05/08/2011

o encanto eterno de Ronaldo Fraga

Na última terça-feira, o avesso da moda e a lemon3! participaram do encontro com o estilista mineiro Ronaldo Fraga, promovido pelo Senac, sob o tema "Como atuar de forma criativa na concepção de produtos de moda".

Com a simpatia e bom humor característicos, Ronaldo Fraga transcorreu explicando como iniciou sua carreira de moda, desde os cursos gratuitos dos quais participou no Senac, passando pela famosa "loja de tecidos no centrão de BH", onde fazia modelos para senhoras que compravam os tecidos da loja até chegar ao estilista reconhecido que é hoje.

 Ronaldo Fraga

Fraga explicou que esse início foi muito importante para ele ter contato com os tecidos, onde ouvia o "som do desenrolar de uma peça de seda pura", bem como onde teve oportunidade de ter contato com o homem comum, tornando-se um verdadeiro "playground de criação".

Sobre seu processo de criação, ele disse que é sim, é um estilista brasileiro, mas que isso não pode ser um fator limitante de seu trabalho, pois o que importa é que exista a referência cultural, seja ela vinda de avós brasileiros, antepassados italianos, o que seja... não importa, ela deve existir, pois é ela que difere a moda da simples roupa comum.

 Fraga apresenta o vídeo da coleção sobre Pina Bausch

Em relação aos seus objetos de pesquisa para a elaboração das coleções, Ronaldo disse que qualquer coisa pode ser pesquisada, pois qualquer coisa pode se transformar em uma coleção de moda, uma vez que o grande desafio do estilista é vender em um botão, um universo inteiro de uma idéia.  Para ilustrar o tipo de pesquisa que realiza, ele apresentou três objetos que foram tema de sua coleção passada: a coreógrafa alemã Pina Bausch, o azulejista (e muito mais!) Athos Bulcão e o Espetáculo Giz, da equipe Giramundo.

 Coleção sobre Pina Bausch

Coleção sobre Athos Bulcão

Coleção sobre o espetáculo Giz

Para finalizar, Ronaldo Fraga afirmou que o grande desafio brasileiro atual, em todos os setores, é humanizar os processos, "falar com afeto com as pessoas ao seu redor".  Sem dúvida, um excelente conselho!

Visite o site do estilista para conferir os vídeos sobre as coleções e seus os projetos sociais. Clique aqui.


Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda, bem como coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...