pouco caso sobre a opinião alheia a respeito de suas vestimentas, voltou atrás: um novo quadro, La reine à la rose, foi pintado às pressas, apresentando a rainha em um robe a la française de seda, com jóias de pérolas, atestando sua suntuosa majestade.

 La reine à la rose


Mas era tarde! Tanto as amigas (princesa de Lamballe), quanto as inimigas (Madame Du Barry) de Maria Antonieta adotaram a moda da gaule de musselina!

Princesa de Lamballe


Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e análise crítica produzidos pelo O Avesso da Moda. Imagens coletadas a partir de fontes variadas. Caso seja proprietário de alguma das imagens acima e queira que esta seja retirada deste post, envie um e-mail. Todos os direitos reservados.]


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...